Blogs, educação especial e formação continuada docente: ampliando os contextos de aprendizagem por meio da web - DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p141-158

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haas, Clarissa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rodrigues, Graciela Fagundes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2119
Resumo: O presente texto apresenta uma reflexão acerca da formação continuada docente na área da educação especial, na perspectiva da educação inclusiva (com foco na oferta do atendimento educacional especializado como serviço prioritário), privilegiando os recursos de tecnologias digitais acessíveis como temática a ser conhecida, explorada e vivenciada pelos docentes nos contextos de aprendizagem entre seus pares. A construção teórica e metodológica é feita por meio da análise de blogs criados por um grupo de professores cursistas, participantes de um curso de formação continuada com ênfase nas tecnologias digitais acessíveis (TICs), na modalidade da educação a distância (EAD). Aponta-se, a partir da experiência documentada com os cursistas, a contribuição da arquitetura dos blogs como ferramenta digital de autoria, que alia a possibilidade de (re)invenção das práticas pedagógicas em educação especial e apresenta indícios que favorecem a (auto)formação continuada docente. Observam-se, nessa dinâmica formativa, as características ensaísticas e disparadoras da composição de uma "comunidade de prática", isto é, de um grupo de profissionais reunidos em torno de objetivos comuns. 
id METO-3_5eb068e6595d10823a816e063db6a5b9
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2119
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Blogs, educação especial e formação continuada docente: ampliando os contextos de aprendizagem por meio da web - DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p141-158Blogs. Tecnologia Assistiva. Educação Especial. Formação continuada docente. Comunidade de prática.O presente texto apresenta uma reflexão acerca da formação continuada docente na área da educação especial, na perspectiva da educação inclusiva (com foco na oferta do atendimento educacional especializado como serviço prioritário), privilegiando os recursos de tecnologias digitais acessíveis como temática a ser conhecida, explorada e vivenciada pelos docentes nos contextos de aprendizagem entre seus pares. A construção teórica e metodológica é feita por meio da análise de blogs criados por um grupo de professores cursistas, participantes de um curso de formação continuada com ênfase nas tecnologias digitais acessíveis (TICs), na modalidade da educação a distância (EAD). Aponta-se, a partir da experiência documentada com os cursistas, a contribuição da arquitetura dos blogs como ferramenta digital de autoria, que alia a possibilidade de (re)invenção das práticas pedagógicas em educação especial e apresenta indícios que favorecem a (auto)formação continuada docente. Observam-se, nessa dinâmica formativa, as características ensaísticas e disparadoras da composição de uma "comunidade de prática", isto é, de um grupo de profissionais reunidos em torno de objetivos comuns. Universidade Metodista de PiracicabaFNDE/MECHaas, ClarissaRodrigues, Graciela Fagundes2015-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/211910.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p141-158Comunicações; v. 22, n. 1 (2015); 141-1582238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2119/1496Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-11T15:23:44Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2119Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2015-09-11T15:23:44Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Blogs, educação especial e formação continuada docente: ampliando os contextos de aprendizagem por meio da web - DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p141-158
title Blogs, educação especial e formação continuada docente: ampliando os contextos de aprendizagem por meio da web - DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p141-158
spellingShingle Blogs, educação especial e formação continuada docente: ampliando os contextos de aprendizagem por meio da web - DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p141-158
Haas, Clarissa
Blogs. Tecnologia Assistiva. Educação Especial. Formação continuada docente. Comunidade de prática.
title_short Blogs, educação especial e formação continuada docente: ampliando os contextos de aprendizagem por meio da web - DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p141-158
title_full Blogs, educação especial e formação continuada docente: ampliando os contextos de aprendizagem por meio da web - DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p141-158
title_fullStr Blogs, educação especial e formação continuada docente: ampliando os contextos de aprendizagem por meio da web - DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p141-158
title_full_unstemmed Blogs, educação especial e formação continuada docente: ampliando os contextos de aprendizagem por meio da web - DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p141-158
title_sort Blogs, educação especial e formação continuada docente: ampliando os contextos de aprendizagem por meio da web - DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p141-158
author Haas, Clarissa
author_facet Haas, Clarissa
Rodrigues, Graciela Fagundes
author_role author
author2 Rodrigues, Graciela Fagundes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FNDE/MEC
dc.contributor.author.fl_str_mv Haas, Clarissa
Rodrigues, Graciela Fagundes
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Blogs. Tecnologia Assistiva. Educação Especial. Formação continuada docente. Comunidade de prática.
topic Blogs. Tecnologia Assistiva. Educação Especial. Formação continuada docente. Comunidade de prática.
description O presente texto apresenta uma reflexão acerca da formação continuada docente na área da educação especial, na perspectiva da educação inclusiva (com foco na oferta do atendimento educacional especializado como serviço prioritário), privilegiando os recursos de tecnologias digitais acessíveis como temática a ser conhecida, explorada e vivenciada pelos docentes nos contextos de aprendizagem entre seus pares. A construção teórica e metodológica é feita por meio da análise de blogs criados por um grupo de professores cursistas, participantes de um curso de formação continuada com ênfase nas tecnologias digitais acessíveis (TICs), na modalidade da educação a distância (EAD). Aponta-se, a partir da experiência documentada com os cursistas, a contribuição da arquitetura dos blogs como ferramenta digital de autoria, que alia a possibilidade de (re)invenção das práticas pedagógicas em educação especial e apresenta indícios que favorecem a (auto)formação continuada docente. Observam-se, nessa dinâmica formativa, as características ensaísticas e disparadoras da composição de uma "comunidade de prática", isto é, de um grupo de profissionais reunidos em torno de objetivos comuns. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2119
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p141-158
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2119
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p141-158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2119/1496
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 22, n. 1 (2015); 141-158
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021506490368