Blogs, educação especial e formação continuada docente: ampliando os contextos de aprendizagem por meio da web - DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p141-158
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2119 |
Resumo: | O presente texto apresenta uma reflexão acerca da formação continuada docente na área da educação especial, na perspectiva da educação inclusiva (com foco na oferta do atendimento educacional especializado como serviço prioritário), privilegiando os recursos de tecnologias digitais acessíveis como temática a ser conhecida, explorada e vivenciada pelos docentes nos contextos de aprendizagem entre seus pares. A construção teórica e metodológica é feita por meio da análise de blogs criados por um grupo de professores cursistas, participantes de um curso de formação continuada com ênfase nas tecnologias digitais acessíveis (TICs), na modalidade da educação a distância (EAD). Aponta-se, a partir da experiência documentada com os cursistas, a contribuição da arquitetura dos blogs como ferramenta digital de autoria, que alia a possibilidade de (re)invenção das práticas pedagógicas em educação especial e apresenta indícios que favorecem a (auto)formação continuada docente. Observam-se, nessa dinâmica formativa, as características ensaísticas e disparadoras da composição de uma "comunidade de prática", isto é, de um grupo de profissionais reunidos em torno de objetivos comuns. |
id |
METO-3_5eb068e6595d10823a816e063db6a5b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2119 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Blogs, educação especial e formação continuada docente: ampliando os contextos de aprendizagem por meio da web - DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p141-158Blogs. Tecnologia Assistiva. Educação Especial. Formação continuada docente. Comunidade de prática.O presente texto apresenta uma reflexão acerca da formação continuada docente na área da educação especial, na perspectiva da educação inclusiva (com foco na oferta do atendimento educacional especializado como serviço prioritário), privilegiando os recursos de tecnologias digitais acessíveis como temática a ser conhecida, explorada e vivenciada pelos docentes nos contextos de aprendizagem entre seus pares. A construção teórica e metodológica é feita por meio da análise de blogs criados por um grupo de professores cursistas, participantes de um curso de formação continuada com ênfase nas tecnologias digitais acessíveis (TICs), na modalidade da educação a distância (EAD). Aponta-se, a partir da experiência documentada com os cursistas, a contribuição da arquitetura dos blogs como ferramenta digital de autoria, que alia a possibilidade de (re)invenção das práticas pedagógicas em educação especial e apresenta indícios que favorecem a (auto)formação continuada docente. Observam-se, nessa dinâmica formativa, as características ensaísticas e disparadoras da composição de uma "comunidade de prática", isto é, de um grupo de profissionais reunidos em torno de objetivos comuns. Universidade Metodista de PiracicabaFNDE/MECHaas, ClarissaRodrigues, Graciela Fagundes2015-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/211910.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p141-158Comunicações; v. 22, n. 1 (2015); 141-1582238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2119/1496Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-11T15:23:44Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2119Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2015-09-11T15:23:44Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Blogs, educação especial e formação continuada docente: ampliando os contextos de aprendizagem por meio da web - DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p141-158 |
title |
Blogs, educação especial e formação continuada docente: ampliando os contextos de aprendizagem por meio da web - DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p141-158 |
spellingShingle |
Blogs, educação especial e formação continuada docente: ampliando os contextos de aprendizagem por meio da web - DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p141-158 Haas, Clarissa Blogs. Tecnologia Assistiva. Educação Especial. Formação continuada docente. Comunidade de prática. |
title_short |
Blogs, educação especial e formação continuada docente: ampliando os contextos de aprendizagem por meio da web - DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p141-158 |
title_full |
Blogs, educação especial e formação continuada docente: ampliando os contextos de aprendizagem por meio da web - DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p141-158 |
title_fullStr |
Blogs, educação especial e formação continuada docente: ampliando os contextos de aprendizagem por meio da web - DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p141-158 |
title_full_unstemmed |
Blogs, educação especial e formação continuada docente: ampliando os contextos de aprendizagem por meio da web - DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p141-158 |
title_sort |
Blogs, educação especial e formação continuada docente: ampliando os contextos de aprendizagem por meio da web - DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p141-158 |
author |
Haas, Clarissa |
author_facet |
Haas, Clarissa Rodrigues, Graciela Fagundes |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Graciela Fagundes |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FNDE/MEC |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Haas, Clarissa Rodrigues, Graciela Fagundes |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blogs. Tecnologia Assistiva. Educação Especial. Formação continuada docente. Comunidade de prática. |
topic |
Blogs. Tecnologia Assistiva. Educação Especial. Formação continuada docente. Comunidade de prática. |
description |
O presente texto apresenta uma reflexão acerca da formação continuada docente na área da educação especial, na perspectiva da educação inclusiva (com foco na oferta do atendimento educacional especializado como serviço prioritário), privilegiando os recursos de tecnologias digitais acessíveis como temática a ser conhecida, explorada e vivenciada pelos docentes nos contextos de aprendizagem entre seus pares. A construção teórica e metodológica é feita por meio da análise de blogs criados por um grupo de professores cursistas, participantes de um curso de formação continuada com ênfase nas tecnologias digitais acessíveis (TICs), na modalidade da educação a distância (EAD). Aponta-se, a partir da experiência documentada com os cursistas, a contribuição da arquitetura dos blogs como ferramenta digital de autoria, que alia a possibilidade de (re)invenção das práticas pedagógicas em educação especial e apresenta indícios que favorecem a (auto)formação continuada docente. Observam-se, nessa dinâmica formativa, as características ensaísticas e disparadoras da composição de uma "comunidade de prática", isto é, de um grupo de profissionais reunidos em torno de objetivos comuns. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2119 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p141-158 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2119 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p141-158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2119/1496 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 22, n. 1 (2015); 141-158 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021506490368 |