Apontamentos das atuais políticas públicas relativas ao ensino profissionalizante no Brasil - DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p159-172
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Resumo: | Ao indagar, pela educação comparada, qual é a relação entre o mundo do trabalho e a educação, este artigo tem como objetivo expor e fazer breves comentários sobre a atual política pública para a educação profissional e tecnológica em vigor no Brasil. O ensino profissionalizante no Brasil tem sua trajetória marcada pela discriminação oriunda do período colonial quando os ofícios manuais eram praticados por escravos, portanto considerados inferiores. Defende-se que o atual Estado brasileiro busca apagar o estigma preconceituoso enraizado nesta modalidade de ensino bem como responder à questão sobre o mundo do trabalho e a educação, questão esta, na qual o mundo do trabalho é ideologicamente apresentado com um desafio à educação, especialmente, quando se almeja deduzir e definir a forma do sistema educacional e seus métodos pedagógicos, assim como conteúdos de ensino e estilos de avaliação, a partir do princípio básico de gerar uma sociedade do conhecimento voltada para a economia do conhecimento. |
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Apontamentos das atuais políticas públicas relativas ao ensino profissionalizante no Brasil - DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p159-172: Educação; Políticas Públicas; Educação Profissional Ao indagar, pela educação comparada, qual é a relação entre o mundo do trabalho e a educação, este artigo tem como objetivo expor e fazer breves comentários sobre a atual política pública para a educação profissional e tecnológica em vigor no Brasil. O ensino profissionalizante no Brasil tem sua trajetória marcada pela discriminação oriunda do período colonial quando os ofícios manuais eram praticados por escravos, portanto considerados inferiores. Defende-se que o atual Estado brasileiro busca apagar o estigma preconceituoso enraizado nesta modalidade de ensino bem como responder à questão sobre o mundo do trabalho e a educação, questão esta, na qual o mundo do trabalho é ideologicamente apresentado com um desafio à educação, especialmente, quando se almeja deduzir e definir a forma do sistema educacional e seus métodos pedagógicos, assim como conteúdos de ensino e estilos de avaliação, a partir do princípio básico de gerar uma sociedade do conhecimento voltada para a economia do conhecimento. Universidade Metodista de PiracicabaFedre, Júlio PennaVitorino, Artur José Renda2015-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/211410.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p159-172Comunicações; v. 22, n. 1 (2015); 159-1722238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2114/1497Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-11T15:23:44Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2114Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2015-09-11T15:23:44Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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