Apontamentos das atuais políticas públicas relativas ao ensino profissionalizante no Brasil - DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p159-172

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fedre, Júlio Penna
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Vitorino, Artur José Renda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2114
Resumo: Ao indagar, pela educação comparada, qual é a relação entre o mundo do trabalho e a educação, este artigo tem como objetivo expor e fazer breves comentários sobre a atual política pública para a educação profissional e tecnológica em vigor no Brasil. O ensino profissionalizante no Brasil tem sua trajetória marcada pela discriminação oriunda do período colonial quando os ofícios manuais eram praticados por escravos, portanto considerados inferiores. Defende-se que o atual Estado brasileiro busca apagar o estigma preconceituoso enraizado nesta modalidade de ensino bem como responder à questão sobre o mundo do trabalho e a educação, questão esta, na qual o mundo do trabalho é ideologicamente apresentado com um desafio à educação, especialmente, quando se almeja deduzir e definir a forma do sistema educacional e seus métodos pedagógicos, assim como conteúdos de ensino e estilos de avaliação, a partir do princípio básico de gerar uma sociedade do conhecimento voltada para a economia do conhecimento.
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