Educação e cultura da conversa: da mundanidade ao falar de si

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ratto, Cléber Gibbon
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Henning, Paula Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1199
Resumo: Este artigo coloca em questão o valor formativo educacional das práticas de conversação, tomando em análise comparativa exemplares de dois períodos históricos, quais sejam: a cultura das conversas mundanas na França do Antigo Regime e as modernas práticas de confissão psicológica da atualidade. São tomados em análise dois exemplares da tratadística francesa da conversação sob os reinados de Luis XIV e XV, dois textos de mesmo título: “De la conversation”. Um deles o de Antoine Gombaud (1677) e o outro do abade Nicolas Trublet (1735), já no período de Luís XV. O artigo estabelece uma associação entre a emergência da conversa como fonte de informação/conhecimento e a geração das modernas modalidades de conversa psicológica de forte cunho confessional. Sustenta a tese de que uma arte da distância e do comedimento que fazia da cortesia parâmetro de regulação do convívio social na mundanidade, cada vez mais será substituída por uma ciência violentamente devastadora da vida privada. Palavras-chave: Conversa. Educação. Humanidades.
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