Ensino híbrido, tecnologias e a nova ecologia cognitiva: uma revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angeluci, Alan César Belo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cacavallo, Marcello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2915
Resumo: O presente artigo revisita conceitos e autores que versam sobre as transformações contemporâneas promovidas pelas TICs e as novas perspectivas de convergência de mídias na educação. Observando os processos comunicacionais contemporâneos por meio de autores da cibercultura, busca-se indicar conceitos que apontem para as novas tendências de ensino que estão surgindo, entre elas o ensino híbrido. Novas tecnologias comunicacionais associadas às práticas educacionais inovadoras têm permitido o desenvolvimento de plataformas digitais amplamente usadas por instituições de ensinos para cursos nos mais variados níveis educacionais. Elas permitem a interação entre professor, aluno e conteúdo mediada por ferramentas e processos que têm transformado as práticas tradicionais de ensino e aprendizagem. Para além disso, as inovações advindas desse novo cenário contemporâneo têm desenvolvido e aprimorado múltiplas inteligências, resultado de uma nova ecologia cognitiva que plasma as inteligências humanas e artificiais. Isso exige um sistema educacional que esteja comprometido com o ambiente de aprendizagem do século XXI – caracterizado pela multiplicidade de lugares (sejam eles virtuais e físicos), ideias, pessoas e perfis profissionais mais interdisciplinares, plurais e adaptados às tecnologias.
id METO-3_65ef330efd5b4a9099c3dbdd437078a6
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2915
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Ensino híbrido, tecnologias e a nova ecologia cognitiva: uma revisão de literaturaComunicação; EducaçãoComunicação; Cibercultura; Tecnologia; Educação; Ensino HibridoO presente artigo revisita conceitos e autores que versam sobre as transformações contemporâneas promovidas pelas TICs e as novas perspectivas de convergência de mídias na educação. Observando os processos comunicacionais contemporâneos por meio de autores da cibercultura, busca-se indicar conceitos que apontem para as novas tendências de ensino que estão surgindo, entre elas o ensino híbrido. Novas tecnologias comunicacionais associadas às práticas educacionais inovadoras têm permitido o desenvolvimento de plataformas digitais amplamente usadas por instituições de ensinos para cursos nos mais variados níveis educacionais. Elas permitem a interação entre professor, aluno e conteúdo mediada por ferramentas e processos que têm transformado as práticas tradicionais de ensino e aprendizagem. Para além disso, as inovações advindas desse novo cenário contemporâneo têm desenvolvido e aprimorado múltiplas inteligências, resultado de uma nova ecologia cognitiva que plasma as inteligências humanas e artificiais. Isso exige um sistema educacional que esteja comprometido com o ambiente de aprendizagem do século XXI – caracterizado pela multiplicidade de lugares (sejam eles virtuais e físicos), ideias, pessoas e perfis profissionais mais interdisciplinares, plurais e adaptados às tecnologias.Universidade Metodista de PiracicabaAngeluci, Alan César BeloCacavallo, Marcello2017-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/291510.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p229-246Comunicações; v. 24, n. 2 (2017); 229-2462238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2915/1966AméricaXXIrevisão de literaturaDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-11T12:53:10Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2915Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-09-11T12:53:10Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino híbrido, tecnologias e a nova ecologia cognitiva: uma revisão de literatura
title Ensino híbrido, tecnologias e a nova ecologia cognitiva: uma revisão de literatura
spellingShingle Ensino híbrido, tecnologias e a nova ecologia cognitiva: uma revisão de literatura
Angeluci, Alan César Belo
Comunicação; Educação
Comunicação; Cibercultura; Tecnologia; Educação; Ensino Hibrido
title_short Ensino híbrido, tecnologias e a nova ecologia cognitiva: uma revisão de literatura
title_full Ensino híbrido, tecnologias e a nova ecologia cognitiva: uma revisão de literatura
title_fullStr Ensino híbrido, tecnologias e a nova ecologia cognitiva: uma revisão de literatura
title_full_unstemmed Ensino híbrido, tecnologias e a nova ecologia cognitiva: uma revisão de literatura
title_sort Ensino híbrido, tecnologias e a nova ecologia cognitiva: uma revisão de literatura
author Angeluci, Alan César Belo
author_facet Angeluci, Alan César Belo
Cacavallo, Marcello
author_role author
author2 Cacavallo, Marcello
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Angeluci, Alan César Belo
Cacavallo, Marcello
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação; Educação
Comunicação; Cibercultura; Tecnologia; Educação; Ensino Hibrido
topic Comunicação; Educação
Comunicação; Cibercultura; Tecnologia; Educação; Ensino Hibrido
description O presente artigo revisita conceitos e autores que versam sobre as transformações contemporâneas promovidas pelas TICs e as novas perspectivas de convergência de mídias na educação. Observando os processos comunicacionais contemporâneos por meio de autores da cibercultura, busca-se indicar conceitos que apontem para as novas tendências de ensino que estão surgindo, entre elas o ensino híbrido. Novas tecnologias comunicacionais associadas às práticas educacionais inovadoras têm permitido o desenvolvimento de plataformas digitais amplamente usadas por instituições de ensinos para cursos nos mais variados níveis educacionais. Elas permitem a interação entre professor, aluno e conteúdo mediada por ferramentas e processos que têm transformado as práticas tradicionais de ensino e aprendizagem. Para além disso, as inovações advindas desse novo cenário contemporâneo têm desenvolvido e aprimorado múltiplas inteligências, resultado de uma nova ecologia cognitiva que plasma as inteligências humanas e artificiais. Isso exige um sistema educacional que esteja comprometido com o ambiente de aprendizagem do século XXI – caracterizado pela multiplicidade de lugares (sejam eles virtuais e físicos), ideias, pessoas e perfis profissionais mais interdisciplinares, plurais e adaptados às tecnologias.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2915
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p229-246
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2915
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p229-246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2915/1966
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv América
XXI
revisão de literatura
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 24, n. 2 (2017); 229-246
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021136343040