Ensino híbrido, tecnologias e a nova ecologia cognitiva: uma revisão de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2915 |
Resumo: | O presente artigo revisita conceitos e autores que versam sobre as transformações contemporâneas promovidas pelas TICs e as novas perspectivas de convergência de mídias na educação. Observando os processos comunicacionais contemporâneos por meio de autores da cibercultura, busca-se indicar conceitos que apontem para as novas tendências de ensino que estão surgindo, entre elas o ensino híbrido. Novas tecnologias comunicacionais associadas às práticas educacionais inovadoras têm permitido o desenvolvimento de plataformas digitais amplamente usadas por instituições de ensinos para cursos nos mais variados níveis educacionais. Elas permitem a interação entre professor, aluno e conteúdo mediada por ferramentas e processos que têm transformado as práticas tradicionais de ensino e aprendizagem. Para além disso, as inovações advindas desse novo cenário contemporâneo têm desenvolvido e aprimorado múltiplas inteligências, resultado de uma nova ecologia cognitiva que plasma as inteligências humanas e artificiais. Isso exige um sistema educacional que esteja comprometido com o ambiente de aprendizagem do século XXI – caracterizado pela multiplicidade de lugares (sejam eles virtuais e físicos), ideias, pessoas e perfis profissionais mais interdisciplinares, plurais e adaptados às tecnologias. |
id |
METO-3_65ef330efd5b4a9099c3dbdd437078a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2915 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino híbrido, tecnologias e a nova ecologia cognitiva: uma revisão de literaturaComunicação; EducaçãoComunicação; Cibercultura; Tecnologia; Educação; Ensino HibridoO presente artigo revisita conceitos e autores que versam sobre as transformações contemporâneas promovidas pelas TICs e as novas perspectivas de convergência de mídias na educação. Observando os processos comunicacionais contemporâneos por meio de autores da cibercultura, busca-se indicar conceitos que apontem para as novas tendências de ensino que estão surgindo, entre elas o ensino híbrido. Novas tecnologias comunicacionais associadas às práticas educacionais inovadoras têm permitido o desenvolvimento de plataformas digitais amplamente usadas por instituições de ensinos para cursos nos mais variados níveis educacionais. Elas permitem a interação entre professor, aluno e conteúdo mediada por ferramentas e processos que têm transformado as práticas tradicionais de ensino e aprendizagem. Para além disso, as inovações advindas desse novo cenário contemporâneo têm desenvolvido e aprimorado múltiplas inteligências, resultado de uma nova ecologia cognitiva que plasma as inteligências humanas e artificiais. Isso exige um sistema educacional que esteja comprometido com o ambiente de aprendizagem do século XXI – caracterizado pela multiplicidade de lugares (sejam eles virtuais e físicos), ideias, pessoas e perfis profissionais mais interdisciplinares, plurais e adaptados às tecnologias.Universidade Metodista de PiracicabaAngeluci, Alan César BeloCacavallo, Marcello2017-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/291510.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p229-246Comunicações; v. 24, n. 2 (2017); 229-2462238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2915/1966AméricaXXIrevisão de literaturaDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-11T12:53:10Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2915Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-09-11T12:53:10Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino híbrido, tecnologias e a nova ecologia cognitiva: uma revisão de literatura |
title |
Ensino híbrido, tecnologias e a nova ecologia cognitiva: uma revisão de literatura |
spellingShingle |
Ensino híbrido, tecnologias e a nova ecologia cognitiva: uma revisão de literatura Angeluci, Alan César Belo Comunicação; Educação Comunicação; Cibercultura; Tecnologia; Educação; Ensino Hibrido |
title_short |
Ensino híbrido, tecnologias e a nova ecologia cognitiva: uma revisão de literatura |
title_full |
Ensino híbrido, tecnologias e a nova ecologia cognitiva: uma revisão de literatura |
title_fullStr |
Ensino híbrido, tecnologias e a nova ecologia cognitiva: uma revisão de literatura |
title_full_unstemmed |
Ensino híbrido, tecnologias e a nova ecologia cognitiva: uma revisão de literatura |
title_sort |
Ensino híbrido, tecnologias e a nova ecologia cognitiva: uma revisão de literatura |
author |
Angeluci, Alan César Belo |
author_facet |
Angeluci, Alan César Belo Cacavallo, Marcello |
author_role |
author |
author2 |
Cacavallo, Marcello |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angeluci, Alan César Belo Cacavallo, Marcello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação; Educação Comunicação; Cibercultura; Tecnologia; Educação; Ensino Hibrido |
topic |
Comunicação; Educação Comunicação; Cibercultura; Tecnologia; Educação; Ensino Hibrido |
description |
O presente artigo revisita conceitos e autores que versam sobre as transformações contemporâneas promovidas pelas TICs e as novas perspectivas de convergência de mídias na educação. Observando os processos comunicacionais contemporâneos por meio de autores da cibercultura, busca-se indicar conceitos que apontem para as novas tendências de ensino que estão surgindo, entre elas o ensino híbrido. Novas tecnologias comunicacionais associadas às práticas educacionais inovadoras têm permitido o desenvolvimento de plataformas digitais amplamente usadas por instituições de ensinos para cursos nos mais variados níveis educacionais. Elas permitem a interação entre professor, aluno e conteúdo mediada por ferramentas e processos que têm transformado as práticas tradicionais de ensino e aprendizagem. Para além disso, as inovações advindas desse novo cenário contemporâneo têm desenvolvido e aprimorado múltiplas inteligências, resultado de uma nova ecologia cognitiva que plasma as inteligências humanas e artificiais. Isso exige um sistema educacional que esteja comprometido com o ambiente de aprendizagem do século XXI – caracterizado pela multiplicidade de lugares (sejam eles virtuais e físicos), ideias, pessoas e perfis profissionais mais interdisciplinares, plurais e adaptados às tecnologias. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2915 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p229-246 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2915 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p229-246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2915/1966 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
América XXI revisão de literatura |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 24, n. 2 (2017); 229-246 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021136343040 |