Capoeira na educação física: perspectivas de uma prática de educação integral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4342 |
Resumo: | Este artigo é resultado de uma pesquisa exploratória, oriunda de dissertação de mestrado, que investigou como a Capoeira pode contribuir para uma prática de Educação Integral no ambiente escolar. Tivemos como objetivo identificar as possibilidades pedagógicas da Capoeira como uma prática integrativa dos aspectos humanos na busca de uma formação integral do sujeito, tomando como pressuposto, a teoria da complexidade como matriz epistemológica. Para tanto, entrevistamos mestres de Capoeira da região do Grande ABCDM/SP para alcançar aspectos do senso comum presentes no discurso destes e por meio da análise de conteúdo identificamos conceitos que convergem sobre aspectos que promovem o desenvolvimento integral do Ser Humano. Os pontos encontrados foram: aspectos integrativos das dimensões humanas da Capoeira e formação Integral do sujeito, a roda de Capoeira e a materialização das dimensões do sujeito e, por fim, a musicalidade e a historicidade da Capoeira, identificando o caráter histórico-social e cultural da mesma e que nos auxilia na superação de conteúdos eurocêntricos, elitistas e de esportivização na prática da Educação Física na escola. Trouxemos esses elementos para a realidade escolar através da reflexão sobre transposição didática e a formulação de uma formação de professores de Educação Física utilizando como base a técnica da teoria das Situações Didáticas. |
id |
METO-3_69a60deb0b5a9caff7c8b61ecee77739 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4342 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Capoeira na educação física: perspectivas de uma prática de educação integralEducaçãoCapoeira; Formação integral do sujeito; Complexidade; Educação Integral; Educação Física.Este artigo é resultado de uma pesquisa exploratória, oriunda de dissertação de mestrado, que investigou como a Capoeira pode contribuir para uma prática de Educação Integral no ambiente escolar. Tivemos como objetivo identificar as possibilidades pedagógicas da Capoeira como uma prática integrativa dos aspectos humanos na busca de uma formação integral do sujeito, tomando como pressuposto, a teoria da complexidade como matriz epistemológica. Para tanto, entrevistamos mestres de Capoeira da região do Grande ABCDM/SP para alcançar aspectos do senso comum presentes no discurso destes e por meio da análise de conteúdo identificamos conceitos que convergem sobre aspectos que promovem o desenvolvimento integral do Ser Humano. Os pontos encontrados foram: aspectos integrativos das dimensões humanas da Capoeira e formação Integral do sujeito, a roda de Capoeira e a materialização das dimensões do sujeito e, por fim, a musicalidade e a historicidade da Capoeira, identificando o caráter histórico-social e cultural da mesma e que nos auxilia na superação de conteúdos eurocêntricos, elitistas e de esportivização na prática da Educação Física na escola. Trouxemos esses elementos para a realidade escolar através da reflexão sobre transposição didática e a formulação de uma formação de professores de Educação Física utilizando como base a técnica da teoria das Situações Didáticas.Universidade Metodista de Piracicabados Santos, Samila ZambettiSá, Ivo Ribeiro de2020-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisá Empírica de Campoapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/434210.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p89-110Comunicações; v. 27, n. 1 (2020); 89-1102238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4342/2404BrasilSéculo XXIDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T10:39:06Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4342Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-09-15T10:39:06Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Capoeira na educação física: perspectivas de uma prática de educação integral |
title |
Capoeira na educação física: perspectivas de uma prática de educação integral |
spellingShingle |
Capoeira na educação física: perspectivas de uma prática de educação integral dos Santos, Samila Zambetti Educação Capoeira; Formação integral do sujeito; Complexidade; Educação Integral; Educação Física. |
title_short |
Capoeira na educação física: perspectivas de uma prática de educação integral |
title_full |
Capoeira na educação física: perspectivas de uma prática de educação integral |
title_fullStr |
Capoeira na educação física: perspectivas de uma prática de educação integral |
title_full_unstemmed |
Capoeira na educação física: perspectivas de uma prática de educação integral |
title_sort |
Capoeira na educação física: perspectivas de uma prática de educação integral |
author |
dos Santos, Samila Zambetti |
author_facet |
dos Santos, Samila Zambetti Sá, Ivo Ribeiro de |
author_role |
author |
author2 |
Sá, Ivo Ribeiro de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Samila Zambetti Sá, Ivo Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Capoeira; Formação integral do sujeito; Complexidade; Educação Integral; Educação Física. |
topic |
Educação Capoeira; Formação integral do sujeito; Complexidade; Educação Integral; Educação Física. |
description |
Este artigo é resultado de uma pesquisa exploratória, oriunda de dissertação de mestrado, que investigou como a Capoeira pode contribuir para uma prática de Educação Integral no ambiente escolar. Tivemos como objetivo identificar as possibilidades pedagógicas da Capoeira como uma prática integrativa dos aspectos humanos na busca de uma formação integral do sujeito, tomando como pressuposto, a teoria da complexidade como matriz epistemológica. Para tanto, entrevistamos mestres de Capoeira da região do Grande ABCDM/SP para alcançar aspectos do senso comum presentes no discurso destes e por meio da análise de conteúdo identificamos conceitos que convergem sobre aspectos que promovem o desenvolvimento integral do Ser Humano. Os pontos encontrados foram: aspectos integrativos das dimensões humanas da Capoeira e formação Integral do sujeito, a roda de Capoeira e a materialização das dimensões do sujeito e, por fim, a musicalidade e a historicidade da Capoeira, identificando o caráter histórico-social e cultural da mesma e que nos auxilia na superação de conteúdos eurocêntricos, elitistas e de esportivização na prática da Educação Física na escola. Trouxemos esses elementos para a realidade escolar através da reflexão sobre transposição didática e a formulação de uma formação de professores de Educação Física utilizando como base a técnica da teoria das Situações Didáticas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisá Empírica de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4342 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p89-110 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4342 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p89-110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4342/2404 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Século XXI |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 27, n. 1 (2020); 89-110 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021952135168 |