Capoeira na educação física: perspectivas de uma prática de educação integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Samila Zambetti
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sá, Ivo Ribeiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4342
Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa exploratória, oriunda de dissertação de mestrado, que investigou como a Capoeira pode contribuir para uma prática de Educação Integral no ambiente escolar. Tivemos como objetivo identificar as possibilidades pedagógicas da Capoeira como uma prática integrativa dos aspectos humanos na busca de uma formação integral do sujeito, tomando como pressuposto, a teoria da complexidade como matriz epistemológica.  Para tanto, entrevistamos mestres de Capoeira da região do Grande ABCDM/SP para alcançar aspectos do senso comum presentes no discurso destes e por meio da análise de conteúdo identificamos conceitos que convergem sobre aspectos que promovem o desenvolvimento integral do Ser Humano. Os pontos encontrados foram: aspectos integrativos das dimensões humanas da Capoeira e formação Integral do sujeito, a roda de Capoeira e a materialização das dimensões do sujeito e, por fim, a musicalidade e a historicidade da Capoeira, identificando o caráter histórico-social e cultural da mesma e que nos auxilia na superação de conteúdos eurocêntricos, elitistas e de esportivização na prática da Educação Física na escola. Trouxemos esses elementos para a realidade escolar através da reflexão sobre transposição didática e a formulação de uma formação de professores de Educação Física utilizando como base a técnica da teoria das Situações Didáticas.
id METO-3_69a60deb0b5a9caff7c8b61ecee77739
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4342
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Capoeira na educação física: perspectivas de uma prática de educação integralEducaçãoCapoeira; Formação integral do sujeito; Complexidade; Educação Integral; Educação Física.Este artigo é resultado de uma pesquisa exploratória, oriunda de dissertação de mestrado, que investigou como a Capoeira pode contribuir para uma prática de Educação Integral no ambiente escolar. Tivemos como objetivo identificar as possibilidades pedagógicas da Capoeira como uma prática integrativa dos aspectos humanos na busca de uma formação integral do sujeito, tomando como pressuposto, a teoria da complexidade como matriz epistemológica.  Para tanto, entrevistamos mestres de Capoeira da região do Grande ABCDM/SP para alcançar aspectos do senso comum presentes no discurso destes e por meio da análise de conteúdo identificamos conceitos que convergem sobre aspectos que promovem o desenvolvimento integral do Ser Humano. Os pontos encontrados foram: aspectos integrativos das dimensões humanas da Capoeira e formação Integral do sujeito, a roda de Capoeira e a materialização das dimensões do sujeito e, por fim, a musicalidade e a historicidade da Capoeira, identificando o caráter histórico-social e cultural da mesma e que nos auxilia na superação de conteúdos eurocêntricos, elitistas e de esportivização na prática da Educação Física na escola. Trouxemos esses elementos para a realidade escolar através da reflexão sobre transposição didática e a formulação de uma formação de professores de Educação Física utilizando como base a técnica da teoria das Situações Didáticas.Universidade Metodista de Piracicabados Santos, Samila ZambettiSá, Ivo Ribeiro de2020-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisá Empírica de Campoapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/434210.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p89-110Comunicações; v. 27, n. 1 (2020); 89-1102238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4342/2404BrasilSéculo XXIDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T10:39:06Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4342Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-09-15T10:39:06Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Capoeira na educação física: perspectivas de uma prática de educação integral
title Capoeira na educação física: perspectivas de uma prática de educação integral
spellingShingle Capoeira na educação física: perspectivas de uma prática de educação integral
dos Santos, Samila Zambetti
Educação
Capoeira; Formação integral do sujeito; Complexidade; Educação Integral; Educação Física.
title_short Capoeira na educação física: perspectivas de uma prática de educação integral
title_full Capoeira na educação física: perspectivas de uma prática de educação integral
title_fullStr Capoeira na educação física: perspectivas de uma prática de educação integral
title_full_unstemmed Capoeira na educação física: perspectivas de uma prática de educação integral
title_sort Capoeira na educação física: perspectivas de uma prática de educação integral
author dos Santos, Samila Zambetti
author_facet dos Santos, Samila Zambetti
Sá, Ivo Ribeiro de
author_role author
author2 Sá, Ivo Ribeiro de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Samila Zambetti
Sá, Ivo Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Capoeira; Formação integral do sujeito; Complexidade; Educação Integral; Educação Física.
topic Educação
Capoeira; Formação integral do sujeito; Complexidade; Educação Integral; Educação Física.
description Este artigo é resultado de uma pesquisa exploratória, oriunda de dissertação de mestrado, que investigou como a Capoeira pode contribuir para uma prática de Educação Integral no ambiente escolar. Tivemos como objetivo identificar as possibilidades pedagógicas da Capoeira como uma prática integrativa dos aspectos humanos na busca de uma formação integral do sujeito, tomando como pressuposto, a teoria da complexidade como matriz epistemológica.  Para tanto, entrevistamos mestres de Capoeira da região do Grande ABCDM/SP para alcançar aspectos do senso comum presentes no discurso destes e por meio da análise de conteúdo identificamos conceitos que convergem sobre aspectos que promovem o desenvolvimento integral do Ser Humano. Os pontos encontrados foram: aspectos integrativos das dimensões humanas da Capoeira e formação Integral do sujeito, a roda de Capoeira e a materialização das dimensões do sujeito e, por fim, a musicalidade e a historicidade da Capoeira, identificando o caráter histórico-social e cultural da mesma e que nos auxilia na superação de conteúdos eurocêntricos, elitistas e de esportivização na prática da Educação Física na escola. Trouxemos esses elementos para a realidade escolar através da reflexão sobre transposição didática e a formulação de uma formação de professores de Educação Física utilizando como base a técnica da teoria das Situações Didáticas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisá Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4342
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p89-110
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4342
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p89-110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4342/2404
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Século XXI

dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 27, n. 1 (2020); 89-110
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021952135168