Adaptação de materiais/recursos na educação de surdos: uma revisão bibliográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3769 |
Resumo: | O presente estudo visou analisar os materiais e conteúdos pedagógicos pensados para alunos surdos em contexto de educação inclusiva bilíngue, visando identificar quais estratégias e materiais didáticos são atualmente utilizados e disponibilizados para estes alunos. Este trabalho justifica-se por pretender uma revisão e análise sobre as mudanças que vêm sendo propostas na educação para atender as especificidades deste alunado, a partir da publicação do Decreto 5.626, do ano de 2005. Realizou-se um levantamento bibliográfico realizado nos periódicos Portal de Periódicos CAPES e Scielo, no período de doze anos, sendo de 2005 a 2017. Os dados revelaram que há pouquíssimos resultados; acredita-se que muito se tem discutido sobre questões como a educação inclusiva, e materiais e/ou recursos adaptados, entretanto, quando relacionados à temática surdez, tais registros tornam-se bastante escassos. Com a vigência do Decreto 5.626 a Libras passou a ter maior relevância nas adaptações realizadas, bem como na produção de softwares que atendam alunos com deficiência. Todavia apenas inserir a Libras como forma de “adaptação” de materiais é insuficiente, pois esta, obrigatoriamente, deve ser o principal meio de acessibilidade. |
id |
METO-3_6a5d5ae1a5e5e87d607f7b99c0cbde2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3769 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Adaptação de materiais/recursos na educação de surdos: uma revisão bibliográficaO presente estudo visou analisar os materiais e conteúdos pedagógicos pensados para alunos surdos em contexto de educação inclusiva bilíngue, visando identificar quais estratégias e materiais didáticos são atualmente utilizados e disponibilizados para estes alunos. Este trabalho justifica-se por pretender uma revisão e análise sobre as mudanças que vêm sendo propostas na educação para atender as especificidades deste alunado, a partir da publicação do Decreto 5.626, do ano de 2005. Realizou-se um levantamento bibliográfico realizado nos periódicos Portal de Periódicos CAPES e Scielo, no período de doze anos, sendo de 2005 a 2017. Os dados revelaram que há pouquíssimos resultados; acredita-se que muito se tem discutido sobre questões como a educação inclusiva, e materiais e/ou recursos adaptados, entretanto, quando relacionados à temática surdez, tais registros tornam-se bastante escassos. Com a vigência do Decreto 5.626 a Libras passou a ter maior relevância nas adaptações realizadas, bem como na produção de softwares que atendam alunos com deficiência. Todavia apenas inserir a Libras como forma de “adaptação” de materiais é insuficiente, pois esta, obrigatoriamente, deve ser o principal meio de acessibilidade. Universidade Metodista de Piracicabada Costa, LarissaSantos, Lara Ferreira dos2019-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/376910.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p293-320Comunicações; v. 25, n. 3 (2018); 293-3202238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3769/2247Direitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T17:27:56Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3769Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-01-29T17:27:56Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adaptação de materiais/recursos na educação de surdos: uma revisão bibliográfica |
title |
Adaptação de materiais/recursos na educação de surdos: uma revisão bibliográfica |
spellingShingle |
Adaptação de materiais/recursos na educação de surdos: uma revisão bibliográfica da Costa, Larissa |
title_short |
Adaptação de materiais/recursos na educação de surdos: uma revisão bibliográfica |
title_full |
Adaptação de materiais/recursos na educação de surdos: uma revisão bibliográfica |
title_fullStr |
Adaptação de materiais/recursos na educação de surdos: uma revisão bibliográfica |
title_full_unstemmed |
Adaptação de materiais/recursos na educação de surdos: uma revisão bibliográfica |
title_sort |
Adaptação de materiais/recursos na educação de surdos: uma revisão bibliográfica |
author |
da Costa, Larissa |
author_facet |
da Costa, Larissa Santos, Lara Ferreira dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Lara Ferreira dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Costa, Larissa Santos, Lara Ferreira dos |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O presente estudo visou analisar os materiais e conteúdos pedagógicos pensados para alunos surdos em contexto de educação inclusiva bilíngue, visando identificar quais estratégias e materiais didáticos são atualmente utilizados e disponibilizados para estes alunos. Este trabalho justifica-se por pretender uma revisão e análise sobre as mudanças que vêm sendo propostas na educação para atender as especificidades deste alunado, a partir da publicação do Decreto 5.626, do ano de 2005. Realizou-se um levantamento bibliográfico realizado nos periódicos Portal de Periódicos CAPES e Scielo, no período de doze anos, sendo de 2005 a 2017. Os dados revelaram que há pouquíssimos resultados; acredita-se que muito se tem discutido sobre questões como a educação inclusiva, e materiais e/ou recursos adaptados, entretanto, quando relacionados à temática surdez, tais registros tornam-se bastante escassos. Com a vigência do Decreto 5.626 a Libras passou a ter maior relevância nas adaptações realizadas, bem como na produção de softwares que atendam alunos com deficiência. Todavia apenas inserir a Libras como forma de “adaptação” de materiais é insuficiente, pois esta, obrigatoriamente, deve ser o principal meio de acessibilidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3769 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p293-320 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3769 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p293-320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3769/2247 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 25, n. 3 (2018); 293-320 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576022644195328 |