Percepções dos gestores de escolas públicas municipais de Campinas – SP sobre o Programa Bolsa Família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lineu
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pires, André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3390
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma investigação que entrevistou gestores, diretores e coordenadores pedagógicos de 4(quatro)escolas municipais de Campinas - SP localizadas em regiões de maior vulnerabilidade social e que atingiram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB projetado para 2013. A pesquisa teve como objetivo identificar se, em escolas com alunos bolsistas do Programa Bolsa Família (PDF) e relativamente bem avaliadas pelo IDEB, haveria algum tipo de discussão ou de prática pedagógica relacionada aos beneficiários. As entrevistas realizadas nestes locais apontaram para um conhecimento por parte dos gestores em relação ao PBF, com maior ênfase na frequência escolar e também mostrou que não se desenvolvem práticas pedagógicas voltadas especificamente a este público, esta questão causou surpresa aos gestores escolares. A inexistência de tais práticas, na visão dos entrevistados se dá a fim de evitar a discriminação dos bolsistas ou pelos efeitos da pobreza serem invisibilizados dentro deste ambiente, assim os entrevistados acreditam no potencial do Programa, mas são céticos em relaçãoao rompimento do chamado ciclo intergeracional da pobreza. 
id METO-3_6ebe562460e3a952c630c72880b57a3b
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3390
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Percepções dos gestores de escolas públicas municipais de Campinas – SP sobre o Programa Bolsa FamíliaEducaçãoPrograma Bolsa Família; Frequência Escolar; Prática PedagógicaEste artigo apresenta resultados de uma investigação que entrevistou gestores, diretores e coordenadores pedagógicos de 4(quatro)escolas municipais de Campinas - SP localizadas em regiões de maior vulnerabilidade social e que atingiram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB projetado para 2013. A pesquisa teve como objetivo identificar se, em escolas com alunos bolsistas do Programa Bolsa Família (PDF) e relativamente bem avaliadas pelo IDEB, haveria algum tipo de discussão ou de prática pedagógica relacionada aos beneficiários. As entrevistas realizadas nestes locais apontaram para um conhecimento por parte dos gestores em relação ao PBF, com maior ênfase na frequência escolar e também mostrou que não se desenvolvem práticas pedagógicas voltadas especificamente a este público, esta questão causou surpresa aos gestores escolares. A inexistência de tais práticas, na visão dos entrevistados se dá a fim de evitar a discriminação dos bolsistas ou pelos efeitos da pobreza serem invisibilizados dentro deste ambiente, assim os entrevistados acreditam no potencial do Programa, mas são céticos em relaçãoao rompimento do chamado ciclo intergeracional da pobreza. Universidade Metodista de PiracicabaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)Santos, LineuPires, André2018-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/339010.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p43-58Comunicações; v. 25, n. 2 (2018); 43-582238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3390/2203BrasilContemporaneidade¨6 gestores de escolas públicas municipais do município de Campinas (SP)Direitos autorais 2018 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-30T21:02:56Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3390Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2018-07-30T21:02:56Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções dos gestores de escolas públicas municipais de Campinas – SP sobre o Programa Bolsa Família
title Percepções dos gestores de escolas públicas municipais de Campinas – SP sobre o Programa Bolsa Família
spellingShingle Percepções dos gestores de escolas públicas municipais de Campinas – SP sobre o Programa Bolsa Família
Santos, Lineu
Educação
Programa Bolsa Família; Frequência Escolar; Prática Pedagógica
title_short Percepções dos gestores de escolas públicas municipais de Campinas – SP sobre o Programa Bolsa Família
title_full Percepções dos gestores de escolas públicas municipais de Campinas – SP sobre o Programa Bolsa Família
title_fullStr Percepções dos gestores de escolas públicas municipais de Campinas – SP sobre o Programa Bolsa Família
title_full_unstemmed Percepções dos gestores de escolas públicas municipais de Campinas – SP sobre o Programa Bolsa Família
title_sort Percepções dos gestores de escolas públicas municipais de Campinas – SP sobre o Programa Bolsa Família
author Santos, Lineu
author_facet Santos, Lineu
Pires, André
author_role author
author2 Pires, André
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lineu
Pires, André
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Programa Bolsa Família; Frequência Escolar; Prática Pedagógica
topic Educação
Programa Bolsa Família; Frequência Escolar; Prática Pedagógica
description Este artigo apresenta resultados de uma investigação que entrevistou gestores, diretores e coordenadores pedagógicos de 4(quatro)escolas municipais de Campinas - SP localizadas em regiões de maior vulnerabilidade social e que atingiram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB projetado para 2013. A pesquisa teve como objetivo identificar se, em escolas com alunos bolsistas do Programa Bolsa Família (PDF) e relativamente bem avaliadas pelo IDEB, haveria algum tipo de discussão ou de prática pedagógica relacionada aos beneficiários. As entrevistas realizadas nestes locais apontaram para um conhecimento por parte dos gestores em relação ao PBF, com maior ênfase na frequência escolar e também mostrou que não se desenvolvem práticas pedagógicas voltadas especificamente a este público, esta questão causou surpresa aos gestores escolares. A inexistência de tais práticas, na visão dos entrevistados se dá a fim de evitar a discriminação dos bolsistas ou pelos efeitos da pobreza serem invisibilizados dentro deste ambiente, assim os entrevistados acreditam no potencial do Programa, mas são céticos em relaçãoao rompimento do chamado ciclo intergeracional da pobreza. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3390
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p43-58
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3390
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p43-58
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3390/2203
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Contemporaneidade
¨6 gestores de escolas públicas municipais do município de Campinas (SP)
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 25, n. 2 (2018); 43-58
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576020482031616