Percepções dos gestores de escolas públicas municipais de Campinas – SP sobre o Programa Bolsa Família
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3390 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de uma investigação que entrevistou gestores, diretores e coordenadores pedagógicos de 4(quatro)escolas municipais de Campinas - SP localizadas em regiões de maior vulnerabilidade social e que atingiram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB projetado para 2013. A pesquisa teve como objetivo identificar se, em escolas com alunos bolsistas do Programa Bolsa Família (PDF) e relativamente bem avaliadas pelo IDEB, haveria algum tipo de discussão ou de prática pedagógica relacionada aos beneficiários. As entrevistas realizadas nestes locais apontaram para um conhecimento por parte dos gestores em relação ao PBF, com maior ênfase na frequência escolar e também mostrou que não se desenvolvem práticas pedagógicas voltadas especificamente a este público, esta questão causou surpresa aos gestores escolares. A inexistência de tais práticas, na visão dos entrevistados se dá a fim de evitar a discriminação dos bolsistas ou pelos efeitos da pobreza serem invisibilizados dentro deste ambiente, assim os entrevistados acreditam no potencial do Programa, mas são céticos em relaçãoao rompimento do chamado ciclo intergeracional da pobreza. |
id |
METO-3_6ebe562460e3a952c630c72880b57a3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3390 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções dos gestores de escolas públicas municipais de Campinas – SP sobre o Programa Bolsa FamíliaEducaçãoPrograma Bolsa Família; Frequência Escolar; Prática PedagógicaEste artigo apresenta resultados de uma investigação que entrevistou gestores, diretores e coordenadores pedagógicos de 4(quatro)escolas municipais de Campinas - SP localizadas em regiões de maior vulnerabilidade social e que atingiram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB projetado para 2013. A pesquisa teve como objetivo identificar se, em escolas com alunos bolsistas do Programa Bolsa Família (PDF) e relativamente bem avaliadas pelo IDEB, haveria algum tipo de discussão ou de prática pedagógica relacionada aos beneficiários. As entrevistas realizadas nestes locais apontaram para um conhecimento por parte dos gestores em relação ao PBF, com maior ênfase na frequência escolar e também mostrou que não se desenvolvem práticas pedagógicas voltadas especificamente a este público, esta questão causou surpresa aos gestores escolares. A inexistência de tais práticas, na visão dos entrevistados se dá a fim de evitar a discriminação dos bolsistas ou pelos efeitos da pobreza serem invisibilizados dentro deste ambiente, assim os entrevistados acreditam no potencial do Programa, mas são céticos em relaçãoao rompimento do chamado ciclo intergeracional da pobreza. Universidade Metodista de PiracicabaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)Santos, LineuPires, André2018-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/339010.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p43-58Comunicações; v. 25, n. 2 (2018); 43-582238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3390/2203BrasilContemporaneidade¨6 gestores de escolas públicas municipais do município de Campinas (SP)Direitos autorais 2018 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-30T21:02:56Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3390Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2018-07-30T21:02:56Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções dos gestores de escolas públicas municipais de Campinas – SP sobre o Programa Bolsa Família |
title |
Percepções dos gestores de escolas públicas municipais de Campinas – SP sobre o Programa Bolsa Família |
spellingShingle |
Percepções dos gestores de escolas públicas municipais de Campinas – SP sobre o Programa Bolsa Família Santos, Lineu Educação Programa Bolsa Família; Frequência Escolar; Prática Pedagógica |
title_short |
Percepções dos gestores de escolas públicas municipais de Campinas – SP sobre o Programa Bolsa Família |
title_full |
Percepções dos gestores de escolas públicas municipais de Campinas – SP sobre o Programa Bolsa Família |
title_fullStr |
Percepções dos gestores de escolas públicas municipais de Campinas – SP sobre o Programa Bolsa Família |
title_full_unstemmed |
Percepções dos gestores de escolas públicas municipais de Campinas – SP sobre o Programa Bolsa Família |
title_sort |
Percepções dos gestores de escolas públicas municipais de Campinas – SP sobre o Programa Bolsa Família |
author |
Santos, Lineu |
author_facet |
Santos, Lineu Pires, André |
author_role |
author |
author2 |
Pires, André |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Lineu Pires, André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Programa Bolsa Família; Frequência Escolar; Prática Pedagógica |
topic |
Educação Programa Bolsa Família; Frequência Escolar; Prática Pedagógica |
description |
Este artigo apresenta resultados de uma investigação que entrevistou gestores, diretores e coordenadores pedagógicos de 4(quatro)escolas municipais de Campinas - SP localizadas em regiões de maior vulnerabilidade social e que atingiram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB projetado para 2013. A pesquisa teve como objetivo identificar se, em escolas com alunos bolsistas do Programa Bolsa Família (PDF) e relativamente bem avaliadas pelo IDEB, haveria algum tipo de discussão ou de prática pedagógica relacionada aos beneficiários. As entrevistas realizadas nestes locais apontaram para um conhecimento por parte dos gestores em relação ao PBF, com maior ênfase na frequência escolar e também mostrou que não se desenvolvem práticas pedagógicas voltadas especificamente a este público, esta questão causou surpresa aos gestores escolares. A inexistência de tais práticas, na visão dos entrevistados se dá a fim de evitar a discriminação dos bolsistas ou pelos efeitos da pobreza serem invisibilizados dentro deste ambiente, assim os entrevistados acreditam no potencial do Programa, mas são céticos em relaçãoao rompimento do chamado ciclo intergeracional da pobreza. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3390 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p43-58 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3390 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p43-58 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3390/2203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Contemporaneidade ¨6 gestores de escolas públicas municipais do município de Campinas (SP) |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 25, n. 2 (2018); 43-58 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020482031616 |