Efeitos da condicionalidade em educação do Programa Bolsa Família em Campinas (SP)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2723 |
Resumo: | O Programa Bolsa Família objetiva a transferência de renda condicionada do governo federal que vincula o recebimento do benefício à frequência escolar mínima de crianças e jovens (6-17 anos). O artigo analisa os efeitos dessa condicionalidade nos indicadores escolares em população de beneficiários residentes em Campinas (SP), tomando por base informações do Censo 2010 e comparando indicadores educacionais do grupo de beneficiários do programa e de um grupo de controle. Os resultados mostram que a condicionalidade relacionada à educação é positiva no incremento da frequência escolar dos beneficiários e em termos da adequação idade/curso. Verifica-se, ao término do período de frequência escolar exigido pelo programa, queda abrupta nos números relativos à frequência e adequação idade/curso entre os beneficiários. Ao final, são apresentados desafios suscitados pelos dados relativos a um dos objetivos do programa: combater a transmissão intergeracional da pobreza com a frequência escolar. |
id |
FCC-2_34108307e6edd750d729781b5e250079 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2723 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeitos da condicionalidade em educação do Programa Bolsa Família em Campinas (SP)Políticas PúblicasPrograma Bolsa FamíliaFrequência EscolarO Programa Bolsa Família objetiva a transferência de renda condicionada do governo federal que vincula o recebimento do benefício à frequência escolar mínima de crianças e jovens (6-17 anos). O artigo analisa os efeitos dessa condicionalidade nos indicadores escolares em população de beneficiários residentes em Campinas (SP), tomando por base informações do Censo 2010 e comparando indicadores educacionais do grupo de beneficiários do programa e de um grupo de controle. Os resultados mostram que a condicionalidade relacionada à educação é positiva no incremento da frequência escolar dos beneficiários e em termos da adequação idade/curso. Verifica-se, ao término do período de frequência escolar exigido pelo programa, queda abrupta nos números relativos à frequência e adequação idade/curso entre os beneficiários. Ao final, são apresentados desafios suscitados pelos dados relativos a um dos objetivos do programa: combater a transmissão intergeracional da pobreza com a frequência escolar.Fundação Carlos Chagas2013-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/272310.18222/eae245520132723Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 170-196Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 55 (2013); 170-196Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 170-196Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 55 (2013); 170-196Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 55 (2013); 170-1961984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2723/2674Pires, Andréinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:35:14Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2723Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:35:14Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos da condicionalidade em educação do Programa Bolsa Família em Campinas (SP) |
title |
Efeitos da condicionalidade em educação do Programa Bolsa Família em Campinas (SP) |
spellingShingle |
Efeitos da condicionalidade em educação do Programa Bolsa Família em Campinas (SP) Pires, André Políticas Públicas Programa Bolsa Família Frequência Escolar |
title_short |
Efeitos da condicionalidade em educação do Programa Bolsa Família em Campinas (SP) |
title_full |
Efeitos da condicionalidade em educação do Programa Bolsa Família em Campinas (SP) |
title_fullStr |
Efeitos da condicionalidade em educação do Programa Bolsa Família em Campinas (SP) |
title_full_unstemmed |
Efeitos da condicionalidade em educação do Programa Bolsa Família em Campinas (SP) |
title_sort |
Efeitos da condicionalidade em educação do Programa Bolsa Família em Campinas (SP) |
author |
Pires, André |
author_facet |
Pires, André |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Públicas Programa Bolsa Família Frequência Escolar |
topic |
Políticas Públicas Programa Bolsa Família Frequência Escolar |
description |
O Programa Bolsa Família objetiva a transferência de renda condicionada do governo federal que vincula o recebimento do benefício à frequência escolar mínima de crianças e jovens (6-17 anos). O artigo analisa os efeitos dessa condicionalidade nos indicadores escolares em população de beneficiários residentes em Campinas (SP), tomando por base informações do Censo 2010 e comparando indicadores educacionais do grupo de beneficiários do programa e de um grupo de controle. Os resultados mostram que a condicionalidade relacionada à educação é positiva no incremento da frequência escolar dos beneficiários e em termos da adequação idade/curso. Verifica-se, ao término do período de frequência escolar exigido pelo programa, queda abrupta nos números relativos à frequência e adequação idade/curso entre os beneficiários. Ao final, são apresentados desafios suscitados pelos dados relativos a um dos objetivos do programa: combater a transmissão intergeracional da pobreza com a frequência escolar. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2723 10.18222/eae245520132723 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2723 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae245520132723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2723/2674 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 170-196 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 55 (2013); 170-196 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 170-196 Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 55 (2013); 170-196 Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 55 (2013); 170-196 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332421523079168 |