Pesquisas com Norbert Elias em História da Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3619 |
Resumo: | O texto objetiva apresentar um quadro de pesquisas em História da Educação disseminadas na comunidade acadêmica e produzidas a partir das teorias de Norbert Elias. Os conceitos privilegiados são: figuração, poder, estado e gênio. Tais constructos possibilitaram-nos interpretações sobre a história das instituições escolares como monopólios do Estado, das escolas de formação de professores como figurações de relações de poder e das trajetórias de educadores intelectuais como um entrecruzamento do pedagógico, cultural, político, artístico e social. Os temas abordados recaíram sobre a sociedade brasileira do século XIX e início do XX. |
id |
METO-3_741b9dbccf6f6247a9b67f9776213ae1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3619 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisas com Norbert Elias em História da EducaçãoEducaçãoNorbert Elias; Teoria; História da educação; Instituição escolar; Formação de professor.O texto objetiva apresentar um quadro de pesquisas em História da Educação disseminadas na comunidade acadêmica e produzidas a partir das teorias de Norbert Elias. Os conceitos privilegiados são: figuração, poder, estado e gênio. Tais constructos possibilitaram-nos interpretações sobre a história das instituições escolares como monopólios do Estado, das escolas de formação de professores como figurações de relações de poder e das trajetórias de educadores intelectuais como um entrecruzamento do pedagógico, cultural, político, artístico e social. Os temas abordados recaíram sobre a sociedade brasileira do século XIX e início do XX.Universidade Metodista de PiracicabaFundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná e Bolsa PNPD/CAPESHonorato, Tony2017-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/361910.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p107-127Comunicações; v. 24, n. 3 (2017); 107-1272238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3619/2093BrasilSéculo XIX e XXDireitos autorais 2018 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T12:00:14Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3619Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-01-29T12:00:14Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisas com Norbert Elias em História da Educação |
title |
Pesquisas com Norbert Elias em História da Educação |
spellingShingle |
Pesquisas com Norbert Elias em História da Educação Honorato, Tony Educação Norbert Elias; Teoria; História da educação; Instituição escolar; Formação de professor. |
title_short |
Pesquisas com Norbert Elias em História da Educação |
title_full |
Pesquisas com Norbert Elias em História da Educação |
title_fullStr |
Pesquisas com Norbert Elias em História da Educação |
title_full_unstemmed |
Pesquisas com Norbert Elias em História da Educação |
title_sort |
Pesquisas com Norbert Elias em História da Educação |
author |
Honorato, Tony |
author_facet |
Honorato, Tony |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná e Bolsa PNPD/CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Honorato, Tony |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Norbert Elias; Teoria; História da educação; Instituição escolar; Formação de professor. |
topic |
Educação Norbert Elias; Teoria; História da educação; Instituição escolar; Formação de professor. |
description |
O texto objetiva apresentar um quadro de pesquisas em História da Educação disseminadas na comunidade acadêmica e produzidas a partir das teorias de Norbert Elias. Os conceitos privilegiados são: figuração, poder, estado e gênio. Tais constructos possibilitaram-nos interpretações sobre a história das instituições escolares como monopólios do Estado, das escolas de formação de professores como figurações de relações de poder e das trajetórias de educadores intelectuais como um entrecruzamento do pedagógico, cultural, político, artístico e social. Os temas abordados recaíram sobre a sociedade brasileira do século XIX e início do XX. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3619 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p107-127 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3619 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p107-127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3619/2093 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Século XIX e XX |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 24, n. 3 (2017); 107-127 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021880832000 |