Educação física escolar e educação especial: periodização histórica e perspectivas para a atualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3980 |
Resumo: | Ao lançar-se mão dos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), admite-se como sentido básico: o compromisso com a transformação da sociedade e não a sua manutenção (SAVIANI, 2013a). Assim, esta pedagogia torna-se uma aliada no sentido de transformar a realidade vivida pelas pessoas com deficiência (PCD), nas aulas de Educação Física Escolar (EFE). Para isso, torna-se intrinsicamente necessário conhecer o contexto histórico dessas pessoas nessas aulas. Desta forma, o objetivo deste estudo foi descrever, de maneira contextualizada, o processo histórico das áreas da Educação Física (EF) e da Educação Especial (EE), concomitantemente com os quatro períodos históricos da Educação, propostos por Saviani (2013c), baseando-se nessa obra, com relação ao contexto educacional geral; em Castellani Filho (2003), no âmbito da EF e, no da EE, Jannuzzi (2004a; 2004b). Não se pretendeu atribuir juízos de valores aos momentos históricos, mas sim, contribuir para uma análise crítica e uma reflexão sobre a realidade das PCD nas aulas de EF, em busca de se garantir uma Educação de qualidade, fomentando novos estudos, focados em práticas educativas, que instrumentalizem os indivíduos a intervir e superar as barreiras postas pela sociedade e, assim, garantir o direito que todos têm de aprender os conhecimentos relativos à cultura corporal, visando uma EFE realmente inclusiva e justa. |
id |
METO-3_7772ff8f730b5f0d61980cf8055bb2a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3980 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação física escolar e educação especial: periodização histórica e perspectivas para a atualidadeEducação; Educação Física; Educação EspecialEducação Física Escolar; Educação Especial; PeriodizaçãoAo lançar-se mão dos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), admite-se como sentido básico: o compromisso com a transformação da sociedade e não a sua manutenção (SAVIANI, 2013a). Assim, esta pedagogia torna-se uma aliada no sentido de transformar a realidade vivida pelas pessoas com deficiência (PCD), nas aulas de Educação Física Escolar (EFE). Para isso, torna-se intrinsicamente necessário conhecer o contexto histórico dessas pessoas nessas aulas. Desta forma, o objetivo deste estudo foi descrever, de maneira contextualizada, o processo histórico das áreas da Educação Física (EF) e da Educação Especial (EE), concomitantemente com os quatro períodos históricos da Educação, propostos por Saviani (2013c), baseando-se nessa obra, com relação ao contexto educacional geral; em Castellani Filho (2003), no âmbito da EF e, no da EE, Jannuzzi (2004a; 2004b). Não se pretendeu atribuir juízos de valores aos momentos históricos, mas sim, contribuir para uma análise crítica e uma reflexão sobre a realidade das PCD nas aulas de EF, em busca de se garantir uma Educação de qualidade, fomentando novos estudos, focados em práticas educativas, que instrumentalizem os indivíduos a intervir e superar as barreiras postas pela sociedade e, assim, garantir o direito que todos têm de aprender os conhecimentos relativos à cultura corporal, visando uma EFE realmente inclusiva e justa.Universidade Metodista de PiracicabaCamargo, Laureen LopesCaiado, Katia Regina Moreno2020-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Históricaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/398010.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p169-194Comunicações; v. 27, n. 1 (2020); 169-1942238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3980/2413https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/3980/1490Direitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T10:39:07Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3980Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-09-15T10:39:07Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação física escolar e educação especial: periodização histórica e perspectivas para a atualidade |
title |
Educação física escolar e educação especial: periodização histórica e perspectivas para a atualidade |
spellingShingle |
Educação física escolar e educação especial: periodização histórica e perspectivas para a atualidade Camargo, Laureen Lopes Educação; Educação Física; Educação Especial Educação Física Escolar; Educação Especial; Periodização |
title_short |
Educação física escolar e educação especial: periodização histórica e perspectivas para a atualidade |
title_full |
Educação física escolar e educação especial: periodização histórica e perspectivas para a atualidade |
title_fullStr |
Educação física escolar e educação especial: periodização histórica e perspectivas para a atualidade |
title_full_unstemmed |
Educação física escolar e educação especial: periodização histórica e perspectivas para a atualidade |
title_sort |
Educação física escolar e educação especial: periodização histórica e perspectivas para a atualidade |
author |
Camargo, Laureen Lopes |
author_facet |
Camargo, Laureen Lopes Caiado, Katia Regina Moreno |
author_role |
author |
author2 |
Caiado, Katia Regina Moreno |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Laureen Lopes Caiado, Katia Regina Moreno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação Física; Educação Especial Educação Física Escolar; Educação Especial; Periodização |
topic |
Educação; Educação Física; Educação Especial Educação Física Escolar; Educação Especial; Periodização |
description |
Ao lançar-se mão dos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), admite-se como sentido básico: o compromisso com a transformação da sociedade e não a sua manutenção (SAVIANI, 2013a). Assim, esta pedagogia torna-se uma aliada no sentido de transformar a realidade vivida pelas pessoas com deficiência (PCD), nas aulas de Educação Física Escolar (EFE). Para isso, torna-se intrinsicamente necessário conhecer o contexto histórico dessas pessoas nessas aulas. Desta forma, o objetivo deste estudo foi descrever, de maneira contextualizada, o processo histórico das áreas da Educação Física (EF) e da Educação Especial (EE), concomitantemente com os quatro períodos históricos da Educação, propostos por Saviani (2013c), baseando-se nessa obra, com relação ao contexto educacional geral; em Castellani Filho (2003), no âmbito da EF e, no da EE, Jannuzzi (2004a; 2004b). Não se pretendeu atribuir juízos de valores aos momentos históricos, mas sim, contribuir para uma análise crítica e uma reflexão sobre a realidade das PCD nas aulas de EF, em busca de se garantir uma Educação de qualidade, fomentando novos estudos, focados em práticas educativas, que instrumentalizem os indivíduos a intervir e superar as barreiras postas pela sociedade e, assim, garantir o direito que todos têm de aprender os conhecimentos relativos à cultura corporal, visando uma EFE realmente inclusiva e justa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Histórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3980 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p169-194 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3980 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p169-194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3980/2413 https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/3980/1490 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 27, n. 1 (2020); 169-194 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020401291264 |