Educação física escolar e educação especial: periodização histórica e perspectivas para a atualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Laureen Lopes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Caiado, Katia Regina Moreno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3980
Resumo: Ao lançar-se mão dos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), admite-se como sentido básico: o compromisso com a transformação da sociedade e não a sua manutenção (SAVIANI, 2013a). Assim, esta pedagogia torna-se uma aliada no sentido de transformar a realidade vivida pelas pessoas com deficiência (PCD), nas aulas de Educação Física Escolar (EFE). Para isso, torna-se intrinsicamente necessário conhecer o contexto histórico dessas pessoas nessas aulas. Desta forma, o objetivo deste estudo foi descrever, de maneira contextualizada, o processo histórico das áreas da Educação Física (EF) e da Educação Especial (EE), concomitantemente com os quatro períodos históricos da Educação, propostos por Saviani (2013c), baseando-se nessa obra, com relação ao contexto educacional geral; em Castellani Filho (2003), no âmbito da EF e, no da EE, Jannuzzi (2004a; 2004b). Não se pretendeu atribuir juízos de valores aos momentos históricos, mas sim, contribuir para uma análise crítica e uma reflexão sobre a realidade das PCD nas aulas de EF, em busca de se garantir uma Educação de qualidade, fomentando novos estudos, focados em práticas educativas, que instrumentalizem os indivíduos a intervir e superar as barreiras postas pela sociedade e, assim, garantir o direito que todos têm de aprender os conhecimentos relativos à cultura corporal, visando uma EFE realmente inclusiva e justa.
id METO-3_7772ff8f730b5f0d61980cf8055bb2a6
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3980
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Educação física escolar e educação especial: periodização histórica e perspectivas para a atualidadeEducação; Educação Física; Educação EspecialEducação Física Escolar; Educação Especial; PeriodizaçãoAo lançar-se mão dos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), admite-se como sentido básico: o compromisso com a transformação da sociedade e não a sua manutenção (SAVIANI, 2013a). Assim, esta pedagogia torna-se uma aliada no sentido de transformar a realidade vivida pelas pessoas com deficiência (PCD), nas aulas de Educação Física Escolar (EFE). Para isso, torna-se intrinsicamente necessário conhecer o contexto histórico dessas pessoas nessas aulas. Desta forma, o objetivo deste estudo foi descrever, de maneira contextualizada, o processo histórico das áreas da Educação Física (EF) e da Educação Especial (EE), concomitantemente com os quatro períodos históricos da Educação, propostos por Saviani (2013c), baseando-se nessa obra, com relação ao contexto educacional geral; em Castellani Filho (2003), no âmbito da EF e, no da EE, Jannuzzi (2004a; 2004b). Não se pretendeu atribuir juízos de valores aos momentos históricos, mas sim, contribuir para uma análise crítica e uma reflexão sobre a realidade das PCD nas aulas de EF, em busca de se garantir uma Educação de qualidade, fomentando novos estudos, focados em práticas educativas, que instrumentalizem os indivíduos a intervir e superar as barreiras postas pela sociedade e, assim, garantir o direito que todos têm de aprender os conhecimentos relativos à cultura corporal, visando uma EFE realmente inclusiva e justa.Universidade Metodista de PiracicabaCamargo, Laureen LopesCaiado, Katia Regina Moreno2020-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Históricaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/398010.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p169-194Comunicações; v. 27, n. 1 (2020); 169-1942238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3980/2413https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/3980/1490Direitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T10:39:07Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3980Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-09-15T10:39:07Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física escolar e educação especial: periodização histórica e perspectivas para a atualidade
title Educação física escolar e educação especial: periodização histórica e perspectivas para a atualidade
spellingShingle Educação física escolar e educação especial: periodização histórica e perspectivas para a atualidade
Camargo, Laureen Lopes
Educação; Educação Física; Educação Especial
Educação Física Escolar; Educação Especial; Periodização
title_short Educação física escolar e educação especial: periodização histórica e perspectivas para a atualidade
title_full Educação física escolar e educação especial: periodização histórica e perspectivas para a atualidade
title_fullStr Educação física escolar e educação especial: periodização histórica e perspectivas para a atualidade
title_full_unstemmed Educação física escolar e educação especial: periodização histórica e perspectivas para a atualidade
title_sort Educação física escolar e educação especial: periodização histórica e perspectivas para a atualidade
author Camargo, Laureen Lopes
author_facet Camargo, Laureen Lopes
Caiado, Katia Regina Moreno
author_role author
author2 Caiado, Katia Regina Moreno
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Laureen Lopes
Caiado, Katia Regina Moreno
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação Física; Educação Especial
Educação Física Escolar; Educação Especial; Periodização
topic Educação; Educação Física; Educação Especial
Educação Física Escolar; Educação Especial; Periodização
description Ao lançar-se mão dos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), admite-se como sentido básico: o compromisso com a transformação da sociedade e não a sua manutenção (SAVIANI, 2013a). Assim, esta pedagogia torna-se uma aliada no sentido de transformar a realidade vivida pelas pessoas com deficiência (PCD), nas aulas de Educação Física Escolar (EFE). Para isso, torna-se intrinsicamente necessário conhecer o contexto histórico dessas pessoas nessas aulas. Desta forma, o objetivo deste estudo foi descrever, de maneira contextualizada, o processo histórico das áreas da Educação Física (EF) e da Educação Especial (EE), concomitantemente com os quatro períodos históricos da Educação, propostos por Saviani (2013c), baseando-se nessa obra, com relação ao contexto educacional geral; em Castellani Filho (2003), no âmbito da EF e, no da EE, Jannuzzi (2004a; 2004b). Não se pretendeu atribuir juízos de valores aos momentos históricos, mas sim, contribuir para uma análise crítica e uma reflexão sobre a realidade das PCD nas aulas de EF, em busca de se garantir uma Educação de qualidade, fomentando novos estudos, focados em práticas educativas, que instrumentalizem os indivíduos a intervir e superar as barreiras postas pela sociedade e, assim, garantir o direito que todos têm de aprender os conhecimentos relativos à cultura corporal, visando uma EFE realmente inclusiva e justa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3980
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p169-194
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3980
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p169-194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3980/2413
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/3980/1490
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 27, n. 1 (2020); 169-194
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576020401291264