Educação física na educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dresch, Dênis
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5207
Resumo: Este estudo foi desenvolvido sobre o tema a educação física na educação especial, e teve como objetivo investigar o trabalho de um professor de educação física que atua na educação especial de alunos com necessidades especiais, na Associação de Pais e Alunos Excepcionais (APAE), buscando, mais especificamente, analisar a sua formação acadêmica, o planejamento das aulas e as dificuldades encontradas na sua atuação profissional. Para tanto desenvolveu-se uma pesquisa de metodologia bibliográfica e estudo de caso, com análise qualitativa das informações obtidas. Os resultados indicaram que o entrevistado possui formação em Educação Física, e Pós Graduação em Educação Especial, o planejamento das aulas de educação física para as turmas da APAE são parecidas com as das escolas regulares, no entanto, o desenvolvimento dessas são diferenciadas em função das particularidades dos alunos envolvidas e suas deficiências e necessidades especiais. Com relação às dificuldades que o profissional enfrenta, este menciona que na APAE as dificuldades referem-se à falta de materiais, e sobretudo, à impossibilidade de atender de modo eficaz todos os alunos da turma simultaneamente, já que estes, por causa das suas limitações, exigem atenção individualizada; já na escola regular, as dificuldades são voltadas ao desinteresse dos alunos para com os conteúdos a serem trabalhados. Conclui-se que independentemente de serem alunos de escolas regulares ou da APAE, o profissional para atendê-los devidamente precisa estar atento as suas particularidades, de modo a planejar de modo eficaz, atividades que despertem seu interesse e lhes permitam alcançar o seu pleno desenvolvimento.
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