Concepções de criatividade matemática: um estudo de caso no 3.º Ciclo do Ensino Básico Português
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
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Resumo: | Resumo Não existe um consenso quanto à definição de criatividade matemática devido aos vários significados, que lhe foram sendo atribuídos. Apesar disso, é imprescindível incentivar o seu desenvolvimento em contexto educativo. Este artigo é parte integrante de um estudo mais abrangente sobre as concepções relativamente ao conceito de criatividade, de alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico português e tem como objetivo conhecer as concepções do conceito de criatividade matemática em contexto educativo, de um grupo de alunos deste ciclo de ensino. Recorreu-se a três casos, designados por Caso I (7.º ano de escolaridade), Caso II (8.º ano de escolaridade) e Caso III (9.º ano de escolaridade) referentes aos três anos de escolaridade do 3.º ciclo do Ensino Básico. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e interpretativa, seguindo um design do estudo de caso. A recolha de dados assentou na aplicação de um inquérito por questionário. O tratamento dos dados apoiou-se na análise de conteúdo das respostas dos participantes a uma questão relativa ao termo “Criatividade matemática” e à formulação de categorias de análise. Os resultados indicaram que os participantes deste estudo possuem concepções diferentes do termo, sendo que os dos Caso I e II relacionaram a criatividade matemática à categoria 1 - Ambiente de aula e o Caso III à categoria 2 - Inovação.Palavras-Chave: Criatividade Matemática; Concepções; Estudo de Caso; 3.º Ciclo Do Ensino Básico Português. |
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Concepções de criatividade matemática: um estudo de caso no 3.º Ciclo do Ensino Básico PortuguêsEducaçãoEducaçãoResumo Não existe um consenso quanto à definição de criatividade matemática devido aos vários significados, que lhe foram sendo atribuídos. Apesar disso, é imprescindível incentivar o seu desenvolvimento em contexto educativo. Este artigo é parte integrante de um estudo mais abrangente sobre as concepções relativamente ao conceito de criatividade, de alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico português e tem como objetivo conhecer as concepções do conceito de criatividade matemática em contexto educativo, de um grupo de alunos deste ciclo de ensino. Recorreu-se a três casos, designados por Caso I (7.º ano de escolaridade), Caso II (8.º ano de escolaridade) e Caso III (9.º ano de escolaridade) referentes aos três anos de escolaridade do 3.º ciclo do Ensino Básico. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e interpretativa, seguindo um design do estudo de caso. A recolha de dados assentou na aplicação de um inquérito por questionário. O tratamento dos dados apoiou-se na análise de conteúdo das respostas dos participantes a uma questão relativa ao termo “Criatividade matemática” e à formulação de categorias de análise. Os resultados indicaram que os participantes deste estudo possuem concepções diferentes do termo, sendo que os dos Caso I e II relacionaram a criatividade matemática à categoria 1 - Ambiente de aula e o Caso III à categoria 2 - Inovação.Palavras-Chave: Criatividade Matemática; Concepções; Estudo de Caso; 3.º Ciclo Do Ensino Básico Português.Universidade Metodista de PiracicabaRodrigues, Aldina ConceiçãoCatarino, Paula Maria Machado CruzAires, Ana Paula FlorêncioCampos, Helena Maria Barros de2020-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativa; Pesquisa Empírica; Análise de Contéudo;application/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/411810.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p111-133Comunicações; v. 27, n. 1 (2020); 111-1332238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4118/2405PortugalSéculo XXI;EducaçãoDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T10:39:06Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4118Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-09-15T10:39:06Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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