Concepções de criatividade matemática: um estudo de caso no 3.º Ciclo do Ensino Básico Português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Aldina Conceição
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Catarino, Paula Maria Machado Cruz, Aires, Ana Paula Florêncio, Campos, Helena Maria Barros de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4118
Resumo: Resumo Não existe um consenso quanto à definição de criatividade matemática devido aos vários significados, que lhe foram sendo atribuídos. Apesar disso, é imprescindível incentivar o seu desenvolvimento em contexto educativo. Este artigo é parte integrante de um estudo mais abrangente sobre as concepções relativamente ao conceito de criatividade, de alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico português e tem como objetivo conhecer as concepções do conceito de criatividade matemática em contexto educativo, de um grupo de alunos deste ciclo de ensino. Recorreu-se a três casos, designados por Caso I (7.º ano de escolaridade), Caso II (8.º ano de escolaridade) e Caso III (9.º ano de escolaridade) referentes aos três anos de escolaridade do 3.º ciclo do Ensino Básico. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e interpretativa, seguindo um design do estudo de caso. A recolha de dados assentou na aplicação de um inquérito por questionário. O tratamento dos dados apoiou-se na análise de conteúdo das respostas dos participantes a uma questão relativa ao termo “Criatividade matemática” e à formulação de categorias de análise. Os resultados indicaram que os participantes deste estudo possuem concepções diferentes do termo, sendo que os dos Caso I e II relacionaram a criatividade matemática à categoria 1 - Ambiente de aula e o Caso III à categoria 2 - Inovação.Palavras-Chave: Criatividade Matemática; Concepções; Estudo de Caso; 3.º Ciclo Do Ensino Básico Português.
id METO-3_79d8e402c39aecb29ad00cde58dd4dc7
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4118
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Concepções de criatividade matemática: um estudo de caso no 3.º Ciclo do Ensino Básico PortuguêsEducaçãoEducaçãoResumo Não existe um consenso quanto à definição de criatividade matemática devido aos vários significados, que lhe foram sendo atribuídos. Apesar disso, é imprescindível incentivar o seu desenvolvimento em contexto educativo. Este artigo é parte integrante de um estudo mais abrangente sobre as concepções relativamente ao conceito de criatividade, de alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico português e tem como objetivo conhecer as concepções do conceito de criatividade matemática em contexto educativo, de um grupo de alunos deste ciclo de ensino. Recorreu-se a três casos, designados por Caso I (7.º ano de escolaridade), Caso II (8.º ano de escolaridade) e Caso III (9.º ano de escolaridade) referentes aos três anos de escolaridade do 3.º ciclo do Ensino Básico. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e interpretativa, seguindo um design do estudo de caso. A recolha de dados assentou na aplicação de um inquérito por questionário. O tratamento dos dados apoiou-se na análise de conteúdo das respostas dos participantes a uma questão relativa ao termo “Criatividade matemática” e à formulação de categorias de análise. Os resultados indicaram que os participantes deste estudo possuem concepções diferentes do termo, sendo que os dos Caso I e II relacionaram a criatividade matemática à categoria 1 - Ambiente de aula e o Caso III à categoria 2 - Inovação.Palavras-Chave: Criatividade Matemática; Concepções; Estudo de Caso; 3.º Ciclo Do Ensino Básico Português.Universidade Metodista de PiracicabaRodrigues, Aldina ConceiçãoCatarino, Paula Maria Machado CruzAires, Ana Paula FlorêncioCampos, Helena Maria Barros de2020-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativa; Pesquisa Empírica; Análise de Contéudo;application/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/411810.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p111-133Comunicações; v. 27, n. 1 (2020); 111-1332238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4118/2405PortugalSéculo XXI;EducaçãoDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T10:39:06Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4118Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-09-15T10:39:06Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de criatividade matemática: um estudo de caso no 3.º Ciclo do Ensino Básico Português
title Concepções de criatividade matemática: um estudo de caso no 3.º Ciclo do Ensino Básico Português
spellingShingle Concepções de criatividade matemática: um estudo de caso no 3.º Ciclo do Ensino Básico Português
Rodrigues, Aldina Conceição
Educação
Educação
title_short Concepções de criatividade matemática: um estudo de caso no 3.º Ciclo do Ensino Básico Português
title_full Concepções de criatividade matemática: um estudo de caso no 3.º Ciclo do Ensino Básico Português
title_fullStr Concepções de criatividade matemática: um estudo de caso no 3.º Ciclo do Ensino Básico Português
title_full_unstemmed Concepções de criatividade matemática: um estudo de caso no 3.º Ciclo do Ensino Básico Português
title_sort Concepções de criatividade matemática: um estudo de caso no 3.º Ciclo do Ensino Básico Português
author Rodrigues, Aldina Conceição
author_facet Rodrigues, Aldina Conceição
Catarino, Paula Maria Machado Cruz
Aires, Ana Paula Florêncio
Campos, Helena Maria Barros de
author_role author
author2 Catarino, Paula Maria Machado Cruz
Aires, Ana Paula Florêncio
Campos, Helena Maria Barros de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Aldina Conceição
Catarino, Paula Maria Machado Cruz
Aires, Ana Paula Florêncio
Campos, Helena Maria Barros de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação
topic Educação
Educação
description Resumo Não existe um consenso quanto à definição de criatividade matemática devido aos vários significados, que lhe foram sendo atribuídos. Apesar disso, é imprescindível incentivar o seu desenvolvimento em contexto educativo. Este artigo é parte integrante de um estudo mais abrangente sobre as concepções relativamente ao conceito de criatividade, de alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico português e tem como objetivo conhecer as concepções do conceito de criatividade matemática em contexto educativo, de um grupo de alunos deste ciclo de ensino. Recorreu-se a três casos, designados por Caso I (7.º ano de escolaridade), Caso II (8.º ano de escolaridade) e Caso III (9.º ano de escolaridade) referentes aos três anos de escolaridade do 3.º ciclo do Ensino Básico. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e interpretativa, seguindo um design do estudo de caso. A recolha de dados assentou na aplicação de um inquérito por questionário. O tratamento dos dados apoiou-se na análise de conteúdo das respostas dos participantes a uma questão relativa ao termo “Criatividade matemática” e à formulação de categorias de análise. Os resultados indicaram que os participantes deste estudo possuem concepções diferentes do termo, sendo que os dos Caso I e II relacionaram a criatividade matemática à categoria 1 - Ambiente de aula e o Caso III à categoria 2 - Inovação.Palavras-Chave: Criatividade Matemática; Concepções; Estudo de Caso; 3.º Ciclo Do Ensino Básico Português.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa; Pesquisa Empírica; Análise de Contéudo;
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4118
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p111-133
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4118
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p111-133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4118/2405
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Portugal
Século XXI;
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 27, n. 1 (2020); 111-133
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021175140352