Relação entre inteligência e criatividade: estudo com alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Ana Carolina Chaves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2104
Resumo: A relação entre inteligência e criatividade é uma temática que tem despertado o interesse de diversos autores, sendo que ao longo do tempo foram diversas as investigações realizadas com o objetivo de perceber que relação existe entre estes construtos. A partir da revisão da literatura, onde os resultados não são consensuais, este estudo pretende contribuir para o estudo sobre a relação que existe entre a inteligência e a criatividade. A amostra é constituída por 108 alunos de uma escola do 2º e 3º ciclos da Região Autónoma da Madeira (RAM), com uma média de idade de 14 anos, sendo 54 alunos do sexo masculino e 54 do sexo feminino. Os alunos estavam distribuídos por turmas de 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, sendo que 83 frequentam turmas do ensino regular e 25 frequentam turmas de Percurso Curricular Alternativo (PCA). A recolha dos dados foi realizada a partir da aplicação das Matrizes Progressivas de Raven (MPR), de uma prova de criatividade verbal (Herranz & Borges, 2016), do Career Occupational Preference System Interest Inventory (COPS) e de uma ficha de dados sociodemográficos. Os resultados apontam para uma correlação significativa positiva entre: os resultados das MPR e o resultado total da prova de criatividade, e as dimensões fluência e originalidade; e entre criatividade e rendimento escolar dos alunos, e interesses vocacionais artísticos. Também se verifica que: o sexo feminino e os alunos de 8º ano obtêm melhores resultados para a criatividade, mas não existem diferenças conforme a idade; o tipo de turma regular obtém uma média superior para as MPR e para a originalidade. Os resultados deste estudo são discutidos e comparados com as informações recolhidas de outros estudos, sendo também apresentadas limitações e recomendações para estudos futuros.
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