Uma análise do Instagram e suas interfaces com as questões curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolazzo, Sandro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Machado, Roseli Belmonte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4689
Resumo: O constante e crescente uso de aplicativos de rede sociais como o Instagram vem sinalizando outras formas de pensar a sociedade, a educação, a aprendizagem, o ensino e o currículo. Assim, esta análise problematiza algumas relações possíveis entre o Instagram e as questões curriculares. Inscrita no referencial dos Estudos Culturais em Educação a partir de uma perspectiva pós-estruturalista, três movimentos de investigação se interligam para compor a análise. O primeiro movimento contextualiza o Instagram, com foco no seu caráter pedagógico. O segundo movimento apresenta um panorama sobre o currículo, suas ênfases e transformações. O terceiro e último movimento explora como o Instagram impulsiona outros modos de conceber e problematizar questões curriculares. Os resultados indicam a presença de um aplicativo de grande alcance que contribui para pensar um currículo móvel, ainda amparado nos discursos das expertises, mas também produzido para um tipo de aprendizagem afinada às tecnologias de base digital.PALAVRAS-CHAVE: Currículo; Instagram; Aprendizagem Móvel.
id METO-3_82f911fba14aa2ede732d03b1e6a3c4f
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4689
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Uma análise do Instagram e suas interfaces com as questões curricularesO constante e crescente uso de aplicativos de rede sociais como o Instagram vem sinalizando outras formas de pensar a sociedade, a educação, a aprendizagem, o ensino e o currículo. Assim, esta análise problematiza algumas relações possíveis entre o Instagram e as questões curriculares. Inscrita no referencial dos Estudos Culturais em Educação a partir de uma perspectiva pós-estruturalista, três movimentos de investigação se interligam para compor a análise. O primeiro movimento contextualiza o Instagram, com foco no seu caráter pedagógico. O segundo movimento apresenta um panorama sobre o currículo, suas ênfases e transformações. O terceiro e último movimento explora como o Instagram impulsiona outros modos de conceber e problematizar questões curriculares. Os resultados indicam a presença de um aplicativo de grande alcance que contribui para pensar um currículo móvel, ainda amparado nos discursos das expertises, mas também produzido para um tipo de aprendizagem afinada às tecnologias de base digital.PALAVRAS-CHAVE: Currículo; Instagram; Aprendizagem Móvel.Universidade Metodista de PiracicabaBortolazzo, SandroMachado, Roseli Belmonte2021-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/468910.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p43-56Comunicações; v. 28, n. 2 (2021); 43-562238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4689/2551Direitos autorais 2021 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-19T18:08:20Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4689Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2021-12-19T18:08:20Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise do Instagram e suas interfaces com as questões curriculares
title Uma análise do Instagram e suas interfaces com as questões curriculares
spellingShingle Uma análise do Instagram e suas interfaces com as questões curriculares
Bortolazzo, Sandro
title_short Uma análise do Instagram e suas interfaces com as questões curriculares
title_full Uma análise do Instagram e suas interfaces com as questões curriculares
title_fullStr Uma análise do Instagram e suas interfaces com as questões curriculares
title_full_unstemmed Uma análise do Instagram e suas interfaces com as questões curriculares
title_sort Uma análise do Instagram e suas interfaces com as questões curriculares
author Bortolazzo, Sandro
author_facet Bortolazzo, Sandro
Machado, Roseli Belmonte
author_role author
author2 Machado, Roseli Belmonte
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortolazzo, Sandro
Machado, Roseli Belmonte
dc.subject.none.fl_str_mv

description O constante e crescente uso de aplicativos de rede sociais como o Instagram vem sinalizando outras formas de pensar a sociedade, a educação, a aprendizagem, o ensino e o currículo. Assim, esta análise problematiza algumas relações possíveis entre o Instagram e as questões curriculares. Inscrita no referencial dos Estudos Culturais em Educação a partir de uma perspectiva pós-estruturalista, três movimentos de investigação se interligam para compor a análise. O primeiro movimento contextualiza o Instagram, com foco no seu caráter pedagógico. O segundo movimento apresenta um panorama sobre o currículo, suas ênfases e transformações. O terceiro e último movimento explora como o Instagram impulsiona outros modos de conceber e problematizar questões curriculares. Os resultados indicam a presença de um aplicativo de grande alcance que contribui para pensar um currículo móvel, ainda amparado nos discursos das expertises, mas também produzido para um tipo de aprendizagem afinada às tecnologias de base digital.PALAVRAS-CHAVE: Currículo; Instagram; Aprendizagem Móvel.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4689
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p43-56
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4689
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p43-56
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4689/2551
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 28, n. 2 (2021); 43-56
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576019953549312