Uma análise do Instagram e suas interfaces com as questões curriculares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4689 |
Resumo: | O constante e crescente uso de aplicativos de rede sociais como o Instagram vem sinalizando outras formas de pensar a sociedade, a educação, a aprendizagem, o ensino e o currículo. Assim, esta análise problematiza algumas relações possíveis entre o Instagram e as questões curriculares. Inscrita no referencial dos Estudos Culturais em Educação a partir de uma perspectiva pós-estruturalista, três movimentos de investigação se interligam para compor a análise. O primeiro movimento contextualiza o Instagram, com foco no seu caráter pedagógico. O segundo movimento apresenta um panorama sobre o currículo, suas ênfases e transformações. O terceiro e último movimento explora como o Instagram impulsiona outros modos de conceber e problematizar questões curriculares. Os resultados indicam a presença de um aplicativo de grande alcance que contribui para pensar um currículo móvel, ainda amparado nos discursos das expertises, mas também produzido para um tipo de aprendizagem afinada às tecnologias de base digital.PALAVRAS-CHAVE: Currículo; Instagram; Aprendizagem Móvel. |
id |
METO-3_82f911fba14aa2ede732d03b1e6a3c4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4689 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise do Instagram e suas interfaces com as questões curricularesO constante e crescente uso de aplicativos de rede sociais como o Instagram vem sinalizando outras formas de pensar a sociedade, a educação, a aprendizagem, o ensino e o currículo. Assim, esta análise problematiza algumas relações possíveis entre o Instagram e as questões curriculares. Inscrita no referencial dos Estudos Culturais em Educação a partir de uma perspectiva pós-estruturalista, três movimentos de investigação se interligam para compor a análise. O primeiro movimento contextualiza o Instagram, com foco no seu caráter pedagógico. O segundo movimento apresenta um panorama sobre o currículo, suas ênfases e transformações. O terceiro e último movimento explora como o Instagram impulsiona outros modos de conceber e problematizar questões curriculares. Os resultados indicam a presença de um aplicativo de grande alcance que contribui para pensar um currículo móvel, ainda amparado nos discursos das expertises, mas também produzido para um tipo de aprendizagem afinada às tecnologias de base digital.PALAVRAS-CHAVE: Currículo; Instagram; Aprendizagem Móvel.Universidade Metodista de PiracicabaBortolazzo, SandroMachado, Roseli Belmonte2021-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/468910.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p43-56Comunicações; v. 28, n. 2 (2021); 43-562238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4689/2551Direitos autorais 2021 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-19T18:08:20Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4689Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2021-12-19T18:08:20Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise do Instagram e suas interfaces com as questões curriculares |
title |
Uma análise do Instagram e suas interfaces com as questões curriculares |
spellingShingle |
Uma análise do Instagram e suas interfaces com as questões curriculares Bortolazzo, Sandro |
title_short |
Uma análise do Instagram e suas interfaces com as questões curriculares |
title_full |
Uma análise do Instagram e suas interfaces com as questões curriculares |
title_fullStr |
Uma análise do Instagram e suas interfaces com as questões curriculares |
title_full_unstemmed |
Uma análise do Instagram e suas interfaces com as questões curriculares |
title_sort |
Uma análise do Instagram e suas interfaces com as questões curriculares |
author |
Bortolazzo, Sandro |
author_facet |
Bortolazzo, Sandro Machado, Roseli Belmonte |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Roseli Belmonte |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortolazzo, Sandro Machado, Roseli Belmonte |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O constante e crescente uso de aplicativos de rede sociais como o Instagram vem sinalizando outras formas de pensar a sociedade, a educação, a aprendizagem, o ensino e o currículo. Assim, esta análise problematiza algumas relações possíveis entre o Instagram e as questões curriculares. Inscrita no referencial dos Estudos Culturais em Educação a partir de uma perspectiva pós-estruturalista, três movimentos de investigação se interligam para compor a análise. O primeiro movimento contextualiza o Instagram, com foco no seu caráter pedagógico. O segundo movimento apresenta um panorama sobre o currículo, suas ênfases e transformações. O terceiro e último movimento explora como o Instagram impulsiona outros modos de conceber e problematizar questões curriculares. Os resultados indicam a presença de um aplicativo de grande alcance que contribui para pensar um currículo móvel, ainda amparado nos discursos das expertises, mas também produzido para um tipo de aprendizagem afinada às tecnologias de base digital.PALAVRAS-CHAVE: Currículo; Instagram; Aprendizagem Móvel. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4689 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p43-56 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4689 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p43-56 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4689/2551 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 28, n. 2 (2021); 43-56 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576019953549312 |