A contação de histórias através do Instagram : questões para pensar o ensino em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Patricia Lopes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253636
Resumo: Esta pesquisa decorre da construção do Trabalho de Conclusão de Curso da Graduação de Licenciatura em Pedagogia. O tema central da investigação é a contação de histórias no período pandêmico. O objeto de pesquisa foram os perfis na rede social Instagram de contadores de histórias. Parte-se do pressuposto de que aprendemos através da contação de histórias em ambientes institucionais e não institucionais. Especialmente no período em que o trabalho foi realizado, vivíamos uma pandemia de COVID-19, o que nos colocou a todos em quarentena ou isolamento social. De onde decorreu um acentuado processo de digitalização da vida, com o estabelecimento de aulas remotas para todos os níveis de ensino, entre outras atividades cotidianas. Por essas razões, estabeleceu-se um estudo de caso cujo problema de pesquisa trouxe a seguinte questão: De que modo tem sido operacionalizado a contação de histórias nos perfis da rede social Instagram? Selecionou-se 12 (doze) perfis de profissionais de diversas áreas relacionadas à arte e educação que, durante a pandemia, fizeram lives para contar histórias. Pretendeu-se, nesta investigação, encontrar elementos para problematizar o modo como ocorrem as contações de histórias no mundo digital. Foi possível identificar no conjunto dos perfis analisados, os principais métodos utilizados, bem como as obras mais recorrentemente selecionadas pelos criadores de conteúdo na internet com o fim de acolher as crianças e desenvolver o hábito de leitura, mesmo durante a pandemia. Os resultados mapeados indicam que, apesar de estarmos diante de inovações tecnológicas capazes de transformar currículos escolares e projetos políticos pedagógicos das escolas a fim de estabelecer uma aprendizagem mais criativa, dinâmica e prazerosa para os alunos e professores, não podemos esquecer que as mídias influenciam as pessoas a pensar, agir e consumir, pois são disseminadoras de valores e condutas de forma subjetiva.
id UFRGS-2_1d99bd7facf6ec3e934bfbae622b289d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253636
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Braga, Patricia LopesMutz, Andresa Silva da Costa2023-01-13T05:03:23Z2022http://hdl.handle.net/10183/253636001159836Esta pesquisa decorre da construção do Trabalho de Conclusão de Curso da Graduação de Licenciatura em Pedagogia. O tema central da investigação é a contação de histórias no período pandêmico. O objeto de pesquisa foram os perfis na rede social Instagram de contadores de histórias. Parte-se do pressuposto de que aprendemos através da contação de histórias em ambientes institucionais e não institucionais. Especialmente no período em que o trabalho foi realizado, vivíamos uma pandemia de COVID-19, o que nos colocou a todos em quarentena ou isolamento social. De onde decorreu um acentuado processo de digitalização da vida, com o estabelecimento de aulas remotas para todos os níveis de ensino, entre outras atividades cotidianas. Por essas razões, estabeleceu-se um estudo de caso cujo problema de pesquisa trouxe a seguinte questão: De que modo tem sido operacionalizado a contação de histórias nos perfis da rede social Instagram? Selecionou-se 12 (doze) perfis de profissionais de diversas áreas relacionadas à arte e educação que, durante a pandemia, fizeram lives para contar histórias. Pretendeu-se, nesta investigação, encontrar elementos para problematizar o modo como ocorrem as contações de histórias no mundo digital. Foi possível identificar no conjunto dos perfis analisados, os principais métodos utilizados, bem como as obras mais recorrentemente selecionadas pelos criadores de conteúdo na internet com o fim de acolher as crianças e desenvolver o hábito de leitura, mesmo durante a pandemia. Os resultados mapeados indicam que, apesar de estarmos diante de inovações tecnológicas capazes de transformar currículos escolares e projetos políticos pedagógicos das escolas a fim de estabelecer uma aprendizagem mais criativa, dinâmica e prazerosa para os alunos e professores, não podemos esquecer que as mídias influenciam as pessoas a pensar, agir e consumir, pois são disseminadoras de valores e condutas de forma subjetiva.This research is a result of the construction of the Final Coursework of the Graduation Degree in Pedagogy. The central theme of the research is storytelling in the pandemic period. The object of research was the profiles of storytellers on the social network Instagram. It is assumed that we learn through storytelling in institutional and non-institutional settings. Especially in the period when the work was carried out, we were experiencing a pandemic of COVID-19, which put us all in quarantine or social isolation. From this came a marked process of digitalization of life, with the establishment of remote classes for all levels of education, among other daily activities. For these reasons, we established a case study whose research problem raised the following question: How has storytelling been operationalized in the profiles of the social network Instagram? We selected 12 (twelve) profiles of professionals from various areas related to art and education who, during the pandemic, made lives to tell stories. In this research, we intended to find elements to problematize how storytelling occurs in the digital world. It was possible to identify in the set of profiles analyzed, the main methods used, as well as the works most recurrently selected by the creators of internet content in order to welcome children and develop the habit of reading, even during the pandemic. The mapped results indicate that, although we are facing technological innovations capable of transforming school curricula and pedagogical political projects of schools in order to establish a more creative, dynamic and pleasurable learning for students and teachers, we cannot forget that the media influence people to think, act and consume, because they disseminate values and conducts in a subjective way.application/pdfporInstagram (Site)Contação de históriasPedagogia culturalStorytellingCultural pedagogyA contação de histórias através do Instagram : questões para pensar o ensino em tempos de pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001159836.pdf.txt001159836.pdf.txtExtracted Texttext/plain125298http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253636/2/001159836.pdf.txt249ae86346a9da3faf497204d13d5f96MD52ORIGINAL001159836.pdfTexto completoapplication/pdf1994733http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253636/1/001159836.pdf6c233aa59769691cdde0113e14fa55a5MD5110183/2536362023-01-14 06:11:35.087993oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253636Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-14T08:11:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A contação de histórias através do Instagram : questões para pensar o ensino em tempos de pandemia
title A contação de histórias através do Instagram : questões para pensar o ensino em tempos de pandemia
spellingShingle A contação de histórias através do Instagram : questões para pensar o ensino em tempos de pandemia
Braga, Patricia Lopes
Instagram (Site)
Contação de histórias
Pedagogia cultural
Storytelling
Cultural pedagogy
title_short A contação de histórias através do Instagram : questões para pensar o ensino em tempos de pandemia
title_full A contação de histórias através do Instagram : questões para pensar o ensino em tempos de pandemia
title_fullStr A contação de histórias através do Instagram : questões para pensar o ensino em tempos de pandemia
title_full_unstemmed A contação de histórias através do Instagram : questões para pensar o ensino em tempos de pandemia
title_sort A contação de histórias através do Instagram : questões para pensar o ensino em tempos de pandemia
author Braga, Patricia Lopes
author_facet Braga, Patricia Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Patricia Lopes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mutz, Andresa Silva da Costa
contributor_str_mv Mutz, Andresa Silva da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Instagram (Site)
Contação de histórias
Pedagogia cultural
topic Instagram (Site)
Contação de histórias
Pedagogia cultural
Storytelling
Cultural pedagogy
dc.subject.eng.fl_str_mv Storytelling
Cultural pedagogy
description Esta pesquisa decorre da construção do Trabalho de Conclusão de Curso da Graduação de Licenciatura em Pedagogia. O tema central da investigação é a contação de histórias no período pandêmico. O objeto de pesquisa foram os perfis na rede social Instagram de contadores de histórias. Parte-se do pressuposto de que aprendemos através da contação de histórias em ambientes institucionais e não institucionais. Especialmente no período em que o trabalho foi realizado, vivíamos uma pandemia de COVID-19, o que nos colocou a todos em quarentena ou isolamento social. De onde decorreu um acentuado processo de digitalização da vida, com o estabelecimento de aulas remotas para todos os níveis de ensino, entre outras atividades cotidianas. Por essas razões, estabeleceu-se um estudo de caso cujo problema de pesquisa trouxe a seguinte questão: De que modo tem sido operacionalizado a contação de histórias nos perfis da rede social Instagram? Selecionou-se 12 (doze) perfis de profissionais de diversas áreas relacionadas à arte e educação que, durante a pandemia, fizeram lives para contar histórias. Pretendeu-se, nesta investigação, encontrar elementos para problematizar o modo como ocorrem as contações de histórias no mundo digital. Foi possível identificar no conjunto dos perfis analisados, os principais métodos utilizados, bem como as obras mais recorrentemente selecionadas pelos criadores de conteúdo na internet com o fim de acolher as crianças e desenvolver o hábito de leitura, mesmo durante a pandemia. Os resultados mapeados indicam que, apesar de estarmos diante de inovações tecnológicas capazes de transformar currículos escolares e projetos políticos pedagógicos das escolas a fim de estabelecer uma aprendizagem mais criativa, dinâmica e prazerosa para os alunos e professores, não podemos esquecer que as mídias influenciam as pessoas a pensar, agir e consumir, pois são disseminadoras de valores e condutas de forma subjetiva.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-13T05:03:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253636
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001159836
url http://hdl.handle.net/10183/253636
identifier_str_mv 001159836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253636/2/001159836.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253636/1/001159836.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 249ae86346a9da3faf497204d13d5f96
6c233aa59769691cdde0113e14fa55a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224649143484416