Figurações de jovens no ensino médio: traçando elementos de um jogo sociocultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3599 |
Resumo: | objetivo desse artigo é analisar as teias de interação de jovens com escolas do ensino médio da cidade de Parnaíba, estado do Piauí. Esses grupos sociais que se constituem em teias de inter-relações que ultrapassam uma figuração central, podendo observar várias intra e inter figurações firmadas por processos identitários de afirmação, conflitos e indagações diante de outras figurações, possibilitam mostrar elementos essenciais dos jogos socioculturais de um processo social. Para analisar esses elementos, utilizou-se de uma abordagem tipo quantitativo, com as técnicas de construção das informações o diário de campo e questionário. E foram tratados por meio da planilha do software Statistical Packege for Social Sciences (SPSS). Entre as figurações que se destacaram nesses jogos foram: família, escola, amizade, lazer, trabalho e Tecnologias Digitais. No entanto, vale salientar, que ora existe uma complementaridade e/ou afastamento entre elas, mas que são importantes no processo de afirmação das condições juvenis. |
id |
METO-3_86091b2b910228440abe3259d3e822b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3599 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Figurações de jovens no ensino médio: traçando elementos de um jogo socioculturalEducação; Sociologia; JuventudesFigurações Sociais; Juventudes; Ensino Médio; Socioculturaisobjetivo desse artigo é analisar as teias de interação de jovens com escolas do ensino médio da cidade de Parnaíba, estado do Piauí. Esses grupos sociais que se constituem em teias de inter-relações que ultrapassam uma figuração central, podendo observar várias intra e inter figurações firmadas por processos identitários de afirmação, conflitos e indagações diante de outras figurações, possibilitam mostrar elementos essenciais dos jogos socioculturais de um processo social. Para analisar esses elementos, utilizou-se de uma abordagem tipo quantitativo, com as técnicas de construção das informações o diário de campo e questionário. E foram tratados por meio da planilha do software Statistical Packege for Social Sciences (SPSS). Entre as figurações que se destacaram nesses jogos foram: família, escola, amizade, lazer, trabalho e Tecnologias Digitais. No entanto, vale salientar, que ora existe uma complementaridade e/ou afastamento entre elas, mas que são importantes no processo de afirmação das condições juvenis.Universidade Metodista de PiracicabaUniversidade Federal do PiauíMelo, Samuel PiresSantana, Jullyane FrazãoSantos, Thaís Carvalho dos2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa quantitativa, tipo surveyapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/359910.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n1p143-161Comunicações; v. 25, n. 1 (2018); 143-1612238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3599/2109Brasil; NordesteSéculo XXIJuventudes Ensino MédioDireitos autorais 2018 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-27T16:09:02Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3599Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2018-07-27T16:09:02Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Figurações de jovens no ensino médio: traçando elementos de um jogo sociocultural |
title |
Figurações de jovens no ensino médio: traçando elementos de um jogo sociocultural |
spellingShingle |
Figurações de jovens no ensino médio: traçando elementos de um jogo sociocultural Melo, Samuel Pires Educação; Sociologia; Juventudes Figurações Sociais; Juventudes; Ensino Médio; Socioculturais |
title_short |
Figurações de jovens no ensino médio: traçando elementos de um jogo sociocultural |
title_full |
Figurações de jovens no ensino médio: traçando elementos de um jogo sociocultural |
title_fullStr |
Figurações de jovens no ensino médio: traçando elementos de um jogo sociocultural |
title_full_unstemmed |
Figurações de jovens no ensino médio: traçando elementos de um jogo sociocultural |
title_sort |
Figurações de jovens no ensino médio: traçando elementos de um jogo sociocultural |
author |
Melo, Samuel Pires |
author_facet |
Melo, Samuel Pires Santana, Jullyane Frazão Santos, Thaís Carvalho dos |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Jullyane Frazão Santos, Thaís Carvalho dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Samuel Pires Santana, Jullyane Frazão Santos, Thaís Carvalho dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Sociologia; Juventudes Figurações Sociais; Juventudes; Ensino Médio; Socioculturais |
topic |
Educação; Sociologia; Juventudes Figurações Sociais; Juventudes; Ensino Médio; Socioculturais |
description |
objetivo desse artigo é analisar as teias de interação de jovens com escolas do ensino médio da cidade de Parnaíba, estado do Piauí. Esses grupos sociais que se constituem em teias de inter-relações que ultrapassam uma figuração central, podendo observar várias intra e inter figurações firmadas por processos identitários de afirmação, conflitos e indagações diante de outras figurações, possibilitam mostrar elementos essenciais dos jogos socioculturais de um processo social. Para analisar esses elementos, utilizou-se de uma abordagem tipo quantitativo, com as técnicas de construção das informações o diário de campo e questionário. E foram tratados por meio da planilha do software Statistical Packege for Social Sciences (SPSS). Entre as figurações que se destacaram nesses jogos foram: família, escola, amizade, lazer, trabalho e Tecnologias Digitais. No entanto, vale salientar, que ora existe uma complementaridade e/ou afastamento entre elas, mas que são importantes no processo de afirmação das condições juvenis. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa quantitativa, tipo survey |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3599 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n1p143-161 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3599 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n1p143-161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3599/2109 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; Nordeste Século XXI Juventudes Ensino Médio |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 25, n. 1 (2018); 143-161 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576019906363392 |