Figurações de jovens no ensino médio: traçando elementos de um jogo sociocultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Samuel Pires
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santana, Jullyane Frazão, Santos, Thaís Carvalho dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3599
Resumo: objetivo desse artigo é analisar as teias de interação de jovens com escolas do ensino médio da cidade de Parnaíba, estado do Piauí. Esses grupos sociais que se constituem em teias de inter-relações que ultrapassam uma figuração central, podendo observar várias intra e inter figurações firmadas por processos identitários de afirmação, conflitos e indagações diante de outras figurações, possibilitam mostrar elementos essenciais dos jogos socioculturais de um processo social. Para analisar esses elementos, utilizou-se de uma abordagem tipo quantitativo, com as técnicas de construção das informações o diário de campo e questionário. E foram tratados por meio da planilha do software Statistical Packege for Social Sciences (SPSS). Entre as figurações que se destacaram nesses jogos foram: família, escola, amizade, lazer, trabalho e Tecnologias Digitais. No entanto, vale salientar, que ora existe uma complementaridade e/ou afastamento entre elas, mas que são importantes no processo de afirmação das condições juvenis.
id METO-3_86091b2b910228440abe3259d3e822b4
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3599
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Figurações de jovens no ensino médio: traçando elementos de um jogo socioculturalEducação; Sociologia; JuventudesFigurações Sociais; Juventudes; Ensino Médio; Socioculturaisobjetivo desse artigo é analisar as teias de interação de jovens com escolas do ensino médio da cidade de Parnaíba, estado do Piauí. Esses grupos sociais que se constituem em teias de inter-relações que ultrapassam uma figuração central, podendo observar várias intra e inter figurações firmadas por processos identitários de afirmação, conflitos e indagações diante de outras figurações, possibilitam mostrar elementos essenciais dos jogos socioculturais de um processo social. Para analisar esses elementos, utilizou-se de uma abordagem tipo quantitativo, com as técnicas de construção das informações o diário de campo e questionário. E foram tratados por meio da planilha do software Statistical Packege for Social Sciences (SPSS). Entre as figurações que se destacaram nesses jogos foram: família, escola, amizade, lazer, trabalho e Tecnologias Digitais. No entanto, vale salientar, que ora existe uma complementaridade e/ou afastamento entre elas, mas que são importantes no processo de afirmação das condições juvenis.Universidade Metodista de PiracicabaUniversidade Federal do PiauíMelo, Samuel PiresSantana, Jullyane FrazãoSantos, Thaís Carvalho dos2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa quantitativa, tipo surveyapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/359910.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n1p143-161Comunicações; v. 25, n. 1 (2018); 143-1612238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3599/2109Brasil; NordesteSéculo XXIJuventudes Ensino MédioDireitos autorais 2018 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-27T16:09:02Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3599Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2018-07-27T16:09:02Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Figurações de jovens no ensino médio: traçando elementos de um jogo sociocultural
title Figurações de jovens no ensino médio: traçando elementos de um jogo sociocultural
spellingShingle Figurações de jovens no ensino médio: traçando elementos de um jogo sociocultural
Melo, Samuel Pires
Educação; Sociologia; Juventudes
Figurações Sociais; Juventudes; Ensino Médio; Socioculturais
title_short Figurações de jovens no ensino médio: traçando elementos de um jogo sociocultural
title_full Figurações de jovens no ensino médio: traçando elementos de um jogo sociocultural
title_fullStr Figurações de jovens no ensino médio: traçando elementos de um jogo sociocultural
title_full_unstemmed Figurações de jovens no ensino médio: traçando elementos de um jogo sociocultural
title_sort Figurações de jovens no ensino médio: traçando elementos de um jogo sociocultural
author Melo, Samuel Pires
author_facet Melo, Samuel Pires
Santana, Jullyane Frazão
Santos, Thaís Carvalho dos
author_role author
author2 Santana, Jullyane Frazão
Santos, Thaís Carvalho dos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Samuel Pires
Santana, Jullyane Frazão
Santos, Thaís Carvalho dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Sociologia; Juventudes
Figurações Sociais; Juventudes; Ensino Médio; Socioculturais
topic Educação; Sociologia; Juventudes
Figurações Sociais; Juventudes; Ensino Médio; Socioculturais
description objetivo desse artigo é analisar as teias de interação de jovens com escolas do ensino médio da cidade de Parnaíba, estado do Piauí. Esses grupos sociais que se constituem em teias de inter-relações que ultrapassam uma figuração central, podendo observar várias intra e inter figurações firmadas por processos identitários de afirmação, conflitos e indagações diante de outras figurações, possibilitam mostrar elementos essenciais dos jogos socioculturais de um processo social. Para analisar esses elementos, utilizou-se de uma abordagem tipo quantitativo, com as técnicas de construção das informações o diário de campo e questionário. E foram tratados por meio da planilha do software Statistical Packege for Social Sciences (SPSS). Entre as figurações que se destacaram nesses jogos foram: família, escola, amizade, lazer, trabalho e Tecnologias Digitais. No entanto, vale salientar, que ora existe uma complementaridade e/ou afastamento entre elas, mas que são importantes no processo de afirmação das condições juvenis.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa quantitativa, tipo survey
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3599
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n1p143-161
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3599
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n1p143-161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3599/2109
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; Nordeste
Século XXI
Juventudes Ensino Médio
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 25, n. 1 (2018); 143-161
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576019906363392