Jovens alunos no Ensino Médio e suas relações com a sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia Júnior, Sérgio Augusto [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/136017
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/04-02-2016/000857553.pdf
Resumo: This research was carried out with the Post-graduation Program in Education from Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP - Presidente Prudente Campus, within the Reseach Line: Formative Processes, childhood and youth. The investigation was conducted in a public high school in the city of Presidente Prudente and was motived by reports from teachers, parents, principals and the media that pointed out adolescents do not like attending classes. The main aim of this research was to investigate the relationships between these students and their classrooms in order to verify if they really do not enjoy what they experience inside these areas. To answer this question, the theoretical reference was based on the Youth Sociology, in which the authors refer to the high school in its contemporary context. Considering it, adolescents are understood as diverse and active subjects, and youth is not seen as a troublesome stage of life, but as a social category which has its differences when compared to others. In order to get the results, the research employed qualitative methods, having as main data the checking interviews with the focal group and the closed questionnaires...
id UNSP_cbaecc2193b43f7e8bbaf9deb68859fb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/136017
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Jovens alunos no Ensino Médio e suas relações com a sala de aulaEducaçãoEnsino médioSociologiaJuventudeEducationThis research was carried out with the Post-graduation Program in Education from Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP - Presidente Prudente Campus, within the Reseach Line: Formative Processes, childhood and youth. The investigation was conducted in a public high school in the city of Presidente Prudente and was motived by reports from teachers, parents, principals and the media that pointed out adolescents do not like attending classes. The main aim of this research was to investigate the relationships between these students and their classrooms in order to verify if they really do not enjoy what they experience inside these areas. To answer this question, the theoretical reference was based on the Youth Sociology, in which the authors refer to the high school in its contemporary context. Considering it, adolescents are understood as diverse and active subjects, and youth is not seen as a troublesome stage of life, but as a social category which has its differences when compared to others. In order to get the results, the research employed qualitative methods, having as main data the checking interviews with the focal group and the closed questionnaires...Esta pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP - Campus de Presidente Prudente, vinculada à Linha de Pesquisa: Processos formativos, infância e juventude. A investigação foi realizada em uma escola pública de Ensino Médio na cidade de Presidente Prudente e foi motivada por ser comum a escuta, em falas de diversos professores, pais, diretores e de grandes meios de comunicação a afirmação de que jovens não gostam da sala de aula. O objetivo central da pesquisa foi investigar as relações dos jovens alunos com o espaço sala de aula a fim de verificar se, de fato, eles não apreciam aquilo que vivenciam dentro dele. Para responder a essa problemática, o referencial teórico desta pesquisa apoiou-se principalmente na Sociologia da Juventude, em autores que abordam o contexto contemporâneo e o Ensino Médio nele inserido. Nesta perspectiva, os jovens são compreendidos como sujeitos diversos e ativos, e a juventude não é vista como uma fase de vida problemática, mas uma categoria social que revela diferenças em relação a outras categorias. Para o alcance dos resultados, a metodologia adotada foi de natureza qualitativa, tendo o grupo focal, as entrevistas de verificação e os questionários fechados como principais suportes para coleta de dados. Destacamos, entre os resultados alcançados, que as impressões do senso-comum sobre a relação entre os jovens alunos e a escola pouco correspondem com aquilo que foi levantado: a maioria dos jovens alunos entrevistados gostam do que fazem em sala de aula e não deixariam de frequentar a escola, mesmo que ela não fosse uma obrigação imposta pelo Estado...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Márcia Regina Canhoto de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gouveia Júnior, Sérgio Augusto [UNESP]2016-03-07T19:20:53Z2016-03-07T19:20:53Z2015-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis191 f. : graf.application/pdfGOUVEIA JÚNIOR, Sérgio Augusto. Jovens alunos no Ensino Médio e suas relações com a sala de aula. 2015. 191 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.http://hdl.handle.net/11449/136017000857553http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/04-02-2016/000857553.pdf33004129044P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/136017Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-20T12:44:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jovens alunos no Ensino Médio e suas relações com a sala de aula
title Jovens alunos no Ensino Médio e suas relações com a sala de aula
spellingShingle Jovens alunos no Ensino Médio e suas relações com a sala de aula
Gouveia Júnior, Sérgio Augusto [UNESP]
Educação
Ensino médio
Sociologia
Juventude
Education
title_short Jovens alunos no Ensino Médio e suas relações com a sala de aula
title_full Jovens alunos no Ensino Médio e suas relações com a sala de aula
title_fullStr Jovens alunos no Ensino Médio e suas relações com a sala de aula
title_full_unstemmed Jovens alunos no Ensino Médio e suas relações com a sala de aula
title_sort Jovens alunos no Ensino Médio e suas relações com a sala de aula
author Gouveia Júnior, Sérgio Augusto [UNESP]
author_facet Gouveia Júnior, Sérgio Augusto [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Márcia Regina Canhoto de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia Júnior, Sérgio Augusto [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino médio
Sociologia
Juventude
Education
topic Educação
Ensino médio
Sociologia
Juventude
Education
description This research was carried out with the Post-graduation Program in Education from Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP - Presidente Prudente Campus, within the Reseach Line: Formative Processes, childhood and youth. The investigation was conducted in a public high school in the city of Presidente Prudente and was motived by reports from teachers, parents, principals and the media that pointed out adolescents do not like attending classes. The main aim of this research was to investigate the relationships between these students and their classrooms in order to verify if they really do not enjoy what they experience inside these areas. To answer this question, the theoretical reference was based on the Youth Sociology, in which the authors refer to the high school in its contemporary context. Considering it, adolescents are understood as diverse and active subjects, and youth is not seen as a troublesome stage of life, but as a social category which has its differences when compared to others. In order to get the results, the research employed qualitative methods, having as main data the checking interviews with the focal group and the closed questionnaires...
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-17
2016-03-07T19:20:53Z
2016-03-07T19:20:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOUVEIA JÚNIOR, Sérgio Augusto. Jovens alunos no Ensino Médio e suas relações com a sala de aula. 2015. 191 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/136017
000857553
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/04-02-2016/000857553.pdf
33004129044P6
identifier_str_mv GOUVEIA JÚNIOR, Sérgio Augusto. Jovens alunos no Ensino Médio e suas relações com a sala de aula. 2015. 191 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.
000857553
33004129044P6
url http://hdl.handle.net/11449/136017
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/04-02-2016/000857553.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 191 f. : graf.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045457783422976