Inclusão de surdos no Ensino Superior: as práticas pedagógicas sob o olhar de estudantes surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barboza, Polliana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dorziat, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4081
Resumo: Os Estudos Surdos, desenvolvidos sob a ótica dos Estudos Culturais da Educação, consideram que as pessoas surdas têm uma cultura própria, baseada na sua visualidade: a Cultura Surda. Partindo da ideia de que currículo e cultura são aspectos indissociáveis no processo educacional, é preciso valorizar e respeitar as vozes das pessoas surdas. Baseadas nisso, o objetivo do presente estudo foi analisar narrativas de estudantes surdos dos cursos de graduação em Automação Industrial, Design de Interiores e Química, referentes aos seus processos educacionais. Entendemos, com isso, que o protagonismo das pessoas surdas seria fundamental para refletirmos sobre as possibilidades de construção de processos educacionais dialógicos e culturalmente referenciados no Ensino Superior. A pesquisa de natureza qualitativo-descritiva foi desenvolvida em uma instituição de ensino superior pública, localizada na Paraíba, entrevistando em Libras três estudantes surdos. Os dados, gravados em vídeo, revelaram que os estudantes surdos enfrentam diversas dificuldades em decorrência de práticas pedagógicas que desconsideram suas características linguístico-culturais e suas formas de elaboração visuais de conhecimento. Isso parece ser produto de uma convivência universitária engendrada em práticas padronizadas, que impedem reflexão mais vigorosas sobre aspectos pedagógicos consentâneos às diferenças surdas. 
id METO-3_87cf744cc1823b2ba368f3df01f6ddb6
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4081
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Inclusão de surdos no Ensino Superior: as práticas pedagógicas sob o olhar de estudantes surdosEducaçãoEnsino Superior; Estudantes Surdos; Estudos Culturais; Processo educacional.Os Estudos Surdos, desenvolvidos sob a ótica dos Estudos Culturais da Educação, consideram que as pessoas surdas têm uma cultura própria, baseada na sua visualidade: a Cultura Surda. Partindo da ideia de que currículo e cultura são aspectos indissociáveis no processo educacional, é preciso valorizar e respeitar as vozes das pessoas surdas. Baseadas nisso, o objetivo do presente estudo foi analisar narrativas de estudantes surdos dos cursos de graduação em Automação Industrial, Design de Interiores e Química, referentes aos seus processos educacionais. Entendemos, com isso, que o protagonismo das pessoas surdas seria fundamental para refletirmos sobre as possibilidades de construção de processos educacionais dialógicos e culturalmente referenciados no Ensino Superior. A pesquisa de natureza qualitativo-descritiva foi desenvolvida em uma instituição de ensino superior pública, localizada na Paraíba, entrevistando em Libras três estudantes surdos. Os dados, gravados em vídeo, revelaram que os estudantes surdos enfrentam diversas dificuldades em decorrência de práticas pedagógicas que desconsideram suas características linguístico-culturais e suas formas de elaboração visuais de conhecimento. Isso parece ser produto de uma convivência universitária engendrada em práticas padronizadas, que impedem reflexão mais vigorosas sobre aspectos pedagógicos consentâneos às diferenças surdas. Universidade Metodista de PiracicabaBarboza, PollianaDorziat, Ana2019-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/408110.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n3p93-113Comunicações; v. 26, n. 3 (2019); 93-1132238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4081/2362BrasilEducaçãoDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-18T15:24:56Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4081Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-12-18T15:24:56Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de surdos no Ensino Superior: as práticas pedagógicas sob o olhar de estudantes surdos
title Inclusão de surdos no Ensino Superior: as práticas pedagógicas sob o olhar de estudantes surdos
spellingShingle Inclusão de surdos no Ensino Superior: as práticas pedagógicas sob o olhar de estudantes surdos
Barboza, Polliana
Educação
Ensino Superior; Estudantes Surdos; Estudos Culturais; Processo educacional.
title_short Inclusão de surdos no Ensino Superior: as práticas pedagógicas sob o olhar de estudantes surdos
title_full Inclusão de surdos no Ensino Superior: as práticas pedagógicas sob o olhar de estudantes surdos
title_fullStr Inclusão de surdos no Ensino Superior: as práticas pedagógicas sob o olhar de estudantes surdos
title_full_unstemmed Inclusão de surdos no Ensino Superior: as práticas pedagógicas sob o olhar de estudantes surdos
title_sort Inclusão de surdos no Ensino Superior: as práticas pedagógicas sob o olhar de estudantes surdos
author Barboza, Polliana
author_facet Barboza, Polliana
Dorziat, Ana
author_role author
author2 Dorziat, Ana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barboza, Polliana
Dorziat, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino Superior; Estudantes Surdos; Estudos Culturais; Processo educacional.
topic Educação
Ensino Superior; Estudantes Surdos; Estudos Culturais; Processo educacional.
description Os Estudos Surdos, desenvolvidos sob a ótica dos Estudos Culturais da Educação, consideram que as pessoas surdas têm uma cultura própria, baseada na sua visualidade: a Cultura Surda. Partindo da ideia de que currículo e cultura são aspectos indissociáveis no processo educacional, é preciso valorizar e respeitar as vozes das pessoas surdas. Baseadas nisso, o objetivo do presente estudo foi analisar narrativas de estudantes surdos dos cursos de graduação em Automação Industrial, Design de Interiores e Química, referentes aos seus processos educacionais. Entendemos, com isso, que o protagonismo das pessoas surdas seria fundamental para refletirmos sobre as possibilidades de construção de processos educacionais dialógicos e culturalmente referenciados no Ensino Superior. A pesquisa de natureza qualitativo-descritiva foi desenvolvida em uma instituição de ensino superior pública, localizada na Paraíba, entrevistando em Libras três estudantes surdos. Os dados, gravados em vídeo, revelaram que os estudantes surdos enfrentam diversas dificuldades em decorrência de práticas pedagógicas que desconsideram suas características linguístico-culturais e suas formas de elaboração visuais de conhecimento. Isso parece ser produto de uma convivência universitária engendrada em práticas padronizadas, que impedem reflexão mais vigorosas sobre aspectos pedagógicos consentâneos às diferenças surdas. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-09
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4081
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n3p93-113
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4081
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n3p93-113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4081/2362
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil

Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 26, n. 3 (2019); 93-113
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021941649408