Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karnopp, Lodenir Becker
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pokorski, Juliana de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29988
Resumo: *Doutora em Linguística e Letras pela PUCRS. Pós-Doutoramento na Gallaudet University, em Washington, DC, Estados Unidos. Professora no Departamento de Estudos Especializados e no Programa de Pós-Graduação em Educação (FACED/UFRGS) da Universidade Federal do Rio Grande do SulRepresentações na literatura surda sobre modos de ser surdoResumo: Este artigo investiga representações sobre modos de ser surdo que circu­lam em narrativas produzidas em Língua Brasileira de Sinais (Libras), por acadêmicos do Curso de Letras-Libras, das turmas iniciadas em 2008. O presente estudo está vinculado aos Estudos Culturais em Educação e aos Estudos Surdos, os quais problematizam as relações de poder envolvidas na construção de significados culturais. Desse modo, os vídeos produzidos por esses acadêmicos são entendidos como artefatos culturais, os quais se constituem como recurso cultural em um território de reivindicações e de negociações de códigos culturais. Com base em pesquisa desenvolvida por uma das autoras deste artigo, intitulada Representações na literatura surda: produção da diferença surda no curso de Letras-Libras (POKOR­SKI, 2014), este artigo analisa modos de ser surdo, presentes em nove (9) narrativas sinalizadas, que tematizam as experiências surdas. Por fim, as representações apontam para práticas culturais historicamente excludentes; no entanto, enfatizam a língua de sinais e a comunidade surda como marcas de valorização de sua diferença.Palavras-chave: Estudos Surdos; Estudos Culturais em Educação, Cultura Surda.Representações na literatura surda sobre modos de ser surdoAbstract: This paper investigates representations of manners of being deaf, circulating in nar­ratives produced in Brazilian Sign Language (Libras), by academics of the Course Letters-Libras, from classes started in 2008. This study is linked to Cultural Studies in Education and Deaf Studies, which problematize the power relations involved in the construction of cultural meanings. Thus, the videos produced by these academics are understood as cultural artifacts, which are constituted as a cultural resource in a territory and claims of cultural codes negotiations. Based on research by one of the authors of this article, entitled Representations in the Deaf Literature: produc­tion of the deaf difference in Languages-Libras Course (POKORSKI, 2014), this article examines manners of being deaf, present in nine (9) narratives that analyze deaf experiences. Finally, the representations show cultural practices historically exclusionary; however, emphasize the sign language and the deaf community as recovery marks of their difference.Keywords: Deaf studies. Cultural studies in education. Deaf culture.Data de registro: 13/04/2015Data de aceite: 26/08/2015Referências:BAUMAN, Zygmunt. Comunidade - a busca por segurança no mundo atual. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.HALL, Stuart. The Work of Representation. In: HALL, Stuart (Org.). Representation: Cultural representations and Signifying Practices. Sage/Open University: London/Thousand Oaks/New Delhi, 1997.KARNOPP, Lodenir Becker. Literatura surda. Educação Temática Digital, Campinas, v.7, n. 2, p.98 - 109, Jun. 2006.KARNOPP, Lodenir B.; KLEIN, Madalena. Narrativas de professoras sobre a(s) língua(s) na educação de surdos. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 32 n. 2, p. 63 - 78. 2007.KARNOPP, Lodenir Becker; KLEIN, Madalena; LUNARDI-LAZZARIN, Márcia Lise. Produção, circulação e consumo da cultura surda brasileira. In: ______. (Org.). Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas: Editora da ULBRA, 2011. p. 15 - 28.______; SILVEIRA, Carolina Hessel. Humor na literatura surda. Educar em Revista. Curituba, Edição Especial n. 2, 2014, p. 93 - 110.MEYER, Dagmar E.; PARAÍSO, Marlucy A. Metodologias de pesquisas pós-críticas em Educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.PADDEN, Carol; HUMPHRIES, Tom. Deaf in America: Voices from a Culture. Cambridge: Harvard University Press, 1988.PINHEIRO, Daiane. Produções surdas no YouTube: consumindo a cultura. In.: KARNOPP, L.; KLEIN, M.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. (Org.). Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas: Ed. ULBRA, 2011.POKORSKI, Juliana de Oliveira. Representações na literatura surda: produção da diferença surda no curso de Letras-Libras. 2014. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação ) -Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.RUTHERFORD, Susan D. A Study of American Deaf Folklore. Bustonsville: Linstok Press, 1993.SKLIAR, Carlos. Seis perguntas sobre a questão da inclusão ou de como acabar de uma vez por todas as velhas - e novas - fronteiras em educação. Pro-posições. Campinas, v. 12, n. 2 - 3, jul./nov. 2001.SILVEIRA, Rosa Hessel. Contando histórias sobre surdos(as) e surdez. In: COSTA, Marisa Vorraber. Estudos culturais em educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema... Porto Alegre: Ed. Universidade/ UFRGS, 2000.SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. Discurso, escola e cultura: breve roteiro para pensar narrativas que circundam e constituem a educação. In: ______. (Org.). Cultura, poder e educação: um debate sobre os Estudos Culturais em Educação. Canoas: Editora da ULBRA, 2005.THOMA, Adriana da Silva. O cinema e a flutuação das representações surdas - Que drama se desenrola neste filme? Depende da perspectiva... 2002. 259f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.
id UFU-2_c64d8b8a23630a006f419e03ba10a779
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29988
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Representações na literatura surda sobre modos de ser surdoEstudos surdos. Estudos culturais em educação. Cultura surda.*Doutora em Linguística e Letras pela PUCRS. Pós-Doutoramento na Gallaudet University, em Washington, DC, Estados Unidos. Professora no Departamento de Estudos Especializados e no Programa de Pós-Graduação em Educação (FACED/UFRGS) da Universidade Federal do Rio Grande do SulRepresentações na literatura surda sobre modos de ser surdoResumo: Este artigo investiga representações sobre modos de ser surdo que circu­lam em narrativas produzidas em Língua Brasileira de Sinais (Libras), por acadêmicos do Curso de Letras-Libras, das turmas iniciadas em 2008. O presente estudo está vinculado aos Estudos Culturais em Educação e aos Estudos Surdos, os quais problematizam as relações de poder envolvidas na construção de significados culturais. Desse modo, os vídeos produzidos por esses acadêmicos são entendidos como artefatos culturais, os quais se constituem como recurso cultural em um território de reivindicações e de negociações de códigos culturais. Com base em pesquisa desenvolvida por uma das autoras deste artigo, intitulada Representações na literatura surda: produção da diferença surda no curso de Letras-Libras (POKOR­SKI, 2014), este artigo analisa modos de ser surdo, presentes em nove (9) narrativas sinalizadas, que tematizam as experiências surdas. Por fim, as representações apontam para práticas culturais historicamente excludentes; no entanto, enfatizam a língua de sinais e a comunidade surda como marcas de valorização de sua diferença.Palavras-chave: Estudos Surdos; Estudos Culturais em Educação, Cultura Surda.Representações na literatura surda sobre modos de ser surdoAbstract: This paper investigates representations of manners of being deaf, circulating in nar­ratives produced in Brazilian Sign Language (Libras), by academics of the Course Letters-Libras, from classes started in 2008. This study is linked to Cultural Studies in Education and Deaf Studies, which problematize the power relations involved in the construction of cultural meanings. Thus, the videos produced by these academics are understood as cultural artifacts, which are constituted as a cultural resource in a territory and claims of cultural codes negotiations. Based on research by one of the authors of this article, entitled Representations in the Deaf Literature: produc­tion of the deaf difference in Languages-Libras Course (POKORSKI, 2014), this article examines manners of being deaf, present in nine (9) narratives that analyze deaf experiences. Finally, the representations show cultural practices historically exclusionary; however, emphasize the sign language and the deaf community as recovery marks of their difference.Keywords: Deaf studies. Cultural studies in education. Deaf culture.Data de registro: 13/04/2015Data de aceite: 26/08/2015Referências:BAUMAN, Zygmunt. Comunidade - a busca por segurança no mundo atual. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.HALL, Stuart. The Work of Representation. In: HALL, Stuart (Org.). Representation: Cultural representations and Signifying Practices. Sage/Open University: London/Thousand Oaks/New Delhi, 1997.KARNOPP, Lodenir Becker. Literatura surda. Educação Temática Digital, Campinas, v.7, n. 2, p.98 - 109, Jun. 2006.KARNOPP, Lodenir B.; KLEIN, Madalena. Narrativas de professoras sobre a(s) língua(s) na educação de surdos. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 32 n. 2, p. 63 - 78. 2007.KARNOPP, Lodenir Becker; KLEIN, Madalena; LUNARDI-LAZZARIN, Márcia Lise. Produção, circulação e consumo da cultura surda brasileira. In: ______. (Org.). Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas: Editora da ULBRA, 2011. p. 15 - 28.______; SILVEIRA, Carolina Hessel. Humor na literatura surda. Educar em Revista. Curituba, Edição Especial n. 2, 2014, p. 93 - 110.MEYER, Dagmar E.; PARAÍSO, Marlucy A. Metodologias de pesquisas pós-críticas em Educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.PADDEN, Carol; HUMPHRIES, Tom. Deaf in America: Voices from a Culture. Cambridge: Harvard University Press, 1988.PINHEIRO, Daiane. Produções surdas no YouTube: consumindo a cultura. In.: KARNOPP, L.; KLEIN, M.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. (Org.). Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas: Ed. ULBRA, 2011.POKORSKI, Juliana de Oliveira. Representações na literatura surda: produção da diferença surda no curso de Letras-Libras. 2014. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação ) -Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.RUTHERFORD, Susan D. A Study of American Deaf Folklore. Bustonsville: Linstok Press, 1993.SKLIAR, Carlos. Seis perguntas sobre a questão da inclusão ou de como acabar de uma vez por todas as velhas - e novas - fronteiras em educação. Pro-posições. Campinas, v. 12, n. 2 - 3, jul./nov. 2001.SILVEIRA, Rosa Hessel. Contando histórias sobre surdos(as) e surdez. In: COSTA, Marisa Vorraber. Estudos culturais em educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema... Porto Alegre: Ed. Universidade/ UFRGS, 2000.SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. Discurso, escola e cultura: breve roteiro para pensar narrativas que circundam e constituem a educação. In: ______. (Org.). Cultura, poder e educação: um debate sobre os Estudos Culturais em Educação. Canoas: Editora da ULBRA, 2005.THOMA, Adriana da Silva. O cinema e a flutuação das representações surdas - Que drama se desenrola neste filme? Depende da perspectiva... 2002. 259f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2016-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2998810.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29nEspeciala2015-p355a373Educação e Filosofia; v. 29 n. n.ESP (2015): v.29 n. Especial 2015; 355-3731982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29988/18252Copyright (c) 2016 Lodenir Becker Karnopp, Juliana de Oliveira Pokorskiinfo:eu-repo/semantics/openAccessKarnopp, Lodenir BeckerPokorski, Juliana de Oliveira2021-03-30T16:35:21Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29988Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-30T16:35:21Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo
title Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo
spellingShingle Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo
Karnopp, Lodenir Becker
Estudos surdos. Estudos culturais em educação. Cultura surda.
title_short Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo
title_full Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo
title_fullStr Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo
title_full_unstemmed Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo
title_sort Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo
author Karnopp, Lodenir Becker
author_facet Karnopp, Lodenir Becker
Pokorski, Juliana de Oliveira
author_role author
author2 Pokorski, Juliana de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Karnopp, Lodenir Becker
Pokorski, Juliana de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos surdos. Estudos culturais em educação. Cultura surda.
topic Estudos surdos. Estudos culturais em educação. Cultura surda.
description *Doutora em Linguística e Letras pela PUCRS. Pós-Doutoramento na Gallaudet University, em Washington, DC, Estados Unidos. Professora no Departamento de Estudos Especializados e no Programa de Pós-Graduação em Educação (FACED/UFRGS) da Universidade Federal do Rio Grande do SulRepresentações na literatura surda sobre modos de ser surdoResumo: Este artigo investiga representações sobre modos de ser surdo que circu­lam em narrativas produzidas em Língua Brasileira de Sinais (Libras), por acadêmicos do Curso de Letras-Libras, das turmas iniciadas em 2008. O presente estudo está vinculado aos Estudos Culturais em Educação e aos Estudos Surdos, os quais problematizam as relações de poder envolvidas na construção de significados culturais. Desse modo, os vídeos produzidos por esses acadêmicos são entendidos como artefatos culturais, os quais se constituem como recurso cultural em um território de reivindicações e de negociações de códigos culturais. Com base em pesquisa desenvolvida por uma das autoras deste artigo, intitulada Representações na literatura surda: produção da diferença surda no curso de Letras-Libras (POKOR­SKI, 2014), este artigo analisa modos de ser surdo, presentes em nove (9) narrativas sinalizadas, que tematizam as experiências surdas. Por fim, as representações apontam para práticas culturais historicamente excludentes; no entanto, enfatizam a língua de sinais e a comunidade surda como marcas de valorização de sua diferença.Palavras-chave: Estudos Surdos; Estudos Culturais em Educação, Cultura Surda.Representações na literatura surda sobre modos de ser surdoAbstract: This paper investigates representations of manners of being deaf, circulating in nar­ratives produced in Brazilian Sign Language (Libras), by academics of the Course Letters-Libras, from classes started in 2008. This study is linked to Cultural Studies in Education and Deaf Studies, which problematize the power relations involved in the construction of cultural meanings. Thus, the videos produced by these academics are understood as cultural artifacts, which are constituted as a cultural resource in a territory and claims of cultural codes negotiations. Based on research by one of the authors of this article, entitled Representations in the Deaf Literature: produc­tion of the deaf difference in Languages-Libras Course (POKORSKI, 2014), this article examines manners of being deaf, present in nine (9) narratives that analyze deaf experiences. Finally, the representations show cultural practices historically exclusionary; however, emphasize the sign language and the deaf community as recovery marks of their difference.Keywords: Deaf studies. Cultural studies in education. Deaf culture.Data de registro: 13/04/2015Data de aceite: 26/08/2015Referências:BAUMAN, Zygmunt. Comunidade - a busca por segurança no mundo atual. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.HALL, Stuart. The Work of Representation. In: HALL, Stuart (Org.). Representation: Cultural representations and Signifying Practices. Sage/Open University: London/Thousand Oaks/New Delhi, 1997.KARNOPP, Lodenir Becker. Literatura surda. Educação Temática Digital, Campinas, v.7, n. 2, p.98 - 109, Jun. 2006.KARNOPP, Lodenir B.; KLEIN, Madalena. Narrativas de professoras sobre a(s) língua(s) na educação de surdos. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 32 n. 2, p. 63 - 78. 2007.KARNOPP, Lodenir Becker; KLEIN, Madalena; LUNARDI-LAZZARIN, Márcia Lise. Produção, circulação e consumo da cultura surda brasileira. In: ______. (Org.). Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas: Editora da ULBRA, 2011. p. 15 - 28.______; SILVEIRA, Carolina Hessel. Humor na literatura surda. Educar em Revista. Curituba, Edição Especial n. 2, 2014, p. 93 - 110.MEYER, Dagmar E.; PARAÍSO, Marlucy A. Metodologias de pesquisas pós-críticas em Educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.PADDEN, Carol; HUMPHRIES, Tom. Deaf in America: Voices from a Culture. Cambridge: Harvard University Press, 1988.PINHEIRO, Daiane. Produções surdas no YouTube: consumindo a cultura. In.: KARNOPP, L.; KLEIN, M.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. (Org.). Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas: Ed. ULBRA, 2011.POKORSKI, Juliana de Oliveira. Representações na literatura surda: produção da diferença surda no curso de Letras-Libras. 2014. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação ) -Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.RUTHERFORD, Susan D. A Study of American Deaf Folklore. Bustonsville: Linstok Press, 1993.SKLIAR, Carlos. Seis perguntas sobre a questão da inclusão ou de como acabar de uma vez por todas as velhas - e novas - fronteiras em educação. Pro-posições. Campinas, v. 12, n. 2 - 3, jul./nov. 2001.SILVEIRA, Rosa Hessel. Contando histórias sobre surdos(as) e surdez. In: COSTA, Marisa Vorraber. Estudos culturais em educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema... Porto Alegre: Ed. Universidade/ UFRGS, 2000.SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. Discurso, escola e cultura: breve roteiro para pensar narrativas que circundam e constituem a educação. In: ______. (Org.). Cultura, poder e educação: um debate sobre os Estudos Culturais em Educação. Canoas: Editora da ULBRA, 2005.THOMA, Adriana da Silva. O cinema e a flutuação das representações surdas - Que drama se desenrola neste filme? Depende da perspectiva... 2002. 259f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29988
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29nEspeciala2015-p355a373
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29988
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29nEspeciala2015-p355a373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29988/18252
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Lodenir Becker Karnopp, Juliana de Oliveira Pokorski
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Lodenir Becker Karnopp, Juliana de Oliveira Pokorski
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 29 n. n.ESP (2015): v.29 n. Especial 2015; 355-373
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355384335925248