Norbert Elias e Mozart como outsiders: memórias de infância e figuração social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarat, Magda
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Suttana, Renato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3587
Resumo: Inspirando-se na obra teórica de Norbert Elias, as ciências humanas têm avançado nos diferentes contextos investigativos, com desdobramentos importantes e variados. O presente artigo é um recorte de pesquisas que temos desenvolvido sobre temas como memória, infância e literatura, com base numa fundamentação teórica elisiana. Particularmente, temos recorrido às contribuições desse pensador para tratar, em especial, os temas da educação e da formação dos indivíduos desde a infância. Neste artigo, utilizando como fontes as obras do próprio Elias e textos biográficos de comentadores, buscaremos elementos que ajudem a compreender a pessoa desse sociólogo brilhante, que no entanto foi considerado um outsider ao longo de sua trajetória humana e intelectual. Sugestionados pelo livro Mozart: sociologia de um gênio, no qual Elias, ao escrever sobre o músico austríaco, revela traços de sua própria personalidade, queremos analisar e enfocar essa trajetória, com ênfase especial nas memórias de infância, às quais Elias recorre para externar suas percepções sobre os outsiders, tema fundamental de suas postulações. Estudaremos também o modo como o conceito de outsider, na modernidade, indica o lugar social do indivíduo no processo civilizador e nos diferentes grupos, marcando as trajetórias coletivas e individuais dos seres humanos. Palavras chave: Norbert Elias — Memória — Infância — Estabelecidos e Outsiders
id METO-3_88d60fb0771f9184e50c509fcedcd67a
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3587
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Norbert Elias e Mozart como outsiders: memórias de infância e figuração socialEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO; HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO;Inspirando-se na obra teórica de Norbert Elias, as ciências humanas têm avançado nos diferentes contextos investigativos, com desdobramentos importantes e variados. O presente artigo é um recorte de pesquisas que temos desenvolvido sobre temas como memória, infância e literatura, com base numa fundamentação teórica elisiana. Particularmente, temos recorrido às contribuições desse pensador para tratar, em especial, os temas da educação e da formação dos indivíduos desde a infância. Neste artigo, utilizando como fontes as obras do próprio Elias e textos biográficos de comentadores, buscaremos elementos que ajudem a compreender a pessoa desse sociólogo brilhante, que no entanto foi considerado um outsider ao longo de sua trajetória humana e intelectual. Sugestionados pelo livro Mozart: sociologia de um gênio, no qual Elias, ao escrever sobre o músico austríaco, revela traços de sua própria personalidade, queremos analisar e enfocar essa trajetória, com ênfase especial nas memórias de infância, às quais Elias recorre para externar suas percepções sobre os outsiders, tema fundamental de suas postulações. Estudaremos também o modo como o conceito de outsider, na modernidade, indica o lugar social do indivíduo no processo civilizador e nos diferentes grupos, marcando as trajetórias coletivas e individuais dos seres humanos. Palavras chave: Norbert Elias — Memória — Infância — Estabelecidos e OutsidersUniversidade Metodista de PiracicabaCAPES/FUNDECTSarat, MagdaSuttana, Renato2017-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/358710.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p213-236Comunicações; v. 24, n. 3 (2017); 213-2362238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3587/2111BRASILSECULO XXEDUCAÇÃODireitos autorais 2018 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T12:00:14Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3587Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-01-29T12:00:14Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Norbert Elias e Mozart como outsiders: memórias de infância e figuração social
title Norbert Elias e Mozart como outsiders: memórias de infância e figuração social
spellingShingle Norbert Elias e Mozart como outsiders: memórias de infância e figuração social
Sarat, Magda
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO; HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO;
title_short Norbert Elias e Mozart como outsiders: memórias de infância e figuração social
title_full Norbert Elias e Mozart como outsiders: memórias de infância e figuração social
title_fullStr Norbert Elias e Mozart como outsiders: memórias de infância e figuração social
title_full_unstemmed Norbert Elias e Mozart como outsiders: memórias de infância e figuração social
title_sort Norbert Elias e Mozart como outsiders: memórias de infância e figuração social
author Sarat, Magda
author_facet Sarat, Magda
Suttana, Renato
author_role author
author2 Suttana, Renato
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES/FUNDECT
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarat, Magda
Suttana, Renato
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO; HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO;
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO; HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO;
description Inspirando-se na obra teórica de Norbert Elias, as ciências humanas têm avançado nos diferentes contextos investigativos, com desdobramentos importantes e variados. O presente artigo é um recorte de pesquisas que temos desenvolvido sobre temas como memória, infância e literatura, com base numa fundamentação teórica elisiana. Particularmente, temos recorrido às contribuições desse pensador para tratar, em especial, os temas da educação e da formação dos indivíduos desde a infância. Neste artigo, utilizando como fontes as obras do próprio Elias e textos biográficos de comentadores, buscaremos elementos que ajudem a compreender a pessoa desse sociólogo brilhante, que no entanto foi considerado um outsider ao longo de sua trajetória humana e intelectual. Sugestionados pelo livro Mozart: sociologia de um gênio, no qual Elias, ao escrever sobre o músico austríaco, revela traços de sua própria personalidade, queremos analisar e enfocar essa trajetória, com ênfase especial nas memórias de infância, às quais Elias recorre para externar suas percepções sobre os outsiders, tema fundamental de suas postulações. Estudaremos também o modo como o conceito de outsider, na modernidade, indica o lugar social do indivíduo no processo civilizador e nos diferentes grupos, marcando as trajetórias coletivas e individuais dos seres humanos. Palavras chave: Norbert Elias — Memória — Infância — Estabelecidos e Outsiders
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3587
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p213-236
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3587
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p213-236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3587/2111
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv BRASIL
SECULO XX
EDUCAÇÃO
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 24, n. 3 (2017); 213-236
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021910192128