Norbert Elias e Mozart como outsiders: memórias de infância e figuração social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3587 |
Resumo: | Inspirando-se na obra teórica de Norbert Elias, as ciências humanas têm avançado nos diferentes contextos investigativos, com desdobramentos importantes e variados. O presente artigo é um recorte de pesquisas que temos desenvolvido sobre temas como memória, infância e literatura, com base numa fundamentação teórica elisiana. Particularmente, temos recorrido às contribuições desse pensador para tratar, em especial, os temas da educação e da formação dos indivíduos desde a infância. Neste artigo, utilizando como fontes as obras do próprio Elias e textos biográficos de comentadores, buscaremos elementos que ajudem a compreender a pessoa desse sociólogo brilhante, que no entanto foi considerado um outsider ao longo de sua trajetória humana e intelectual. Sugestionados pelo livro Mozart: sociologia de um gênio, no qual Elias, ao escrever sobre o músico austríaco, revela traços de sua própria personalidade, queremos analisar e enfocar essa trajetória, com ênfase especial nas memórias de infância, às quais Elias recorre para externar suas percepções sobre os outsiders, tema fundamental de suas postulações. Estudaremos também o modo como o conceito de outsider, na modernidade, indica o lugar social do indivíduo no processo civilizador e nos diferentes grupos, marcando as trajetórias coletivas e individuais dos seres humanos. Palavras chave: Norbert Elias — Memória — Infância — Estabelecidos e Outsiders |
id |
METO-3_88d60fb0771f9184e50c509fcedcd67a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3587 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Norbert Elias e Mozart como outsiders: memórias de infância e figuração socialEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO; HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO;Inspirando-se na obra teórica de Norbert Elias, as ciências humanas têm avançado nos diferentes contextos investigativos, com desdobramentos importantes e variados. O presente artigo é um recorte de pesquisas que temos desenvolvido sobre temas como memória, infância e literatura, com base numa fundamentação teórica elisiana. Particularmente, temos recorrido às contribuições desse pensador para tratar, em especial, os temas da educação e da formação dos indivíduos desde a infância. Neste artigo, utilizando como fontes as obras do próprio Elias e textos biográficos de comentadores, buscaremos elementos que ajudem a compreender a pessoa desse sociólogo brilhante, que no entanto foi considerado um outsider ao longo de sua trajetória humana e intelectual. Sugestionados pelo livro Mozart: sociologia de um gênio, no qual Elias, ao escrever sobre o músico austríaco, revela traços de sua própria personalidade, queremos analisar e enfocar essa trajetória, com ênfase especial nas memórias de infância, às quais Elias recorre para externar suas percepções sobre os outsiders, tema fundamental de suas postulações. Estudaremos também o modo como o conceito de outsider, na modernidade, indica o lugar social do indivíduo no processo civilizador e nos diferentes grupos, marcando as trajetórias coletivas e individuais dos seres humanos. Palavras chave: Norbert Elias — Memória — Infância — Estabelecidos e OutsidersUniversidade Metodista de PiracicabaCAPES/FUNDECTSarat, MagdaSuttana, Renato2017-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/358710.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p213-236Comunicações; v. 24, n. 3 (2017); 213-2362238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3587/2111BRASILSECULO XXEDUCAÇÃODireitos autorais 2018 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T12:00:14Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3587Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-01-29T12:00:14Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Norbert Elias e Mozart como outsiders: memórias de infância e figuração social |
title |
Norbert Elias e Mozart como outsiders: memórias de infância e figuração social |
spellingShingle |
Norbert Elias e Mozart como outsiders: memórias de infância e figuração social Sarat, Magda EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO; HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO; |
title_short |
Norbert Elias e Mozart como outsiders: memórias de infância e figuração social |
title_full |
Norbert Elias e Mozart como outsiders: memórias de infância e figuração social |
title_fullStr |
Norbert Elias e Mozart como outsiders: memórias de infância e figuração social |
title_full_unstemmed |
Norbert Elias e Mozart como outsiders: memórias de infância e figuração social |
title_sort |
Norbert Elias e Mozart como outsiders: memórias de infância e figuração social |
author |
Sarat, Magda |
author_facet |
Sarat, Magda Suttana, Renato |
author_role |
author |
author2 |
Suttana, Renato |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES/FUNDECT |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sarat, Magda Suttana, Renato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO; HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO; |
topic |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO; HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO; |
description |
Inspirando-se na obra teórica de Norbert Elias, as ciências humanas têm avançado nos diferentes contextos investigativos, com desdobramentos importantes e variados. O presente artigo é um recorte de pesquisas que temos desenvolvido sobre temas como memória, infância e literatura, com base numa fundamentação teórica elisiana. Particularmente, temos recorrido às contribuições desse pensador para tratar, em especial, os temas da educação e da formação dos indivíduos desde a infância. Neste artigo, utilizando como fontes as obras do próprio Elias e textos biográficos de comentadores, buscaremos elementos que ajudem a compreender a pessoa desse sociólogo brilhante, que no entanto foi considerado um outsider ao longo de sua trajetória humana e intelectual. Sugestionados pelo livro Mozart: sociologia de um gênio, no qual Elias, ao escrever sobre o músico austríaco, revela traços de sua própria personalidade, queremos analisar e enfocar essa trajetória, com ênfase especial nas memórias de infância, às quais Elias recorre para externar suas percepções sobre os outsiders, tema fundamental de suas postulações. Estudaremos também o modo como o conceito de outsider, na modernidade, indica o lugar social do indivíduo no processo civilizador e nos diferentes grupos, marcando as trajetórias coletivas e individuais dos seres humanos. Palavras chave: Norbert Elias — Memória — Infância — Estabelecidos e Outsiders |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3587 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p213-236 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3587 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p213-236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3587/2111 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
BRASIL SECULO XX EDUCAÇÃO |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 24, n. 3 (2017); 213-236 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021910192128 |