A interdisciplinaridade no estágio supervisionado: (in) congruências na prática escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/9946763 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as (in) congruências encontradas na práxis interdisciplinar no Estágio Supervisionado em Educação Infantil. O contexto da pesquisa foi o Curso de Pedagogia da UVA, Ceará, e nas escolas públicas de um município cuja proposta pedagógica enfatiza avaliação externa no Infantil V e os eixos de Linguagens e Códigos. Pesquisa de abordagem qualitativa. Devido à ausência de documentação escrita e/ou virtual sobre currículo recentemente formulada, recorremos à entrevista com a coordenadora da Educação Infantil no supracitado local de pesquisa. Além deste instrumento metodológico, incluímos aplicação de questionário com 43 acadêmicas do sétimo e do oitavo períodos. Os resultados apontam como incongruências: a dificuldade inicial na aceitação dos estagiários pelos gestores e professores; a aplicação das provas externas no mesmo período do estágio nas turmas do Infantil V; a exigência de mudança na estrutura e nos temas dos projetos para adequação aos eixos de Linguagens e Códigos, entre outros. Por outro lado, reconhecemos como congruências: a criação de um espaço de diálogo com as professoras e gestoras escolares; aceitação e fortalecimento das práticas lúdicas; a superação da fragmentação de conhecimentos, de forma a contribuir significativamente na formação das (os) pedagogas (os), aliando teoria e prática. |
id |
METO-3_89c1c3cce8859bcffba4dc5b6db30e1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/9946763 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
A interdisciplinaridade no estágio supervisionado: (in) congruências na prática escolarEducaçãoInterdisciplinaridade; Estágio Supervisionado; Educação Infantil; Projeto Pedagógico.O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as (in) congruências encontradas na práxis interdisciplinar no Estágio Supervisionado em Educação Infantil. O contexto da pesquisa foi o Curso de Pedagogia da UVA, Ceará, e nas escolas públicas de um município cuja proposta pedagógica enfatiza avaliação externa no Infantil V e os eixos de Linguagens e Códigos. Pesquisa de abordagem qualitativa. Devido à ausência de documentação escrita e/ou virtual sobre currículo recentemente formulada, recorremos à entrevista com a coordenadora da Educação Infantil no supracitado local de pesquisa. Além deste instrumento metodológico, incluímos aplicação de questionário com 43 acadêmicas do sétimo e do oitavo períodos. Os resultados apontam como incongruências: a dificuldade inicial na aceitação dos estagiários pelos gestores e professores; a aplicação das provas externas no mesmo período do estágio nas turmas do Infantil V; a exigência de mudança na estrutura e nos temas dos projetos para adequação aos eixos de Linguagens e Códigos, entre outros. Por outro lado, reconhecemos como congruências: a criação de um espaço de diálogo com as professoras e gestoras escolares; aceitação e fortalecimento das práticas lúdicas; a superação da fragmentação de conhecimentos, de forma a contribuir significativamente na formação das (os) pedagogas (os), aliando teoria e prática.Universidade Metodista de PiracicabaAstigarraga, Andrea AbreuVieira Sabóia, Railane Bento2021-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/994676310.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p139-156Comunicações; v. 28, n. 2 (2021); 139-1562238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/9946763/2586BrasilBrasil contemporâneoQuestionário com universitárias da pedagogiaDireitos autorais 2021 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-19T18:08:20Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/9946763Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2021-12-19T18:08:20Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interdisciplinaridade no estágio supervisionado: (in) congruências na prática escolar |
title |
A interdisciplinaridade no estágio supervisionado: (in) congruências na prática escolar |
spellingShingle |
A interdisciplinaridade no estágio supervisionado: (in) congruências na prática escolar Astigarraga, Andrea Abreu Educação Interdisciplinaridade; Estágio Supervisionado; Educação Infantil; Projeto Pedagógico. |
title_short |
A interdisciplinaridade no estágio supervisionado: (in) congruências na prática escolar |
title_full |
A interdisciplinaridade no estágio supervisionado: (in) congruências na prática escolar |
title_fullStr |
A interdisciplinaridade no estágio supervisionado: (in) congruências na prática escolar |
title_full_unstemmed |
A interdisciplinaridade no estágio supervisionado: (in) congruências na prática escolar |
title_sort |
A interdisciplinaridade no estágio supervisionado: (in) congruências na prática escolar |
author |
Astigarraga, Andrea Abreu |
author_facet |
Astigarraga, Andrea Abreu Vieira Sabóia, Railane Bento |
author_role |
author |
author2 |
Vieira Sabóia, Railane Bento |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Astigarraga, Andrea Abreu Vieira Sabóia, Railane Bento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Interdisciplinaridade; Estágio Supervisionado; Educação Infantil; Projeto Pedagógico. |
topic |
Educação Interdisciplinaridade; Estágio Supervisionado; Educação Infantil; Projeto Pedagógico. |
description |
O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as (in) congruências encontradas na práxis interdisciplinar no Estágio Supervisionado em Educação Infantil. O contexto da pesquisa foi o Curso de Pedagogia da UVA, Ceará, e nas escolas públicas de um município cuja proposta pedagógica enfatiza avaliação externa no Infantil V e os eixos de Linguagens e Códigos. Pesquisa de abordagem qualitativa. Devido à ausência de documentação escrita e/ou virtual sobre currículo recentemente formulada, recorremos à entrevista com a coordenadora da Educação Infantil no supracitado local de pesquisa. Além deste instrumento metodológico, incluímos aplicação de questionário com 43 acadêmicas do sétimo e do oitavo períodos. Os resultados apontam como incongruências: a dificuldade inicial na aceitação dos estagiários pelos gestores e professores; a aplicação das provas externas no mesmo período do estágio nas turmas do Infantil V; a exigência de mudança na estrutura e nos temas dos projetos para adequação aos eixos de Linguagens e Códigos, entre outros. Por outro lado, reconhecemos como congruências: a criação de um espaço de diálogo com as professoras e gestoras escolares; aceitação e fortalecimento das práticas lúdicas; a superação da fragmentação de conhecimentos, de forma a contribuir significativamente na formação das (os) pedagogas (os), aliando teoria e prática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/9946763 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p139-156 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/9946763 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p139-156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/9946763/2586 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Brasil contemporâneo Questionário com universitárias da pedagogia |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 28, n. 2 (2021); 139-156 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020722155520 |