A interdisciplinaridade no estágio supervisionado: (in) congruências na prática escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Astigarraga, Andrea Abreu
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vieira Sabóia, Railane Bento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/9946763
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as (in) congruências encontradas na práxis interdisciplinar no Estágio Supervisionado em Educação Infantil. O contexto da pesquisa foi o Curso de Pedagogia da UVA, Ceará, e nas escolas públicas de um município cuja proposta pedagógica enfatiza avaliação externa no Infantil V e os eixos de Linguagens e Códigos. Pesquisa de abordagem qualitativa. Devido à ausência de documentação escrita e/ou virtual sobre currículo recentemente formulada, recorremos à entrevista com a coordenadora da Educação Infantil no supracitado local de pesquisa. Além deste instrumento metodológico, incluímos aplicação de questionário com 43 acadêmicas do sétimo e do oitavo períodos.  Os resultados apontam como incongruências: a dificuldade inicial na aceitação dos estagiários pelos gestores e professores; a aplicação das provas externas no mesmo período do estágio nas turmas do Infantil V; a exigência de mudança na estrutura e nos temas dos projetos para adequação aos eixos de Linguagens e Códigos, entre outros.  Por outro lado, reconhecemos como congruências: a criação de um espaço de diálogo com as professoras e gestoras escolares; aceitação e fortalecimento das práticas lúdicas; a superação da fragmentação de conhecimentos, de forma a contribuir significativamente na formação das (os) pedagogas (os), aliando teoria e prática.
id METO-3_89c1c3cce8859bcffba4dc5b6db30e1a
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/9946763
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling A interdisciplinaridade no estágio supervisionado: (in) congruências na prática escolarEducaçãoInterdisciplinaridade; Estágio Supervisionado; Educação Infantil; Projeto Pedagógico.O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as (in) congruências encontradas na práxis interdisciplinar no Estágio Supervisionado em Educação Infantil. O contexto da pesquisa foi o Curso de Pedagogia da UVA, Ceará, e nas escolas públicas de um município cuja proposta pedagógica enfatiza avaliação externa no Infantil V e os eixos de Linguagens e Códigos. Pesquisa de abordagem qualitativa. Devido à ausência de documentação escrita e/ou virtual sobre currículo recentemente formulada, recorremos à entrevista com a coordenadora da Educação Infantil no supracitado local de pesquisa. Além deste instrumento metodológico, incluímos aplicação de questionário com 43 acadêmicas do sétimo e do oitavo períodos.  Os resultados apontam como incongruências: a dificuldade inicial na aceitação dos estagiários pelos gestores e professores; a aplicação das provas externas no mesmo período do estágio nas turmas do Infantil V; a exigência de mudança na estrutura e nos temas dos projetos para adequação aos eixos de Linguagens e Códigos, entre outros.  Por outro lado, reconhecemos como congruências: a criação de um espaço de diálogo com as professoras e gestoras escolares; aceitação e fortalecimento das práticas lúdicas; a superação da fragmentação de conhecimentos, de forma a contribuir significativamente na formação das (os) pedagogas (os), aliando teoria e prática.Universidade Metodista de PiracicabaAstigarraga, Andrea AbreuVieira Sabóia, Railane Bento2021-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/994676310.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p139-156Comunicações; v. 28, n. 2 (2021); 139-1562238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/9946763/2586BrasilBrasil contemporâneoQuestionário com universitárias da pedagogiaDireitos autorais 2021 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-19T18:08:20Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/9946763Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2021-12-19T18:08:20Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A interdisciplinaridade no estágio supervisionado: (in) congruências na prática escolar
title A interdisciplinaridade no estágio supervisionado: (in) congruências na prática escolar
spellingShingle A interdisciplinaridade no estágio supervisionado: (in) congruências na prática escolar
Astigarraga, Andrea Abreu
Educação
Interdisciplinaridade; Estágio Supervisionado; Educação Infantil; Projeto Pedagógico.
title_short A interdisciplinaridade no estágio supervisionado: (in) congruências na prática escolar
title_full A interdisciplinaridade no estágio supervisionado: (in) congruências na prática escolar
title_fullStr A interdisciplinaridade no estágio supervisionado: (in) congruências na prática escolar
title_full_unstemmed A interdisciplinaridade no estágio supervisionado: (in) congruências na prática escolar
title_sort A interdisciplinaridade no estágio supervisionado: (in) congruências na prática escolar
author Astigarraga, Andrea Abreu
author_facet Astigarraga, Andrea Abreu
Vieira Sabóia, Railane Bento
author_role author
author2 Vieira Sabóia, Railane Bento
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Astigarraga, Andrea Abreu
Vieira Sabóia, Railane Bento
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Interdisciplinaridade; Estágio Supervisionado; Educação Infantil; Projeto Pedagógico.
topic Educação
Interdisciplinaridade; Estágio Supervisionado; Educação Infantil; Projeto Pedagógico.
description O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as (in) congruências encontradas na práxis interdisciplinar no Estágio Supervisionado em Educação Infantil. O contexto da pesquisa foi o Curso de Pedagogia da UVA, Ceará, e nas escolas públicas de um município cuja proposta pedagógica enfatiza avaliação externa no Infantil V e os eixos de Linguagens e Códigos. Pesquisa de abordagem qualitativa. Devido à ausência de documentação escrita e/ou virtual sobre currículo recentemente formulada, recorremos à entrevista com a coordenadora da Educação Infantil no supracitado local de pesquisa. Além deste instrumento metodológico, incluímos aplicação de questionário com 43 acadêmicas do sétimo e do oitavo períodos.  Os resultados apontam como incongruências: a dificuldade inicial na aceitação dos estagiários pelos gestores e professores; a aplicação das provas externas no mesmo período do estágio nas turmas do Infantil V; a exigência de mudança na estrutura e nos temas dos projetos para adequação aos eixos de Linguagens e Códigos, entre outros.  Por outro lado, reconhecemos como congruências: a criação de um espaço de diálogo com as professoras e gestoras escolares; aceitação e fortalecimento das práticas lúdicas; a superação da fragmentação de conhecimentos, de forma a contribuir significativamente na formação das (os) pedagogas (os), aliando teoria e prática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/9946763
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p139-156
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/9946763
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p139-156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/9946763/2586
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Brasil contemporâneo
Questionário com universitárias da pedagogia
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 28, n. 2 (2021); 139-156
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576020722155520