As vivências e das experiências: narrativas de uma proposta de estágio supervisionado na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Cicera
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Sales, José Albio Moreira de, Franco, Marcos Aurélio Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32408
Resumo: This text takes the category space of the preschools as study element. It constitutes an account of experience of a day care center space transformation developed by the students of the practical discipline Foundation of Early Childhood Education, in Pedagogy Course of the Universidade Regional do Cariri (Urca). The institution of Early Childhood Education was taken as locus of investigation, reflection and action, demarcating the study methodology. The work showed right possibilities of space transformations in pedagogic elements which are capable to contribute for the process of children development, and also reiterated the importance of relation theorypractice as guiding of teacher training process, from students and teacher’s testimonials who participated of the work.
id UFC-7_8a68b388fd8fd53dd215c983533e459d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/32408
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling As vivências e das experiências: narrativas de uma proposta de estágio supervisionado na educação infantilPrática PedagógicaEducação InfantilFormação DocenteEstágio SupervisionadoExperiência PedagógicaThis text takes the category space of the preschools as study element. It constitutes an account of experience of a day care center space transformation developed by the students of the practical discipline Foundation of Early Childhood Education, in Pedagogy Course of the Universidade Regional do Cariri (Urca). The institution of Early Childhood Education was taken as locus of investigation, reflection and action, demarcating the study methodology. The work showed right possibilities of space transformations in pedagogic elements which are capable to contribute for the process of children development, and also reiterated the importance of relation theorypractice as guiding of teacher training process, from students and teacher’s testimonials who participated of the work.O presente texto toma a categoria espaço das escolas de educação infantil como elemento de estudo. Constitui-se de um relato da experiência de transformação do espaço de uma creche desenvolvida pelos alunos da disciplina Prática de fundamentos da educação infantil do curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri (Urca). A instituição de educação infantil foi tomada como locus de investigação, reflexão e ação, demarcando a metodologia do estudo. O trabalho apontou possibilidades concretas de transformação do espaço em elemento pedagógico capaz de contribuir para o processo de desenvolvimento das crianças, bem como reiterou a importância da relação teoria-prática como eixo norteador do processo de formação docente, com base nos depoimentos dos alunos e professores que participaram do trabalho.Revista Ensino Em Re-Vista2018-05-29T18:55:33Z2018-05-29T18:55:33Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNUNES, Cicera; SALES, José Albio Moreira de; FRANCO, Marcos Aurélio moreira. As vivências e das experiências: narrativas de uma proposta de estágio supervisionado na educação infantil. Revista Ensino Em Re-Vista, São Paulo, v. 21, n. 2, p. 273-284, jul./dez. 2014.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32408Nunes, CiceraSales, José Albio Moreira deFranco, Marcos Aurélio Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T14:15:21Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/32408Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-12-11T14:15:21Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv As vivências e das experiências: narrativas de uma proposta de estágio supervisionado na educação infantil
title As vivências e das experiências: narrativas de uma proposta de estágio supervisionado na educação infantil
spellingShingle As vivências e das experiências: narrativas de uma proposta de estágio supervisionado na educação infantil
Nunes, Cicera
Prática Pedagógica
Educação Infantil
Formação Docente
Estágio Supervisionado
Experiência Pedagógica
title_short As vivências e das experiências: narrativas de uma proposta de estágio supervisionado na educação infantil
title_full As vivências e das experiências: narrativas de uma proposta de estágio supervisionado na educação infantil
title_fullStr As vivências e das experiências: narrativas de uma proposta de estágio supervisionado na educação infantil
title_full_unstemmed As vivências e das experiências: narrativas de uma proposta de estágio supervisionado na educação infantil
title_sort As vivências e das experiências: narrativas de uma proposta de estágio supervisionado na educação infantil
author Nunes, Cicera
author_facet Nunes, Cicera
Sales, José Albio Moreira de
Franco, Marcos Aurélio Moreira
author_role author
author2 Sales, José Albio Moreira de
Franco, Marcos Aurélio Moreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Cicera
Sales, José Albio Moreira de
Franco, Marcos Aurélio Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Pedagógica
Educação Infantil
Formação Docente
Estágio Supervisionado
Experiência Pedagógica
topic Prática Pedagógica
Educação Infantil
Formação Docente
Estágio Supervisionado
Experiência Pedagógica
description This text takes the category space of the preschools as study element. It constitutes an account of experience of a day care center space transformation developed by the students of the practical discipline Foundation of Early Childhood Education, in Pedagogy Course of the Universidade Regional do Cariri (Urca). The institution of Early Childhood Education was taken as locus of investigation, reflection and action, demarcating the study methodology. The work showed right possibilities of space transformations in pedagogic elements which are capable to contribute for the process of children development, and also reiterated the importance of relation theorypractice as guiding of teacher training process, from students and teacher’s testimonials who participated of the work.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2018-05-29T18:55:33Z
2018-05-29T18:55:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NUNES, Cicera; SALES, José Albio Moreira de; FRANCO, Marcos Aurélio moreira. As vivências e das experiências: narrativas de uma proposta de estágio supervisionado na educação infantil. Revista Ensino Em Re-Vista, São Paulo, v. 21, n. 2, p. 273-284, jul./dez. 2014.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32408
identifier_str_mv NUNES, Cicera; SALES, José Albio Moreira de; FRANCO, Marcos Aurélio moreira. As vivências e das experiências: narrativas de uma proposta de estágio supervisionado na educação infantil. Revista Ensino Em Re-Vista, São Paulo, v. 21, n. 2, p. 273-284, jul./dez. 2014.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Ensino Em Re-Vista
publisher.none.fl_str_mv Revista Ensino Em Re-Vista
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1825332127100567552