Modelos escolares para formação de professores no Estado de São Paulo (1897-1921): o poder à luz de Norbert Elias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Honorato, Tony
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2175
Resumo: A partir da interação entre realidade empírica e o conceito de poder proposto por Norbert Elias, o texto objetiva problematizar a existência, concomitantemente, de dois modelos de formação de professores no Estado de São Paulo/Brasil: o complementarista e o normalista (1897-1921). Tais modelos não foram dualidades antagônicas, e sim produtores de relações de interdependências humanas e pedagógicas. Como fontes históricas, têm-se a legislação da instrução pública paulista e impressos da administração escolar.
id METO-3_8ae5aaa0ce8be4dfe6f1f7036116412e
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2175
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Modelos escolares para formação de professores no Estado de São Paulo (1897-1921): o poder à luz de Norbert EliasFormação de professores; Escola; Poder; São PauloA partir da interação entre realidade empírica e o conceito de poder proposto por Norbert Elias, o texto objetiva problematizar a existência, concomitantemente, de dois modelos de formação de professores no Estado de São Paulo/Brasil: o complementarista e o normalista (1897-1921). Tais modelos não foram dualidades antagônicas, e sim produtores de relações de interdependências humanas e pedagógicas. Como fontes históricas, têm-se a legislação da instrução pública paulista e impressos da administração escolar.Universidade Metodista de PiracicabaFundação AraucáriaHonorato, Tony2015-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/217510.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p123-136Comunicações; v. 22, n. 2 (2015); 123-1362238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2175/1560Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-08T14:24:47Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2175Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-08T14:24:47Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos escolares para formação de professores no Estado de São Paulo (1897-1921): o poder à luz de Norbert Elias
title Modelos escolares para formação de professores no Estado de São Paulo (1897-1921): o poder à luz de Norbert Elias
spellingShingle Modelos escolares para formação de professores no Estado de São Paulo (1897-1921): o poder à luz de Norbert Elias
Honorato, Tony
Formação de professores; Escola; Poder; São Paulo
title_short Modelos escolares para formação de professores no Estado de São Paulo (1897-1921): o poder à luz de Norbert Elias
title_full Modelos escolares para formação de professores no Estado de São Paulo (1897-1921): o poder à luz de Norbert Elias
title_fullStr Modelos escolares para formação de professores no Estado de São Paulo (1897-1921): o poder à luz de Norbert Elias
title_full_unstemmed Modelos escolares para formação de professores no Estado de São Paulo (1897-1921): o poder à luz de Norbert Elias
title_sort Modelos escolares para formação de professores no Estado de São Paulo (1897-1921): o poder à luz de Norbert Elias
author Honorato, Tony
author_facet Honorato, Tony
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação Araucária
dc.contributor.author.fl_str_mv Honorato, Tony
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores; Escola; Poder; São Paulo
topic Formação de professores; Escola; Poder; São Paulo
description A partir da interação entre realidade empírica e o conceito de poder proposto por Norbert Elias, o texto objetiva problematizar a existência, concomitantemente, de dois modelos de formação de professores no Estado de São Paulo/Brasil: o complementarista e o normalista (1897-1921). Tais modelos não foram dualidades antagônicas, e sim produtores de relações de interdependências humanas e pedagógicas. Como fontes históricas, têm-se a legislação da instrução pública paulista e impressos da administração escolar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2175
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p123-136
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2175
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p123-136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2175/1560
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 22, n. 2 (2015); 123-136
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576022614835200