Modelos escolares para formação de professores no Estado de São Paulo (1897-1921): o poder à luz de Norbert Elias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2175 |
Resumo: | A partir da interação entre realidade empírica e o conceito de poder proposto por Norbert Elias, o texto objetiva problematizar a existência, concomitantemente, de dois modelos de formação de professores no Estado de São Paulo/Brasil: o complementarista e o normalista (1897-1921). Tais modelos não foram dualidades antagônicas, e sim produtores de relações de interdependências humanas e pedagógicas. Como fontes históricas, têm-se a legislação da instrução pública paulista e impressos da administração escolar. |
id |
METO-3_8ae5aaa0ce8be4dfe6f1f7036116412e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2175 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelos escolares para formação de professores no Estado de São Paulo (1897-1921): o poder à luz de Norbert EliasFormação de professores; Escola; Poder; São PauloA partir da interação entre realidade empírica e o conceito de poder proposto por Norbert Elias, o texto objetiva problematizar a existência, concomitantemente, de dois modelos de formação de professores no Estado de São Paulo/Brasil: o complementarista e o normalista (1897-1921). Tais modelos não foram dualidades antagônicas, e sim produtores de relações de interdependências humanas e pedagógicas. Como fontes históricas, têm-se a legislação da instrução pública paulista e impressos da administração escolar.Universidade Metodista de PiracicabaFundação AraucáriaHonorato, Tony2015-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/217510.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p123-136Comunicações; v. 22, n. 2 (2015); 123-1362238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2175/1560Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-08T14:24:47Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2175Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-08T14:24:47Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelos escolares para formação de professores no Estado de São Paulo (1897-1921): o poder à luz de Norbert Elias |
title |
Modelos escolares para formação de professores no Estado de São Paulo (1897-1921): o poder à luz de Norbert Elias |
spellingShingle |
Modelos escolares para formação de professores no Estado de São Paulo (1897-1921): o poder à luz de Norbert Elias Honorato, Tony Formação de professores; Escola; Poder; São Paulo |
title_short |
Modelos escolares para formação de professores no Estado de São Paulo (1897-1921): o poder à luz de Norbert Elias |
title_full |
Modelos escolares para formação de professores no Estado de São Paulo (1897-1921): o poder à luz de Norbert Elias |
title_fullStr |
Modelos escolares para formação de professores no Estado de São Paulo (1897-1921): o poder à luz de Norbert Elias |
title_full_unstemmed |
Modelos escolares para formação de professores no Estado de São Paulo (1897-1921): o poder à luz de Norbert Elias |
title_sort |
Modelos escolares para formação de professores no Estado de São Paulo (1897-1921): o poder à luz de Norbert Elias |
author |
Honorato, Tony |
author_facet |
Honorato, Tony |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação Araucária |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Honorato, Tony |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores; Escola; Poder; São Paulo |
topic |
Formação de professores; Escola; Poder; São Paulo |
description |
A partir da interação entre realidade empírica e o conceito de poder proposto por Norbert Elias, o texto objetiva problematizar a existência, concomitantemente, de dois modelos de formação de professores no Estado de São Paulo/Brasil: o complementarista e o normalista (1897-1921). Tais modelos não foram dualidades antagônicas, e sim produtores de relações de interdependências humanas e pedagógicas. Como fontes históricas, têm-se a legislação da instrução pública paulista e impressos da administração escolar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2175 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p123-136 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2175 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p123-136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2175/1560 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 22, n. 2 (2015); 123-136 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576022614835200 |