Socialização, experiências e agentes-interlocutores na formação do estudante universitário: interfaces da produtividade acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maísa Aparecida
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fernandes, Maria Cristina Silveira Galan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2673
Resumo: O trabalho objetiva analisar os impactos da produtividade acadêmica na formação dos estudantes, problematizando-se as dimensões social, ética e política da universidade, direcionadas para seus espaços de socialização e formação. A pesquisa foi realizada com 120 estudantes de graduação dos Centros de Ciências Biológicas, Humanas e Exatas de uma instituição federal de ensino superior brasileira que responderam a um questionário. Posteriormente, 10% desses estudantes realizaram entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi balizada em Bourdieu e em perspectivas críticas de educação. A universidade legitima e reproduz as relações de dominação social, incidindo na maneira pela qual a trajetória escolar do estudante influencia na dinâmica de suas atividades na universidade, condicionando as escolhas e as atitudes no desenvolvimento de sua formação pessoal e profissional. Conclui-se que os estudantes têm incorporado a prática de produção do conhecimento que segue a lógica do trabalho intensificado e produtivista dos professores universitários, orientada pela mercantilização do conhecimento no contexto das políticas neoliberais. A atividade do estudante se reduz à atuação acadêmico-científica, com baixo índice de participação em grupos sociais de universitários. Palavras-chave: Produtividade do Ensino Superior; Estudante Universitário; Formação Acadêmica.
id METO-3_8c98999ff70a49e7c1c14c76208af9d2
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2673
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Socialização, experiências e agentes-interlocutores na formação do estudante universitário: interfaces da produtividade acadêmicaEducaçãoProdutividade do Ensino Superior; Estudante Universitário; Formação Acadêmica.O trabalho objetiva analisar os impactos da produtividade acadêmica na formação dos estudantes, problematizando-se as dimensões social, ética e política da universidade, direcionadas para seus espaços de socialização e formação. A pesquisa foi realizada com 120 estudantes de graduação dos Centros de Ciências Biológicas, Humanas e Exatas de uma instituição federal de ensino superior brasileira que responderam a um questionário. Posteriormente, 10% desses estudantes realizaram entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi balizada em Bourdieu e em perspectivas críticas de educação. A universidade legitima e reproduz as relações de dominação social, incidindo na maneira pela qual a trajetória escolar do estudante influencia na dinâmica de suas atividades na universidade, condicionando as escolhas e as atitudes no desenvolvimento de sua formação pessoal e profissional. Conclui-se que os estudantes têm incorporado a prática de produção do conhecimento que segue a lógica do trabalho intensificado e produtivista dos professores universitários, orientada pela mercantilização do conhecimento no contexto das políticas neoliberais. A atividade do estudante se reduz à atuação acadêmico-científica, com baixo índice de participação em grupos sociais de universitários. Palavras-chave: Produtividade do Ensino Superior; Estudante Universitário; Formação Acadêmica.Universidade Metodista de PiracicabaFapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.Oliveira, Maísa AparecidaFernandes, Maria Cristina Silveira Galan2016-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/267310.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p93-107Comunicações; v. 23, n. 2 (2016); 93-1072238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2673/1788AméricaCronológicaPesquisa de Campo; Estudantes Universitários.Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-13T17:30:31Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2673Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-02-13T17:30:31Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Socialização, experiências e agentes-interlocutores na formação do estudante universitário: interfaces da produtividade acadêmica
title Socialização, experiências e agentes-interlocutores na formação do estudante universitário: interfaces da produtividade acadêmica
spellingShingle Socialização, experiências e agentes-interlocutores na formação do estudante universitário: interfaces da produtividade acadêmica
Oliveira, Maísa Aparecida
Educação
Produtividade do Ensino Superior; Estudante Universitário; Formação Acadêmica.
title_short Socialização, experiências e agentes-interlocutores na formação do estudante universitário: interfaces da produtividade acadêmica
title_full Socialização, experiências e agentes-interlocutores na formação do estudante universitário: interfaces da produtividade acadêmica
title_fullStr Socialização, experiências e agentes-interlocutores na formação do estudante universitário: interfaces da produtividade acadêmica
title_full_unstemmed Socialização, experiências e agentes-interlocutores na formação do estudante universitário: interfaces da produtividade acadêmica
title_sort Socialização, experiências e agentes-interlocutores na formação do estudante universitário: interfaces da produtividade acadêmica
author Oliveira, Maísa Aparecida
author_facet Oliveira, Maísa Aparecida
Fernandes, Maria Cristina Silveira Galan
author_role author
author2 Fernandes, Maria Cristina Silveira Galan
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maísa Aparecida
Fernandes, Maria Cristina Silveira Galan
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Produtividade do Ensino Superior; Estudante Universitário; Formação Acadêmica.
topic Educação
Produtividade do Ensino Superior; Estudante Universitário; Formação Acadêmica.
description O trabalho objetiva analisar os impactos da produtividade acadêmica na formação dos estudantes, problematizando-se as dimensões social, ética e política da universidade, direcionadas para seus espaços de socialização e formação. A pesquisa foi realizada com 120 estudantes de graduação dos Centros de Ciências Biológicas, Humanas e Exatas de uma instituição federal de ensino superior brasileira que responderam a um questionário. Posteriormente, 10% desses estudantes realizaram entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi balizada em Bourdieu e em perspectivas críticas de educação. A universidade legitima e reproduz as relações de dominação social, incidindo na maneira pela qual a trajetória escolar do estudante influencia na dinâmica de suas atividades na universidade, condicionando as escolhas e as atitudes no desenvolvimento de sua formação pessoal e profissional. Conclui-se que os estudantes têm incorporado a prática de produção do conhecimento que segue a lógica do trabalho intensificado e produtivista dos professores universitários, orientada pela mercantilização do conhecimento no contexto das políticas neoliberais. A atividade do estudante se reduz à atuação acadêmico-científica, com baixo índice de participação em grupos sociais de universitários. Palavras-chave: Produtividade do Ensino Superior; Estudante Universitário; Formação Acadêmica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2673
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p93-107
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2673
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p93-107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2673/1788
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv América
Cronológica
Pesquisa de Campo; Estudantes Universitários.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 23, n. 2 (2016); 93-107
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576022288728064