Socialização, experiências e agentes-interlocutores na formação do estudante universitário: interfaces da produtividade acadêmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2673 |
Resumo: | O trabalho objetiva analisar os impactos da produtividade acadêmica na formação dos estudantes, problematizando-se as dimensões social, ética e política da universidade, direcionadas para seus espaços de socialização e formação. A pesquisa foi realizada com 120 estudantes de graduação dos Centros de Ciências Biológicas, Humanas e Exatas de uma instituição federal de ensino superior brasileira que responderam a um questionário. Posteriormente, 10% desses estudantes realizaram entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi balizada em Bourdieu e em perspectivas críticas de educação. A universidade legitima e reproduz as relações de dominação social, incidindo na maneira pela qual a trajetória escolar do estudante influencia na dinâmica de suas atividades na universidade, condicionando as escolhas e as atitudes no desenvolvimento de sua formação pessoal e profissional. Conclui-se que os estudantes têm incorporado a prática de produção do conhecimento que segue a lógica do trabalho intensificado e produtivista dos professores universitários, orientada pela mercantilização do conhecimento no contexto das políticas neoliberais. A atividade do estudante se reduz à atuação acadêmico-científica, com baixo índice de participação em grupos sociais de universitários. Palavras-chave: Produtividade do Ensino Superior; Estudante Universitário; Formação Acadêmica. |
id |
METO-3_8c98999ff70a49e7c1c14c76208af9d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2673 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Socialização, experiências e agentes-interlocutores na formação do estudante universitário: interfaces da produtividade acadêmicaEducaçãoProdutividade do Ensino Superior; Estudante Universitário; Formação Acadêmica.O trabalho objetiva analisar os impactos da produtividade acadêmica na formação dos estudantes, problematizando-se as dimensões social, ética e política da universidade, direcionadas para seus espaços de socialização e formação. A pesquisa foi realizada com 120 estudantes de graduação dos Centros de Ciências Biológicas, Humanas e Exatas de uma instituição federal de ensino superior brasileira que responderam a um questionário. Posteriormente, 10% desses estudantes realizaram entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi balizada em Bourdieu e em perspectivas críticas de educação. A universidade legitima e reproduz as relações de dominação social, incidindo na maneira pela qual a trajetória escolar do estudante influencia na dinâmica de suas atividades na universidade, condicionando as escolhas e as atitudes no desenvolvimento de sua formação pessoal e profissional. Conclui-se que os estudantes têm incorporado a prática de produção do conhecimento que segue a lógica do trabalho intensificado e produtivista dos professores universitários, orientada pela mercantilização do conhecimento no contexto das políticas neoliberais. A atividade do estudante se reduz à atuação acadêmico-científica, com baixo índice de participação em grupos sociais de universitários. Palavras-chave: Produtividade do Ensino Superior; Estudante Universitário; Formação Acadêmica.Universidade Metodista de PiracicabaFapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.Oliveira, Maísa AparecidaFernandes, Maria Cristina Silveira Galan2016-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/267310.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p93-107Comunicações; v. 23, n. 2 (2016); 93-1072238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2673/1788AméricaCronológicaPesquisa de Campo; Estudantes Universitários.Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-13T17:30:31Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2673Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-02-13T17:30:31Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Socialização, experiências e agentes-interlocutores na formação do estudante universitário: interfaces da produtividade acadêmica |
title |
Socialização, experiências e agentes-interlocutores na formação do estudante universitário: interfaces da produtividade acadêmica |
spellingShingle |
Socialização, experiências e agentes-interlocutores na formação do estudante universitário: interfaces da produtividade acadêmica Oliveira, Maísa Aparecida Educação Produtividade do Ensino Superior; Estudante Universitário; Formação Acadêmica. |
title_short |
Socialização, experiências e agentes-interlocutores na formação do estudante universitário: interfaces da produtividade acadêmica |
title_full |
Socialização, experiências e agentes-interlocutores na formação do estudante universitário: interfaces da produtividade acadêmica |
title_fullStr |
Socialização, experiências e agentes-interlocutores na formação do estudante universitário: interfaces da produtividade acadêmica |
title_full_unstemmed |
Socialização, experiências e agentes-interlocutores na formação do estudante universitário: interfaces da produtividade acadêmica |
title_sort |
Socialização, experiências e agentes-interlocutores na formação do estudante universitário: interfaces da produtividade acadêmica |
author |
Oliveira, Maísa Aparecida |
author_facet |
Oliveira, Maísa Aparecida Fernandes, Maria Cristina Silveira Galan |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Maria Cristina Silveira Galan |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maísa Aparecida Fernandes, Maria Cristina Silveira Galan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Produtividade do Ensino Superior; Estudante Universitário; Formação Acadêmica. |
topic |
Educação Produtividade do Ensino Superior; Estudante Universitário; Formação Acadêmica. |
description |
O trabalho objetiva analisar os impactos da produtividade acadêmica na formação dos estudantes, problematizando-se as dimensões social, ética e política da universidade, direcionadas para seus espaços de socialização e formação. A pesquisa foi realizada com 120 estudantes de graduação dos Centros de Ciências Biológicas, Humanas e Exatas de uma instituição federal de ensino superior brasileira que responderam a um questionário. Posteriormente, 10% desses estudantes realizaram entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi balizada em Bourdieu e em perspectivas críticas de educação. A universidade legitima e reproduz as relações de dominação social, incidindo na maneira pela qual a trajetória escolar do estudante influencia na dinâmica de suas atividades na universidade, condicionando as escolhas e as atitudes no desenvolvimento de sua formação pessoal e profissional. Conclui-se que os estudantes têm incorporado a prática de produção do conhecimento que segue a lógica do trabalho intensificado e produtivista dos professores universitários, orientada pela mercantilização do conhecimento no contexto das políticas neoliberais. A atividade do estudante se reduz à atuação acadêmico-científica, com baixo índice de participação em grupos sociais de universitários. Palavras-chave: Produtividade do Ensino Superior; Estudante Universitário; Formação Acadêmica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2673 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p93-107 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2673 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p93-107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2673/1788 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
América Cronológica Pesquisa de Campo; Estudantes Universitários. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 23, n. 2 (2016); 93-107 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576022288728064 |