Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Igue,Érica Aparecida
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Bariani,Isabel Cristina Dib, Milanesi,Pedro Vitor Barnabé
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200003
Resumo: Este estudo visou descrever as vivências acadêmicas de universitários, verificando se estas variavam em função do ano freqüentado, das expectativas dos alunos do 1º ano quanto às vivências que teriam no curso e das expectativas que os discentes do 5º ano tiveram ao entrar na universidade. Foram informantes 203 estudantes dos 1º e 5º anos de um curso superior de Psicologia. O Questionário de Vivências Acadêmicas - versão reduzida (QVA-r) foi aplicado juntamente com uma questão sobre as expectativas no período de ingresso à universidade. O QVA-r é um instrumento escalar que abrange cinco dimensões, a saber, pessoal, interpessoal, carreira, estudo e institucional. Considerando-se os anos freqüentados, análises estatísticas indicaram diferença significativa na dimensão institucional. Quanto às expectativas iniciais, foi encontrada diferença significativa apenas para os alunos de 5º ano, na dimensão interpessoal e no total das dimensões.
id USF-1_060f316d1933fa3a5dab2693eb17cb47
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712008000200003
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintesEstudante universitárioAdaptação acadêmicaEnsino superiorEste estudo visou descrever as vivências acadêmicas de universitários, verificando se estas variavam em função do ano freqüentado, das expectativas dos alunos do 1º ano quanto às vivências que teriam no curso e das expectativas que os discentes do 5º ano tiveram ao entrar na universidade. Foram informantes 203 estudantes dos 1º e 5º anos de um curso superior de Psicologia. O Questionário de Vivências Acadêmicas - versão reduzida (QVA-r) foi aplicado juntamente com uma questão sobre as expectativas no período de ingresso à universidade. O QVA-r é um instrumento escalar que abrange cinco dimensões, a saber, pessoal, interpessoal, carreira, estudo e institucional. Considerando-se os anos freqüentados, análises estatísticas indicaram diferença significativa na dimensão institucional. Quanto às expectativas iniciais, foi encontrada diferença significativa apenas para os alunos de 5º ano, na dimensão interpessoal e no total das dimensões.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200003Psico-USF v.13 n.2 2008reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712008000200003info:eu-repo/semantics/openAccessIgue,Érica AparecidaBariani,Isabel Cristina DibMilanesi,Pedro Vitor Barnabépor2011-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712008000200003Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2011-10-07T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes
title Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes
spellingShingle Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes
Igue,Érica Aparecida
Estudante universitário
Adaptação acadêmica
Ensino superior
title_short Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes
title_full Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes
title_fullStr Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes
title_full_unstemmed Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes
title_sort Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes
author Igue,Érica Aparecida
author_facet Igue,Érica Aparecida
Bariani,Isabel Cristina Dib
Milanesi,Pedro Vitor Barnabé
author_role author
author2 Bariani,Isabel Cristina Dib
Milanesi,Pedro Vitor Barnabé
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Igue,Érica Aparecida
Bariani,Isabel Cristina Dib
Milanesi,Pedro Vitor Barnabé
dc.subject.por.fl_str_mv Estudante universitário
Adaptação acadêmica
Ensino superior
topic Estudante universitário
Adaptação acadêmica
Ensino superior
description Este estudo visou descrever as vivências acadêmicas de universitários, verificando se estas variavam em função do ano freqüentado, das expectativas dos alunos do 1º ano quanto às vivências que teriam no curso e das expectativas que os discentes do 5º ano tiveram ao entrar na universidade. Foram informantes 203 estudantes dos 1º e 5º anos de um curso superior de Psicologia. O Questionário de Vivências Acadêmicas - versão reduzida (QVA-r) foi aplicado juntamente com uma questão sobre as expectativas no período de ingresso à universidade. O QVA-r é um instrumento escalar que abrange cinco dimensões, a saber, pessoal, interpessoal, carreira, estudo e institucional. Considerando-se os anos freqüentados, análises estatísticas indicaram diferença significativa na dimensão institucional. Quanto às expectativas iniciais, foi encontrada diferença significativa apenas para os alunos de 5º ano, na dimensão interpessoal e no total das dimensões.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-82712008000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.13 n.2 2008
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937786500579328