Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200003 |
Resumo: | Este estudo visou descrever as vivências acadêmicas de universitários, verificando se estas variavam em função do ano freqüentado, das expectativas dos alunos do 1º ano quanto às vivências que teriam no curso e das expectativas que os discentes do 5º ano tiveram ao entrar na universidade. Foram informantes 203 estudantes dos 1º e 5º anos de um curso superior de Psicologia. O Questionário de Vivências Acadêmicas - versão reduzida (QVA-r) foi aplicado juntamente com uma questão sobre as expectativas no período de ingresso à universidade. O QVA-r é um instrumento escalar que abrange cinco dimensões, a saber, pessoal, interpessoal, carreira, estudo e institucional. Considerando-se os anos freqüentados, análises estatísticas indicaram diferença significativa na dimensão institucional. Quanto às expectativas iniciais, foi encontrada diferença significativa apenas para os alunos de 5º ano, na dimensão interpessoal e no total das dimensões. |
id |
USF-1_060f316d1933fa3a5dab2693eb17cb47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712008000200003 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintesEstudante universitárioAdaptação acadêmicaEnsino superiorEste estudo visou descrever as vivências acadêmicas de universitários, verificando se estas variavam em função do ano freqüentado, das expectativas dos alunos do 1º ano quanto às vivências que teriam no curso e das expectativas que os discentes do 5º ano tiveram ao entrar na universidade. Foram informantes 203 estudantes dos 1º e 5º anos de um curso superior de Psicologia. O Questionário de Vivências Acadêmicas - versão reduzida (QVA-r) foi aplicado juntamente com uma questão sobre as expectativas no período de ingresso à universidade. O QVA-r é um instrumento escalar que abrange cinco dimensões, a saber, pessoal, interpessoal, carreira, estudo e institucional. Considerando-se os anos freqüentados, análises estatísticas indicaram diferença significativa na dimensão institucional. Quanto às expectativas iniciais, foi encontrada diferença significativa apenas para os alunos de 5º ano, na dimensão interpessoal e no total das dimensões.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200003Psico-USF v.13 n.2 2008reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712008000200003info:eu-repo/semantics/openAccessIgue,Érica AparecidaBariani,Isabel Cristina DibMilanesi,Pedro Vitor Barnabépor2011-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712008000200003Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2011-10-07T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes |
title |
Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes |
spellingShingle |
Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes Igue,Érica Aparecida Estudante universitário Adaptação acadêmica Ensino superior |
title_short |
Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes |
title_full |
Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes |
title_fullStr |
Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes |
title_full_unstemmed |
Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes |
title_sort |
Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes |
author |
Igue,Érica Aparecida |
author_facet |
Igue,Érica Aparecida Bariani,Isabel Cristina Dib Milanesi,Pedro Vitor Barnabé |
author_role |
author |
author2 |
Bariani,Isabel Cristina Dib Milanesi,Pedro Vitor Barnabé |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Igue,Érica Aparecida Bariani,Isabel Cristina Dib Milanesi,Pedro Vitor Barnabé |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudante universitário Adaptação acadêmica Ensino superior |
topic |
Estudante universitário Adaptação acadêmica Ensino superior |
description |
Este estudo visou descrever as vivências acadêmicas de universitários, verificando se estas variavam em função do ano freqüentado, das expectativas dos alunos do 1º ano quanto às vivências que teriam no curso e das expectativas que os discentes do 5º ano tiveram ao entrar na universidade. Foram informantes 203 estudantes dos 1º e 5º anos de um curso superior de Psicologia. O Questionário de Vivências Acadêmicas - versão reduzida (QVA-r) foi aplicado juntamente com uma questão sobre as expectativas no período de ingresso à universidade. O QVA-r é um instrumento escalar que abrange cinco dimensões, a saber, pessoal, interpessoal, carreira, estudo e institucional. Considerando-se os anos freqüentados, análises estatísticas indicaram diferença significativa na dimensão institucional. Quanto às expectativas iniciais, foi encontrada diferença significativa apenas para os alunos de 5º ano, na dimensão interpessoal e no total das dimensões. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-82712008000200003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.13 n.2 2008 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937786500579328 |