A constituição da estética docente contemporânea: diálogos subjetivos
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3564 |
Resumo: | Buscamos refletir neste texto acerca da constituição estética da docência contemporânea evidenciando suas perspectivas macro e microestruturais. Perpassando o diálogo com três docentes do município de Aracaju/SE, propomos analisar seus discursos através do auxílio teórico do filósofo alemão Friedrich Nietzsche e das linhas cartográficas de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Evidenciam-se nestes diálogos os movimentos de atividade e passividade que constituem a vivência e cotidiano da docência, buscando-se traçar o mapa de travessias que fundamentam a atividade. Do campo estável, finito e endurecido da macroestética docente surge a produção singular que desestabiliza e movimenta o fazer cotidiano, configurando o processo de “tornar-se professor”. |
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A constituição da estética docente contemporânea: diálogos subjetivosFilosofia da EducaçãoDocência; Estética; SubjetividadeBuscamos refletir neste texto acerca da constituição estética da docência contemporânea evidenciando suas perspectivas macro e microestruturais. Perpassando o diálogo com três docentes do município de Aracaju/SE, propomos analisar seus discursos através do auxílio teórico do filósofo alemão Friedrich Nietzsche e das linhas cartográficas de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Evidenciam-se nestes diálogos os movimentos de atividade e passividade que constituem a vivência e cotidiano da docência, buscando-se traçar o mapa de travessias que fundamentam a atividade. Do campo estável, finito e endurecido da macroestética docente surge a produção singular que desestabiliza e movimenta o fazer cotidiano, configurando o processo de “tornar-se professor”. Universidade Metodista de PiracicabaVieira, Juliana MonteiroFerronato, CristianoFELDENS, Dinamara Garcia2019-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEntrevistas; Pesquisa Qualitativa;application/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/356410.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p201-222Comunicações; v. 25, n. 3 (2018); 201-2222238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3564/2268Direitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T09:58:28Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3564Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-01-29T09:58:28Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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