Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
DOI: | 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n56a2014-p643-658 |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14248 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho trata sobre as possibilidades e potencialidades que a arte e em especial, a arte contemporânea, podem ter para a formação estética docente. As principais indagações da pesquisa são alimentadas pelo trabalho específico com formação docente em arte (e outras áreas) e pelas provocações teóricas dos filósofos Michel Foucault e Friederich Nietzsche. O presente trabalho apresenta algumas conclusões preliminares da pesquisa “Arte e estética da docência”, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que envolveu a criação e o acompanhamento de um grupo de estudos de docentes da Educação Básica de diferentes níveis de ensino e áreas disciplinares, tendo como eixo condutor a arte e a experiência estética. Palavras-chave: Arte contemporânea; Formação estética; Docência. Abstract: This paper treats about some possibilities and potentialities that art, and in special contemporary art, has to contribute in the aesthetic teacher formation. Centrals questions of this research is fomented by the specific work in teacher formation with art (and another fields) and “theoretical provocations” that comes from Michel Foucault and Friederich Nietzsche. The paper presents a few preliminary conclusions from the research “Art and aesthetic of teaching”, with funding of CNPq, that involved the creation and monitoring of a study group of basic education teachers, from different educational levels and discipline areas, with art and aesthetic experience as central focus. Keywords: Contemporary art; Aesthetic formation; Teaching. Data de registro: 09/01/2012 Data de aceite: 19/02/2014 |
id |
UFU-2_964c5539fbf67c641ed4affc120f4ddb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14248 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
spelling |
Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docênciaArte contemporâneaFormação estéticaDocênciaResumo: Este trabalho trata sobre as possibilidades e potencialidades que a arte e em especial, a arte contemporânea, podem ter para a formação estética docente. As principais indagações da pesquisa são alimentadas pelo trabalho específico com formação docente em arte (e outras áreas) e pelas provocações teóricas dos filósofos Michel Foucault e Friederich Nietzsche. O presente trabalho apresenta algumas conclusões preliminares da pesquisa “Arte e estética da docência”, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que envolveu a criação e o acompanhamento de um grupo de estudos de docentes da Educação Básica de diferentes níveis de ensino e áreas disciplinares, tendo como eixo condutor a arte e a experiência estética. Palavras-chave: Arte contemporânea; Formação estética; Docência. Abstract: This paper treats about some possibilities and potentialities that art, and in special contemporary art, has to contribute in the aesthetic teacher formation. Centrals questions of this research is fomented by the specific work in teacher formation with art (and another fields) and “theoretical provocations” that comes from Michel Foucault and Friederich Nietzsche. The paper presents a few preliminary conclusions from the research “Art and aesthetic of teaching”, with funding of CNPq, that involved the creation and monitoring of a study group of basic education teachers, from different educational levels and discipline areas, with art and aesthetic experience as central focus. Keywords: Contemporary art; Aesthetic formation; Teaching. Data de registro: 09/01/2012 Data de aceite: 19/02/2014EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2014-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1424810.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n56a2014-p643-658Educação e Filosofia; v. 28 n. 56 (2014): v.28 n.56 jul./dez. 2014; 643-6581982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14248/15314Copyright (c) 2016 Luciana Gruppelli Lopontehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGruppelli Loponte, Luciana2022-02-09T19:54:53Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14248Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-02-09T19:54:53Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docência |
title |
Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docência |
spellingShingle |
Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docência Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docência Gruppelli Loponte, Luciana Arte contemporânea Formação estética Docência Gruppelli Loponte, Luciana Arte contemporânea Formação estética Docência |
title_short |
Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docência |
title_full |
Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docência |
title_fullStr |
Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docência Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docência |
title_full_unstemmed |
Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docência Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docência |
title_sort |
Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docência |
author |
Gruppelli Loponte, Luciana |
author_facet |
Gruppelli Loponte, Luciana Gruppelli Loponte, Luciana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gruppelli Loponte, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte contemporânea Formação estética Docência |
topic |
Arte contemporânea Formação estética Docência |
description |
Resumo: Este trabalho trata sobre as possibilidades e potencialidades que a arte e em especial, a arte contemporânea, podem ter para a formação estética docente. As principais indagações da pesquisa são alimentadas pelo trabalho específico com formação docente em arte (e outras áreas) e pelas provocações teóricas dos filósofos Michel Foucault e Friederich Nietzsche. O presente trabalho apresenta algumas conclusões preliminares da pesquisa “Arte e estética da docência”, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que envolveu a criação e o acompanhamento de um grupo de estudos de docentes da Educação Básica de diferentes níveis de ensino e áreas disciplinares, tendo como eixo condutor a arte e a experiência estética. Palavras-chave: Arte contemporânea; Formação estética; Docência. Abstract: This paper treats about some possibilities and potentialities that art, and in special contemporary art, has to contribute in the aesthetic teacher formation. Centrals questions of this research is fomented by the specific work in teacher formation with art (and another fields) and “theoretical provocations” that comes from Michel Foucault and Friederich Nietzsche. The paper presents a few preliminary conclusions from the research “Art and aesthetic of teaching”, with funding of CNPq, that involved the creation and monitoring of a study group of basic education teachers, from different educational levels and discipline areas, with art and aesthetic experience as central focus. Keywords: Contemporary art; Aesthetic formation; Teaching. Data de registro: 09/01/2012 Data de aceite: 19/02/2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14248 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n56a2014-p643-658 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14248 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n56a2014-p643-658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14248/15314 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Luciana Gruppelli Loponte http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Luciana Gruppelli Loponte http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 28 n. 56 (2014): v.28 n.56 jul./dez. 2014; 643-658 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1822181377622147072 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n56a2014-p643-658 |