Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gruppelli Loponte, Luciana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n56a2014-p643-658
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14248
Resumo: Resumo: Este trabalho trata sobre as possibilidades e potencialidades que a arte e em especial, a arte contemporânea, podem ter para a formação estética docente. As principais indagações da pesquisa são alimentadas pelo trabalho específico com formação docente em arte (e outras áreas) e pelas provocações teóricas dos filósofos Michel Foucault e Friederich Nietzsche. O presente trabalho apresenta algumas conclusões preliminares da pesquisa “Arte e estética da docência”, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que envolveu a criação e o acompanhamento de um grupo de estudos de docentes da Educação Básica de diferentes níveis de ensino e áreas disciplinares, tendo como eixo condutor a arte e a experiência estética. Palavras-chave: Arte contemporânea; Formação estética; Docência.   Abstract: This paper treats about some possibilities and potentialities that art, and in special contemporary art, has to contribute in the aesthetic teacher formation. Centrals questions of this research is fomented by the specific work in teacher formation with art (and another fields) and “theoretical provocations” that comes from Michel Foucault and Friederich Nietzsche. The paper presents a few preliminary conclusions from the research “Art and aesthetic of teaching”, with funding of CNPq, that involved the creation and monitoring of a study group of basic education teachers, from different educational levels and discipline areas, with art and aesthetic experience as central focus. Keywords: Contemporary art; Aesthetic formation; Teaching.   Data de registro: 09/01/2012 Data de aceite: 19/02/2014
id UFU-2_964c5539fbf67c641ed4affc120f4ddb
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14248
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
spelling Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docênciaArte contemporâneaFormação estéticaDocênciaResumo: Este trabalho trata sobre as possibilidades e potencialidades que a arte e em especial, a arte contemporânea, podem ter para a formação estética docente. As principais indagações da pesquisa são alimentadas pelo trabalho específico com formação docente em arte (e outras áreas) e pelas provocações teóricas dos filósofos Michel Foucault e Friederich Nietzsche. O presente trabalho apresenta algumas conclusões preliminares da pesquisa “Arte e estética da docência”, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que envolveu a criação e o acompanhamento de um grupo de estudos de docentes da Educação Básica de diferentes níveis de ensino e áreas disciplinares, tendo como eixo condutor a arte e a experiência estética. Palavras-chave: Arte contemporânea; Formação estética; Docência.   Abstract: This paper treats about some possibilities and potentialities that art, and in special contemporary art, has to contribute in the aesthetic teacher formation. Centrals questions of this research is fomented by the specific work in teacher formation with art (and another fields) and “theoretical provocations” that comes from Michel Foucault and Friederich Nietzsche. The paper presents a few preliminary conclusions from the research “Art and aesthetic of teaching”, with funding of CNPq, that involved the creation and monitoring of a study group of basic education teachers, from different educational levels and discipline areas, with art and aesthetic experience as central focus. Keywords: Contemporary art; Aesthetic formation; Teaching.   Data de registro: 09/01/2012 Data de aceite: 19/02/2014EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2014-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1424810.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n56a2014-p643-658Educação e Filosofia; v. 28 n. 56 (2014): v.28 n.56 jul./dez. 2014; 643-6581982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14248/15314Copyright (c) 2016 Luciana Gruppelli Lopontehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGruppelli Loponte, Luciana2022-02-09T19:54:53Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14248Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-02-09T19:54:53Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docência
title Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docência
spellingShingle Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docência
Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docência
Gruppelli Loponte, Luciana
Arte contemporânea
Formação estética
Docência
Gruppelli Loponte, Luciana
Arte contemporânea
Formação estética
Docência
title_short Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docência
title_full Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docência
title_fullStr Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docência
Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docência
title_full_unstemmed Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docência
Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docência
title_sort Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docência
author Gruppelli Loponte, Luciana
author_facet Gruppelli Loponte, Luciana
Gruppelli Loponte, Luciana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gruppelli Loponte, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Arte contemporânea
Formação estética
Docência
topic Arte contemporânea
Formação estética
Docência
description Resumo: Este trabalho trata sobre as possibilidades e potencialidades que a arte e em especial, a arte contemporânea, podem ter para a formação estética docente. As principais indagações da pesquisa são alimentadas pelo trabalho específico com formação docente em arte (e outras áreas) e pelas provocações teóricas dos filósofos Michel Foucault e Friederich Nietzsche. O presente trabalho apresenta algumas conclusões preliminares da pesquisa “Arte e estética da docência”, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que envolveu a criação e o acompanhamento de um grupo de estudos de docentes da Educação Básica de diferentes níveis de ensino e áreas disciplinares, tendo como eixo condutor a arte e a experiência estética. Palavras-chave: Arte contemporânea; Formação estética; Docência.   Abstract: This paper treats about some possibilities and potentialities that art, and in special contemporary art, has to contribute in the aesthetic teacher formation. Centrals questions of this research is fomented by the specific work in teacher formation with art (and another fields) and “theoretical provocations” that comes from Michel Foucault and Friederich Nietzsche. The paper presents a few preliminary conclusions from the research “Art and aesthetic of teaching”, with funding of CNPq, that involved the creation and monitoring of a study group of basic education teachers, from different educational levels and discipline areas, with art and aesthetic experience as central focus. Keywords: Contemporary art; Aesthetic formation; Teaching.   Data de registro: 09/01/2012 Data de aceite: 19/02/2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14248
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n56a2014-p643-658
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14248
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n56a2014-p643-658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14248/15314
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Luciana Gruppelli Loponte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Luciana Gruppelli Loponte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 28 n. 56 (2014): v.28 n.56 jul./dez. 2014; 643-658
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1822181377622147072
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n56a2014-p643-658