Deficiência múltipla e escolarização: processos, política e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza Fernandes, Márcia Alessandra
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nunes, Isabel Matos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3596
Resumo: Apresenta interseções entre duas pesquisas realizadas em São Mateus – norte do Estado do Espírito Santo, no que tange às políticas de Educação Especial no sistema municipal de ensino. Uma pesquisa problematiza a escolarização de alunos com múltiplas deficiências no contexto do município, enquanto a outra problematiza as ações do Conselho Municipal de Educação no que tange às políticas de educação especial. Ambas pesquisas tomam como base de sustentação teórica a sociologia figuracional, fundamentada nos pressupostos de Norbert Elias. Os dados apresentados foram produzidos por meio do estudo de caso do tipo etnográfico, tendo como foco a constituição da política municipal local, via Conselho Municipal de Educação e a escolarização de alunos com diagnóstico de deficiência múltipla no município de São Mateus-ES. A análise evidencia que a prática conselhista pouco servirá aos anseios de um sistema educacional, se o seu colegiado não conciliar duas dimensões inter-relacionadas e complementares: a dimensão política e a técnico-burocrática. 
id METO-3_8ded7562b37220ffe1661650f160c8bf
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3596
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Deficiência múltipla e escolarização: processos, política e desafiosEducaçãoEducação Especial; Interdependência; Política Educacional.Apresenta interseções entre duas pesquisas realizadas em São Mateus – norte do Estado do Espírito Santo, no que tange às políticas de Educação Especial no sistema municipal de ensino. Uma pesquisa problematiza a escolarização de alunos com múltiplas deficiências no contexto do município, enquanto a outra problematiza as ações do Conselho Municipal de Educação no que tange às políticas de educação especial. Ambas pesquisas tomam como base de sustentação teórica a sociologia figuracional, fundamentada nos pressupostos de Norbert Elias. Os dados apresentados foram produzidos por meio do estudo de caso do tipo etnográfico, tendo como foco a constituição da política municipal local, via Conselho Municipal de Educação e a escolarização de alunos com diagnóstico de deficiência múltipla no município de São Mateus-ES. A análise evidencia que a prática conselhista pouco servirá aos anseios de um sistema educacional, se o seu colegiado não conciliar duas dimensões inter-relacionadas e complementares: a dimensão política e a técnico-burocrática. Universidade Metodista de Piracicabade Souza Fernandes, Márcia AlessandraNunes, Isabel Matos2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/359610.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n1p217-238Comunicações; v. 25, n. 1 (2018); 217-2382238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3596/2107BrasilEducaçãoDireitos autorais 2018 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-27T16:09:02Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3596Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2018-07-27T16:09:02Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Deficiência múltipla e escolarização: processos, política e desafios
title Deficiência múltipla e escolarização: processos, política e desafios
spellingShingle Deficiência múltipla e escolarização: processos, política e desafios
de Souza Fernandes, Márcia Alessandra
Educação
Educação Especial; Interdependência; Política Educacional.
title_short Deficiência múltipla e escolarização: processos, política e desafios
title_full Deficiência múltipla e escolarização: processos, política e desafios
title_fullStr Deficiência múltipla e escolarização: processos, política e desafios
title_full_unstemmed Deficiência múltipla e escolarização: processos, política e desafios
title_sort Deficiência múltipla e escolarização: processos, política e desafios
author de Souza Fernandes, Márcia Alessandra
author_facet de Souza Fernandes, Márcia Alessandra
Nunes, Isabel Matos
author_role author
author2 Nunes, Isabel Matos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza Fernandes, Márcia Alessandra
Nunes, Isabel Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação Especial; Interdependência; Política Educacional.
topic Educação
Educação Especial; Interdependência; Política Educacional.
description Apresenta interseções entre duas pesquisas realizadas em São Mateus – norte do Estado do Espírito Santo, no que tange às políticas de Educação Especial no sistema municipal de ensino. Uma pesquisa problematiza a escolarização de alunos com múltiplas deficiências no contexto do município, enquanto a outra problematiza as ações do Conselho Municipal de Educação no que tange às políticas de educação especial. Ambas pesquisas tomam como base de sustentação teórica a sociologia figuracional, fundamentada nos pressupostos de Norbert Elias. Os dados apresentados foram produzidos por meio do estudo de caso do tipo etnográfico, tendo como foco a constituição da política municipal local, via Conselho Municipal de Educação e a escolarização de alunos com diagnóstico de deficiência múltipla no município de São Mateus-ES. A análise evidencia que a prática conselhista pouco servirá aos anseios de um sistema educacional, se o seu colegiado não conciliar duas dimensões inter-relacionadas e complementares: a dimensão política e a técnico-burocrática. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3596
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n1p217-238
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3596
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n1p217-238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3596/2107
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil

Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 25, n. 1 (2018); 217-238
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576022247833600