Deficiência múltipla e escolarização: processos, política e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3596 |
Resumo: | Apresenta interseções entre duas pesquisas realizadas em São Mateus – norte do Estado do Espírito Santo, no que tange às políticas de Educação Especial no sistema municipal de ensino. Uma pesquisa problematiza a escolarização de alunos com múltiplas deficiências no contexto do município, enquanto a outra problematiza as ações do Conselho Municipal de Educação no que tange às políticas de educação especial. Ambas pesquisas tomam como base de sustentação teórica a sociologia figuracional, fundamentada nos pressupostos de Norbert Elias. Os dados apresentados foram produzidos por meio do estudo de caso do tipo etnográfico, tendo como foco a constituição da política municipal local, via Conselho Municipal de Educação e a escolarização de alunos com diagnóstico de deficiência múltipla no município de São Mateus-ES. A análise evidencia que a prática conselhista pouco servirá aos anseios de um sistema educacional, se o seu colegiado não conciliar duas dimensões inter-relacionadas e complementares: a dimensão política e a técnico-burocrática. |
id |
METO-3_8ded7562b37220ffe1661650f160c8bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3596 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Deficiência múltipla e escolarização: processos, política e desafiosEducaçãoEducação Especial; Interdependência; Política Educacional.Apresenta interseções entre duas pesquisas realizadas em São Mateus – norte do Estado do Espírito Santo, no que tange às políticas de Educação Especial no sistema municipal de ensino. Uma pesquisa problematiza a escolarização de alunos com múltiplas deficiências no contexto do município, enquanto a outra problematiza as ações do Conselho Municipal de Educação no que tange às políticas de educação especial. Ambas pesquisas tomam como base de sustentação teórica a sociologia figuracional, fundamentada nos pressupostos de Norbert Elias. Os dados apresentados foram produzidos por meio do estudo de caso do tipo etnográfico, tendo como foco a constituição da política municipal local, via Conselho Municipal de Educação e a escolarização de alunos com diagnóstico de deficiência múltipla no município de São Mateus-ES. A análise evidencia que a prática conselhista pouco servirá aos anseios de um sistema educacional, se o seu colegiado não conciliar duas dimensões inter-relacionadas e complementares: a dimensão política e a técnico-burocrática. Universidade Metodista de Piracicabade Souza Fernandes, Márcia AlessandraNunes, Isabel Matos2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/359610.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n1p217-238Comunicações; v. 25, n. 1 (2018); 217-2382238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3596/2107BrasilEducaçãoDireitos autorais 2018 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-27T16:09:02Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3596Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2018-07-27T16:09:02Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Deficiência múltipla e escolarização: processos, política e desafios |
title |
Deficiência múltipla e escolarização: processos, política e desafios |
spellingShingle |
Deficiência múltipla e escolarização: processos, política e desafios de Souza Fernandes, Márcia Alessandra Educação Educação Especial; Interdependência; Política Educacional. |
title_short |
Deficiência múltipla e escolarização: processos, política e desafios |
title_full |
Deficiência múltipla e escolarização: processos, política e desafios |
title_fullStr |
Deficiência múltipla e escolarização: processos, política e desafios |
title_full_unstemmed |
Deficiência múltipla e escolarização: processos, política e desafios |
title_sort |
Deficiência múltipla e escolarização: processos, política e desafios |
author |
de Souza Fernandes, Márcia Alessandra |
author_facet |
de Souza Fernandes, Márcia Alessandra Nunes, Isabel Matos |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Isabel Matos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza Fernandes, Márcia Alessandra Nunes, Isabel Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação Especial; Interdependência; Política Educacional. |
topic |
Educação Educação Especial; Interdependência; Política Educacional. |
description |
Apresenta interseções entre duas pesquisas realizadas em São Mateus – norte do Estado do Espírito Santo, no que tange às políticas de Educação Especial no sistema municipal de ensino. Uma pesquisa problematiza a escolarização de alunos com múltiplas deficiências no contexto do município, enquanto a outra problematiza as ações do Conselho Municipal de Educação no que tange às políticas de educação especial. Ambas pesquisas tomam como base de sustentação teórica a sociologia figuracional, fundamentada nos pressupostos de Norbert Elias. Os dados apresentados foram produzidos por meio do estudo de caso do tipo etnográfico, tendo como foco a constituição da política municipal local, via Conselho Municipal de Educação e a escolarização de alunos com diagnóstico de deficiência múltipla no município de São Mateus-ES. A análise evidencia que a prática conselhista pouco servirá aos anseios de um sistema educacional, se o seu colegiado não conciliar duas dimensões inter-relacionadas e complementares: a dimensão política e a técnico-burocrática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3596 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n1p217-238 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3596 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n1p217-238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3596/2107 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 25, n. 1 (2018); 217-238 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576022247833600 |