Algumas reflexões sobre o trabalho de professores pesquisadores no ensino superior brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1552 |
Resumo: | Nesse ensaio discute-se a condição do acadêmico da perspectiva de sua atuação na graduação. Em tese, o trabalho exercido no ensino superior supõe uma relação constante com a produção de conhecimentos e sua divulgação, pela docência e extensão. Isso posto, nesse texto, explicitaremos mecanismos de controle e de gestão sobre o trabalho acadêmico que se estabelecem sob determinações rentistas. Esse processo também impõe mudanças na formação dos alunos e na produção de conhecimentos, muitas vezes impedindo sua realização. O texto se estrutura a partir das informações obtidas por meio de entrevistas com professores e coordenadores de cursos de licenciaturas, além de levantamento feito no diretório de grupos de pesquisa do CNPQ. Inicialmente problematizamos o tema a partir dos indicadores de participação de instituições de ensino superior privadas como instituições sedes de grupos de pesquisa cadastrados no diretório do CNPQ. Em seguida, apresentamos as categorias de análise: gestão e rentabilidade. O ensaio se desdobra na discussão da condição de trabalho de acadêmicos e da flexibilização curricular, aspectos fundamentais para a gestão das instituições de ensino superior.Os depoimentos sugeriram sérios impedimentos à realização do trabalho acadêmico nas instituições de ensino superior, especialmente nas particulares, devido, principalmente, às condições em que se realiza o trabalho.Para finalizar colocamos em debate algumas possibilidades ainda presentes no cenário atual, contrapondo a cultura do rendimento (rentista) e a cultura acadêmica. |
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