Autonomia e flexibilidade Curricular: o que nos dizem os Professores de um Agrupamento de Escolas do Litoral Alentejano
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/27492 |
Resumo: | Autonomia e flexibilização Curricular: o que nos dizem os professores de um Agrupamento de Escolas do Litoral Alentejano Resumo: Este artigo resulta de dois fatores relevantes, a descrição da aplicação do Despacho 5908/17 num Agrupamento de Escolas do Litoral Alentejano, e um estudo que realizámos com os professores envolvidos do Ensino Básico sobre as suas perceções e representações relativas a essa aplicação. Neste estudo recolhemos os testemunhos escritos dos professores, procedemos à análise de conteúdo e à sua categorização. As conclusões obtidas permitem realçar um conjunto de fatores intrínsecos e extrínsecos à ação dos professores e, ainda, fazer um levantamento de questões que julgamos serem evidenciadas nesta problemática relativamente a duas linhas de focagem, a sala de aula e a Escola enquanto organização e o Sistema de ensino Português em pleno processo de Autonomia e Flexibilidade Curricular. |
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Autonomia e flexibilidade Curricular: o que nos dizem os Professores de um Agrupamento de Escolas do Litoral AlentejanoAutonomia CurricularFlexibilização CurricularAutonomia e flexibilização Curricular: o que nos dizem os professores de um Agrupamento de Escolas do Litoral Alentejano Resumo: Este artigo resulta de dois fatores relevantes, a descrição da aplicação do Despacho 5908/17 num Agrupamento de Escolas do Litoral Alentejano, e um estudo que realizámos com os professores envolvidos do Ensino Básico sobre as suas perceções e representações relativas a essa aplicação. Neste estudo recolhemos os testemunhos escritos dos professores, procedemos à análise de conteúdo e à sua categorização. As conclusões obtidas permitem realçar um conjunto de fatores intrínsecos e extrínsecos à ação dos professores e, ainda, fazer um levantamento de questões que julgamos serem evidenciadas nesta problemática relativamente a duas linhas de focagem, a sala de aula e a Escola enquanto organização e o Sistema de ensino Português em pleno processo de Autonomia e Flexibilidade Curricular.Centro de Investigação em educação- Universidade do Minho2020-02-28T16:48:42Z2020-02-282018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/27492http://hdl.handle.net/10174/27492porsimnaonaomfavinha@uevora.ptminacovas@gmail.com229Favinha, MaríliaCovas, Felisminainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:23:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/27492Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:17:33.654134Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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