O Grupo de Pesquisa enquanto espaço-tempo de parcerias, de produção científica e de formação humana: UFSCar – 1987-1990

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pucci, Bruno
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1020
Resumo: Nos anos 1987-1990, realizaram-se na UFSCar dois projetos de pesquisa, interligados, sobre a escola pública e a democratização do ensino no Município de São Carlos, com apoio do INEP/MEC e do CNPq. Foi um trabalho de equipe com a participação dos professores Valdemar Sguissardi, Bruno Pucci e Newton Ramos-de-Oliveira e quatro alunos do curso de Pedagogia. Este artigo pretende resgatar elementos formativos e momentos fecundos provenientes do convívio e do trabalho coletivo dos partícipes do grupo de pesquisa nos diversos momentos da investigação científica: nas reuniões da equipe, na elaboração dos projetos, na construção dos documentos, na apresentação e debate dos resultados, na publicação dos textos científicos, na confecção dos relatórios finais. E conclui que um grupo de pesquisa, em que gerações diferentes se encontram – doutores, pós-graduandos e graduandos – para partilhar experiências e estudos, quando conduzido com seriedade e competência, os resultados são visíveis, gratificantes e merecem ser recordados.
id METO-3_9434caa6ae19df480653883a3b371c6e
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/1020
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling O Grupo de Pesquisa enquanto espaço-tempo de parcerias, de produção científica e de formação humana: UFSCar – 1987-1990The Research Group as a Space-Time of Partnerships, Scientific Production and Human Education: Ufscar – 1987-1990Grupo de Pesquisa; Diagnóstico educacional; Democratização do ensino; Ensino Noturno; Trabalhadores em Educação; Aluno trabalhador.Research group; Educational diagnosis; Democratization of education; Evening classes; Workers in education; Student worker.Nos anos 1987-1990, realizaram-se na UFSCar dois projetos de pesquisa, interligados, sobre a escola pública e a democratização do ensino no Município de São Carlos, com apoio do INEP/MEC e do CNPq. Foi um trabalho de equipe com a participação dos professores Valdemar Sguissardi, Bruno Pucci e Newton Ramos-de-Oliveira e quatro alunos do curso de Pedagogia. Este artigo pretende resgatar elementos formativos e momentos fecundos provenientes do convívio e do trabalho coletivo dos partícipes do grupo de pesquisa nos diversos momentos da investigação científica: nas reuniões da equipe, na elaboração dos projetos, na construção dos documentos, na apresentação e debate dos resultados, na publicação dos textos científicos, na confecção dos relatórios finais. E conclui que um grupo de pesquisa, em que gerações diferentes se encontram – doutores, pós-graduandos e graduandos – para partilhar experiências e estudos, quando conduzido com seriedade e competência, os resultados são visíveis, gratificantes e merecem ser recordados. From 1987 to 1990, there were two linked research projects in UFSCar (Federal University of São Carlos) on the public school and the democratization of education in the city of São Carlos. These projects were supported by Inep/MEC and CNPq. The teamwork was made up of Professors Valdemar Sguissardi, Bruno Pucci and Newton Ramos-de-Oliveira and four students from the course of Pedagogy. The aim of this paper is to recover the formative elements and fruitful moments that resulted from the collective work of the members of the research group in the several moments of scientific investigation: in the team meetings, in the project development, in the preparation of documents, in the presentation and discussion of results, in the publication of scientific papers, in the making of final reports. And it concludes that in a research group where different generations – doctors, graduates, and undergraduates – meet to share experiences and studies, when led with seriousness and competence, results are visible, gratifying, and worth of being recalled.Universidade Metodista de PiracicabaPucci, Bruno2012-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/102010.15600/2238-121X/comunicacoes.v18n1p41-52Comunicações; v. 18, n. 1 (2011); 41-522238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1020/573Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T17:25:01Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/1020Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-03T17:25:01Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Grupo de Pesquisa enquanto espaço-tempo de parcerias, de produção científica e de formação humana: UFSCar – 1987-1990
The Research Group as a Space-Time of Partnerships, Scientific Production and Human Education: Ufscar – 1987-1990
title O Grupo de Pesquisa enquanto espaço-tempo de parcerias, de produção científica e de formação humana: UFSCar – 1987-1990
spellingShingle O Grupo de Pesquisa enquanto espaço-tempo de parcerias, de produção científica e de formação humana: UFSCar – 1987-1990
Pucci, Bruno
Grupo de Pesquisa; Diagnóstico educacional; Democratização do ensino; Ensino Noturno; Trabalhadores em Educação; Aluno trabalhador.
Research group; Educational diagnosis; Democratization of education; Evening classes; Workers in education; Student worker.
title_short O Grupo de Pesquisa enquanto espaço-tempo de parcerias, de produção científica e de formação humana: UFSCar – 1987-1990
title_full O Grupo de Pesquisa enquanto espaço-tempo de parcerias, de produção científica e de formação humana: UFSCar – 1987-1990
title_fullStr O Grupo de Pesquisa enquanto espaço-tempo de parcerias, de produção científica e de formação humana: UFSCar – 1987-1990
title_full_unstemmed O Grupo de Pesquisa enquanto espaço-tempo de parcerias, de produção científica e de formação humana: UFSCar – 1987-1990
title_sort O Grupo de Pesquisa enquanto espaço-tempo de parcerias, de produção científica e de formação humana: UFSCar – 1987-1990
author Pucci, Bruno
author_facet Pucci, Bruno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Pucci, Bruno
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Grupo de Pesquisa; Diagnóstico educacional; Democratização do ensino; Ensino Noturno; Trabalhadores em Educação; Aluno trabalhador.
Research group; Educational diagnosis; Democratization of education; Evening classes; Workers in education; Student worker.
topic Grupo de Pesquisa; Diagnóstico educacional; Democratização do ensino; Ensino Noturno; Trabalhadores em Educação; Aluno trabalhador.
Research group; Educational diagnosis; Democratization of education; Evening classes; Workers in education; Student worker.
description Nos anos 1987-1990, realizaram-se na UFSCar dois projetos de pesquisa, interligados, sobre a escola pública e a democratização do ensino no Município de São Carlos, com apoio do INEP/MEC e do CNPq. Foi um trabalho de equipe com a participação dos professores Valdemar Sguissardi, Bruno Pucci e Newton Ramos-de-Oliveira e quatro alunos do curso de Pedagogia. Este artigo pretende resgatar elementos formativos e momentos fecundos provenientes do convívio e do trabalho coletivo dos partícipes do grupo de pesquisa nos diversos momentos da investigação científica: nas reuniões da equipe, na elaboração dos projetos, na construção dos documentos, na apresentação e debate dos resultados, na publicação dos textos científicos, na confecção dos relatórios finais. E conclui que um grupo de pesquisa, em que gerações diferentes se encontram – doutores, pós-graduandos e graduandos – para partilhar experiências e estudos, quando conduzido com seriedade e competência, os resultados são visíveis, gratificantes e merecem ser recordados.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1020
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v18n1p41-52
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1020
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v18n1p41-52
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1020/573
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 18, n. 1 (2011); 41-52
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576022365274112