O Grupo de Pesquisa enquanto espaço-tempo de parcerias, de produção científica e de formação humana: UFSCar – 1987-1990
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1020 |
Resumo: | Nos anos 1987-1990, realizaram-se na UFSCar dois projetos de pesquisa, interligados, sobre a escola pública e a democratização do ensino no Município de São Carlos, com apoio do INEP/MEC e do CNPq. Foi um trabalho de equipe com a participação dos professores Valdemar Sguissardi, Bruno Pucci e Newton Ramos-de-Oliveira e quatro alunos do curso de Pedagogia. Este artigo pretende resgatar elementos formativos e momentos fecundos provenientes do convívio e do trabalho coletivo dos partícipes do grupo de pesquisa nos diversos momentos da investigação científica: nas reuniões da equipe, na elaboração dos projetos, na construção dos documentos, na apresentação e debate dos resultados, na publicação dos textos científicos, na confecção dos relatórios finais. E conclui que um grupo de pesquisa, em que gerações diferentes se encontram – doutores, pós-graduandos e graduandos – para partilhar experiências e estudos, quando conduzido com seriedade e competência, os resultados são visíveis, gratificantes e merecem ser recordados. |
id |
METO-3_9434caa6ae19df480653883a3b371c6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/1020 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
O Grupo de Pesquisa enquanto espaço-tempo de parcerias, de produção científica e de formação humana: UFSCar – 1987-1990The Research Group as a Space-Time of Partnerships, Scientific Production and Human Education: Ufscar – 1987-1990Grupo de Pesquisa; Diagnóstico educacional; Democratização do ensino; Ensino Noturno; Trabalhadores em Educação; Aluno trabalhador.Research group; Educational diagnosis; Democratization of education; Evening classes; Workers in education; Student worker.Nos anos 1987-1990, realizaram-se na UFSCar dois projetos de pesquisa, interligados, sobre a escola pública e a democratização do ensino no Município de São Carlos, com apoio do INEP/MEC e do CNPq. Foi um trabalho de equipe com a participação dos professores Valdemar Sguissardi, Bruno Pucci e Newton Ramos-de-Oliveira e quatro alunos do curso de Pedagogia. Este artigo pretende resgatar elementos formativos e momentos fecundos provenientes do convívio e do trabalho coletivo dos partícipes do grupo de pesquisa nos diversos momentos da investigação científica: nas reuniões da equipe, na elaboração dos projetos, na construção dos documentos, na apresentação e debate dos resultados, na publicação dos textos científicos, na confecção dos relatórios finais. E conclui que um grupo de pesquisa, em que gerações diferentes se encontram – doutores, pós-graduandos e graduandos – para partilhar experiências e estudos, quando conduzido com seriedade e competência, os resultados são visíveis, gratificantes e merecem ser recordados. From 1987 to 1990, there were two linked research projects in UFSCar (Federal University of São Carlos) on the public school and the democratization of education in the city of São Carlos. These projects were supported by Inep/MEC and CNPq. The teamwork was made up of Professors Valdemar Sguissardi, Bruno Pucci and Newton Ramos-de-Oliveira and four students from the course of Pedagogy. The aim of this paper is to recover the formative elements and fruitful moments that resulted from the collective work of the members of the research group in the several moments of scientific investigation: in the team meetings, in the project development, in the preparation of documents, in the presentation and discussion of results, in the publication of scientific papers, in the making of final reports. And it concludes that in a research group where different generations – doctors, graduates, and undergraduates – meet to share experiences and studies, when led with seriousness and competence, results are visible, gratifying, and worth of being recalled.Universidade Metodista de PiracicabaPucci, Bruno2012-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/102010.15600/2238-121X/comunicacoes.v18n1p41-52Comunicações; v. 18, n. 1 (2011); 41-522238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1020/573Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T17:25:01Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/1020Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-03T17:25:01Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Grupo de Pesquisa enquanto espaço-tempo de parcerias, de produção científica e de formação humana: UFSCar – 1987-1990 The Research Group as a Space-Time of Partnerships, Scientific Production and Human Education: Ufscar – 1987-1990 |
title |
O Grupo de Pesquisa enquanto espaço-tempo de parcerias, de produção científica e de formação humana: UFSCar – 1987-1990 |
spellingShingle |
O Grupo de Pesquisa enquanto espaço-tempo de parcerias, de produção científica e de formação humana: UFSCar – 1987-1990 Pucci, Bruno Grupo de Pesquisa; Diagnóstico educacional; Democratização do ensino; Ensino Noturno; Trabalhadores em Educação; Aluno trabalhador. Research group; Educational diagnosis; Democratization of education; Evening classes; Workers in education; Student worker. |
title_short |
O Grupo de Pesquisa enquanto espaço-tempo de parcerias, de produção científica e de formação humana: UFSCar – 1987-1990 |
title_full |
O Grupo de Pesquisa enquanto espaço-tempo de parcerias, de produção científica e de formação humana: UFSCar – 1987-1990 |
title_fullStr |
O Grupo de Pesquisa enquanto espaço-tempo de parcerias, de produção científica e de formação humana: UFSCar – 1987-1990 |
title_full_unstemmed |
O Grupo de Pesquisa enquanto espaço-tempo de parcerias, de produção científica e de formação humana: UFSCar – 1987-1990 |
title_sort |
O Grupo de Pesquisa enquanto espaço-tempo de parcerias, de produção científica e de formação humana: UFSCar – 1987-1990 |
author |
Pucci, Bruno |
author_facet |
Pucci, Bruno |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pucci, Bruno |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa; Diagnóstico educacional; Democratização do ensino; Ensino Noturno; Trabalhadores em Educação; Aluno trabalhador. Research group; Educational diagnosis; Democratization of education; Evening classes; Workers in education; Student worker. |
topic |
Grupo de Pesquisa; Diagnóstico educacional; Democratização do ensino; Ensino Noturno; Trabalhadores em Educação; Aluno trabalhador. Research group; Educational diagnosis; Democratization of education; Evening classes; Workers in education; Student worker. |
description |
Nos anos 1987-1990, realizaram-se na UFSCar dois projetos de pesquisa, interligados, sobre a escola pública e a democratização do ensino no Município de São Carlos, com apoio do INEP/MEC e do CNPq. Foi um trabalho de equipe com a participação dos professores Valdemar Sguissardi, Bruno Pucci e Newton Ramos-de-Oliveira e quatro alunos do curso de Pedagogia. Este artigo pretende resgatar elementos formativos e momentos fecundos provenientes do convívio e do trabalho coletivo dos partícipes do grupo de pesquisa nos diversos momentos da investigação científica: nas reuniões da equipe, na elaboração dos projetos, na construção dos documentos, na apresentação e debate dos resultados, na publicação dos textos científicos, na confecção dos relatórios finais. E conclui que um grupo de pesquisa, em que gerações diferentes se encontram – doutores, pós-graduandos e graduandos – para partilhar experiências e estudos, quando conduzido com seriedade e competência, os resultados são visíveis, gratificantes e merecem ser recordados. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1020 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v18n1p41-52 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1020 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v18n1p41-52 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1020/573 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 18, n. 1 (2011); 41-52 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576022365274112 |