A Educação Ambiental e o papel das escolas públicas na valorização da imagem do Agronegócio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Carlos Frederico
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lamosa, Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2337
Resumo: Desde 2001, a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), por intermédio da sua entidade co-irmã situada em Ribeirão Preto, desenvolve nas escolas públicas da região, formada por noventa municípios, o Programa Educacional Agronegócio na Escola. Do ponto de vista do ideário ambiental, o discurso anunciado pela entidade aponta para a possibilidade de uma sociedade sem conflitos, baseada nas parcerias público-privadas, na responsabilidade individual e na racionalização no uso dos recursos naturais. O objetivo do trabalho foi analisar a inserção do programa nas redes municipais em relação à proposta de hegemonia da entidade e o papel dos professores participantes. A pesquisa que resultou neste artigo realizou entrevistas com docentes inseridos no projeto pedagógico com o intuito de compreender a adesão das comunidades escolares à proposta da ABAG. Foram realizadas também entrevista com as coordenadoras da associação e análise dos materiais pedagógicos cedidos pelo programa. Foi possível concluir que a proposta de valorização da imagem do agronegócio, principal objetivo declarado no programa, reproduz no interior das escolas o discurso proposto pela associação através de trabalhos que difundem um consenso sobre o modelo agrário dominante.
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