A Educação Ambiental e o papel das escolas públicas na valorização da imagem do Agronegócio
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2337 |
Resumo: | Desde 2001, a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), por intermédio da sua entidade co-irmã situada em Ribeirão Preto, desenvolve nas escolas públicas da região, formada por noventa municípios, o Programa Educacional Agronegócio na Escola. Do ponto de vista do ideário ambiental, o discurso anunciado pela entidade aponta para a possibilidade de uma sociedade sem conflitos, baseada nas parcerias público-privadas, na responsabilidade individual e na racionalização no uso dos recursos naturais. O objetivo do trabalho foi analisar a inserção do programa nas redes municipais em relação à proposta de hegemonia da entidade e o papel dos professores participantes. A pesquisa que resultou neste artigo realizou entrevistas com docentes inseridos no projeto pedagógico com o intuito de compreender a adesão das comunidades escolares à proposta da ABAG. Foram realizadas também entrevista com as coordenadoras da associação e análise dos materiais pedagógicos cedidos pelo programa. Foi possível concluir que a proposta de valorização da imagem do agronegócio, principal objetivo declarado no programa, reproduz no interior das escolas o discurso proposto pela associação através de trabalhos que difundem um consenso sobre o modelo agrário dominante. |
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A Educação Ambiental e o papel das escolas públicas na valorização da imagem do AgronegócioAssociação Brasileira do Agronegócio – Hegemonia – Sustentabilidade - Trabalho DocenteDesde 2001, a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), por intermédio da sua entidade co-irmã situada em Ribeirão Preto, desenvolve nas escolas públicas da região, formada por noventa municípios, o Programa Educacional Agronegócio na Escola. Do ponto de vista do ideário ambiental, o discurso anunciado pela entidade aponta para a possibilidade de uma sociedade sem conflitos, baseada nas parcerias público-privadas, na responsabilidade individual e na racionalização no uso dos recursos naturais. O objetivo do trabalho foi analisar a inserção do programa nas redes municipais em relação à proposta de hegemonia da entidade e o papel dos professores participantes. A pesquisa que resultou neste artigo realizou entrevistas com docentes inseridos no projeto pedagógico com o intuito de compreender a adesão das comunidades escolares à proposta da ABAG. Foram realizadas também entrevista com as coordenadoras da associação e análise dos materiais pedagógicos cedidos pelo programa. Foi possível concluir que a proposta de valorização da imagem do agronegócio, principal objetivo declarado no programa, reproduz no interior das escolas o discurso proposto pela associação através de trabalhos que difundem um consenso sobre o modelo agrário dominante.Universidade Metodista de PiracicabaLoureiro, Carlos FredericoLamosa, Rodrigo2015-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/233710.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep111-135Comunicações; v. 22, n. 2 (2015): Número Especial; 111-1352238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2337/1589Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-09T12:01:43Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2337Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-08-09T12:01:43Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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