A educação inclusiva e a formação de professores em uma Rede Pública Municipal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEGAS, LUCIANE TOREZAN
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2227
Resumo: O presente estudo apresenta uma pesquisa realizada em um município da região metropolitana de Porto Alegre, na rede pública municipal de ensino, objetivando compreender o processo de reconfiguração das proposições que vinculam a educação especial e a educação regular dos alunos com deficiência, considerando aspectos constitutivos das propostas de formação de professores. A rede pública municipal estudada atendeu ao proposto na Política Nacional para Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) e encerrou as atividades da escola pública municipal, credenciando o centro municipal de atendimento educacional especializado a partir de 2011. A investigação relata este momento de transição, sob o olhar dos envolvidos no processo, no que se refere aos aspectos da formação de professores. Para tanto, realizou-se uma investigação de caráter qualitativo, com coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas e realização de análise documental. Ambas as estratégias auxiliaram a pensar as políticas públicas voltadas para a educação especial, tanto no âmbito nacional quanto local. A abordagem do ciclo de políticas na perspectiva de Ball (2009),  possibilitou perceber as nuances e tramas que se estabeleceram na ressignificação interpretativa dos textos nacionais e na produção das políticas locais no que se refere à formação de professores. Conclui-se, no que se relaciona à formação de professores, que houve uma mudança de eixo na gestão deste processo, no público-alvo da formação e também quanto às abordagens temáticas propostas, considerando as necessidades impostas pela inclusão dos alunos com deficiência nas classes comuns das escolas regulares. 
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