A educação inclusiva e a formação de professores em uma Rede Pública Municipal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2227 |
Resumo: | O presente estudo apresenta uma pesquisa realizada em um município da região metropolitana de Porto Alegre, na rede pública municipal de ensino, objetivando compreender o processo de reconfiguração das proposições que vinculam a educação especial e a educação regular dos alunos com deficiência, considerando aspectos constitutivos das propostas de formação de professores. A rede pública municipal estudada atendeu ao proposto na Política Nacional para Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) e encerrou as atividades da escola pública municipal, credenciando o centro municipal de atendimento educacional especializado a partir de 2011. A investigação relata este momento de transição, sob o olhar dos envolvidos no processo, no que se refere aos aspectos da formação de professores. Para tanto, realizou-se uma investigação de caráter qualitativo, com coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas e realização de análise documental. Ambas as estratégias auxiliaram a pensar as políticas públicas voltadas para a educação especial, tanto no âmbito nacional quanto local. A abordagem do ciclo de políticas na perspectiva de Ball (2009), possibilitou perceber as nuances e tramas que se estabeleceram na ressignificação interpretativa dos textos nacionais e na produção das políticas locais no que se refere à formação de professores. Conclui-se, no que se relaciona à formação de professores, que houve uma mudança de eixo na gestão deste processo, no público-alvo da formação e também quanto às abordagens temáticas propostas, considerando as necessidades impostas pela inclusão dos alunos com deficiência nas classes comuns das escolas regulares. |
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A educação inclusiva e a formação de professores em uma Rede Pública MunicipalEducação especial; Educação inclusiva; centro educacional de atendimento especializado O presente estudo apresenta uma pesquisa realizada em um município da região metropolitana de Porto Alegre, na rede pública municipal de ensino, objetivando compreender o processo de reconfiguração das proposições que vinculam a educação especial e a educação regular dos alunos com deficiência, considerando aspectos constitutivos das propostas de formação de professores. A rede pública municipal estudada atendeu ao proposto na Política Nacional para Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) e encerrou as atividades da escola pública municipal, credenciando o centro municipal de atendimento educacional especializado a partir de 2011. A investigação relata este momento de transição, sob o olhar dos envolvidos no processo, no que se refere aos aspectos da formação de professores. Para tanto, realizou-se uma investigação de caráter qualitativo, com coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas e realização de análise documental. Ambas as estratégias auxiliaram a pensar as políticas públicas voltadas para a educação especial, tanto no âmbito nacional quanto local. A abordagem do ciclo de políticas na perspectiva de Ball (2009), possibilitou perceber as nuances e tramas que se estabeleceram na ressignificação interpretativa dos textos nacionais e na produção das políticas locais no que se refere à formação de professores. Conclui-se, no que se relaciona à formação de professores, que houve uma mudança de eixo na gestão deste processo, no público-alvo da formação e também quanto às abordagens temáticas propostas, considerando as necessidades impostas pela inclusão dos alunos com deficiência nas classes comuns das escolas regulares. Universidade Metodista de PiracicabaVIEGAS, LUCIANE TOREZAN2015-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/222710.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p185-197Comunicações; v. 22, n. 2 (2015); 185-1972238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2227/1572https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/2227/408Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-08T14:17:45Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2227Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-08T14:17:45Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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