Reflexões sobre o “ser professor” na EAD: estamos diante de uma descaracterização do trabalho docente?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ripa, Roselaine
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2475
Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar apontamentos para discutir a constituição do “ser professor” na Educação a Distância, a partir do referencial da Teoria Crítica da Sociedade. A EaD é a modalidade de ensino que mais cresceu no Brasil nos últimos anos e tem sido utilizada pelas políticas públicas para promover a ampliação e interiorização da oferta do ensino superior. Nessa modalidade, os professores são convocados a adquirir diferentes “competências” - cognitivas, técnicas, comunicacionais e pedagógicas - para desempenhar as múltiplas funções que lhes são atribuídas. Para discutir essas questões, através de uma pesquisa de cunho bibliográfico, estruturamos esse trabalho em três partes. Na primeira parte, partindo das definições legais sobre a EAD, realizamos um levantamento dos estudos que nos aproximam das pesquisas sobre essa modalidade de ensino. Na segunda parte, apresentamos discussões de pesquisadores brasileiros sobre o trabalho docente na EaD para destacar as características identificadas como necessárias para os professores que atuam nessa modalidade educacional. Na terceira parte, procuramos problematizar a docência na EaD através das contribuições dos estudos da Teoria Crítica da Sociedade. Com esse trabalho, portanto, espera-se contribuir para uma discussão que se faz necessária sobre a constituição da identidade docente na EaD.
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