A psicologia do vencimento, da superação da cegueira a partir da teoria histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrari de Melo, Douglas Christian
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cristofoleti, Rita de Cassia, Rossetto, Elisabeth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704399
Resumo: Este artigo consiste em, a partir da teoria histórico-cultural, entender como um cego se comporta psicologicamente diante da sua cegueira. A metodologia partiu de um estudo bibliográfico das obras de Vigotski e seus colaboradores (1993, 1997, 1998, 2012), além de outros pesquisadores vigotskianos para compreender que não existe uma psicologia do cego, mas uma psicologia do vencimento, da superação da cegueira. Os resultados mostraram que o trabalho da escola e do professor consiste em pensar na cegueira como um conjunto de possibilidades, desenvolver e aprofundar os outros sentidos. Todo trabalho educativo que busca pela supercompensação estrutura-se no desafio para vencer, superar a cegueira. 
id METO-3_b1ba070eef375167bf0d0165af44a8e9
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704399
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling A psicologia do vencimento, da superação da cegueira a partir da teoria histórico-culturalEducação/Psicologia da EducaçãoTeoria Histórico-Cultural; Vencimento; Superação; Cegueira.Este artigo consiste em, a partir da teoria histórico-cultural, entender como um cego se comporta psicologicamente diante da sua cegueira. A metodologia partiu de um estudo bibliográfico das obras de Vigotski e seus colaboradores (1993, 1997, 1998, 2012), além de outros pesquisadores vigotskianos para compreender que não existe uma psicologia do cego, mas uma psicologia do vencimento, da superação da cegueira. Os resultados mostraram que o trabalho da escola e do professor consiste em pensar na cegueira como um conjunto de possibilidades, desenvolver e aprofundar os outros sentidos. Todo trabalho educativo que busca pela supercompensação estrutura-se no desafio para vencer, superar a cegueira. Universidade Metodista de PiracicabaFerrari de Melo, Douglas ChristianCristofoleti, Rita de CassiaRossetto, Elisabeth2022-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográfica/Revisão de Literaturaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4170439910.15600/2238-121X/comunicacoes.v29n1p203-218Comunicações; v. 29, n. 1 (2022); 203-2182238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704399/2661BrasilSéculo XXI; Século XXEducação/Psicologia da EducaçãoDireitos autorais 2022 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-31T18:06:46Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704399Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2022-08-31T18:06:46Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A psicologia do vencimento, da superação da cegueira a partir da teoria histórico-cultural
title A psicologia do vencimento, da superação da cegueira a partir da teoria histórico-cultural
spellingShingle A psicologia do vencimento, da superação da cegueira a partir da teoria histórico-cultural
Ferrari de Melo, Douglas Christian
Educação/Psicologia da Educação
Teoria Histórico-Cultural; Vencimento; Superação; Cegueira.
title_short A psicologia do vencimento, da superação da cegueira a partir da teoria histórico-cultural
title_full A psicologia do vencimento, da superação da cegueira a partir da teoria histórico-cultural
title_fullStr A psicologia do vencimento, da superação da cegueira a partir da teoria histórico-cultural
title_full_unstemmed A psicologia do vencimento, da superação da cegueira a partir da teoria histórico-cultural
title_sort A psicologia do vencimento, da superação da cegueira a partir da teoria histórico-cultural
author Ferrari de Melo, Douglas Christian
author_facet Ferrari de Melo, Douglas Christian
Cristofoleti, Rita de Cassia
Rossetto, Elisabeth
author_role author
author2 Cristofoleti, Rita de Cassia
Rossetto, Elisabeth
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrari de Melo, Douglas Christian
Cristofoleti, Rita de Cassia
Rossetto, Elisabeth
dc.subject.por.fl_str_mv Educação/Psicologia da Educação
Teoria Histórico-Cultural; Vencimento; Superação; Cegueira.
topic Educação/Psicologia da Educação
Teoria Histórico-Cultural; Vencimento; Superação; Cegueira.
description Este artigo consiste em, a partir da teoria histórico-cultural, entender como um cego se comporta psicologicamente diante da sua cegueira. A metodologia partiu de um estudo bibliográfico das obras de Vigotski e seus colaboradores (1993, 1997, 1998, 2012), além de outros pesquisadores vigotskianos para compreender que não existe uma psicologia do cego, mas uma psicologia do vencimento, da superação da cegueira. Os resultados mostraram que o trabalho da escola e do professor consiste em pensar na cegueira como um conjunto de possibilidades, desenvolver e aprofundar os outros sentidos. Todo trabalho educativo que busca pela supercompensação estrutura-se no desafio para vencer, superar a cegueira. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Bibliográfica/Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704399
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v29n1p203-218
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704399
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v29n1p203-218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704399/2661
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Século XXI; Século XX
Educação/Psicologia da Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 29, n. 1 (2022); 203-218
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576022361079808