A psicologia do vencimento, da superação da cegueira a partir da teoria histórico-cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704399 |
Resumo: | Este artigo consiste em, a partir da teoria histórico-cultural, entender como um cego se comporta psicologicamente diante da sua cegueira. A metodologia partiu de um estudo bibliográfico das obras de Vigotski e seus colaboradores (1993, 1997, 1998, 2012), além de outros pesquisadores vigotskianos para compreender que não existe uma psicologia do cego, mas uma psicologia do vencimento, da superação da cegueira. Os resultados mostraram que o trabalho da escola e do professor consiste em pensar na cegueira como um conjunto de possibilidades, desenvolver e aprofundar os outros sentidos. Todo trabalho educativo que busca pela supercompensação estrutura-se no desafio para vencer, superar a cegueira. |
id |
METO-3_b1ba070eef375167bf0d0165af44a8e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704399 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
A psicologia do vencimento, da superação da cegueira a partir da teoria histórico-culturalEducação/Psicologia da EducaçãoTeoria Histórico-Cultural; Vencimento; Superação; Cegueira.Este artigo consiste em, a partir da teoria histórico-cultural, entender como um cego se comporta psicologicamente diante da sua cegueira. A metodologia partiu de um estudo bibliográfico das obras de Vigotski e seus colaboradores (1993, 1997, 1998, 2012), além de outros pesquisadores vigotskianos para compreender que não existe uma psicologia do cego, mas uma psicologia do vencimento, da superação da cegueira. Os resultados mostraram que o trabalho da escola e do professor consiste em pensar na cegueira como um conjunto de possibilidades, desenvolver e aprofundar os outros sentidos. Todo trabalho educativo que busca pela supercompensação estrutura-se no desafio para vencer, superar a cegueira. Universidade Metodista de PiracicabaFerrari de Melo, Douglas ChristianCristofoleti, Rita de CassiaRossetto, Elisabeth2022-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográfica/Revisão de Literaturaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4170439910.15600/2238-121X/comunicacoes.v29n1p203-218Comunicações; v. 29, n. 1 (2022); 203-2182238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704399/2661BrasilSéculo XXI; Século XXEducação/Psicologia da EducaçãoDireitos autorais 2022 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-31T18:06:46Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704399Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2022-08-31T18:06:46Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A psicologia do vencimento, da superação da cegueira a partir da teoria histórico-cultural |
title |
A psicologia do vencimento, da superação da cegueira a partir da teoria histórico-cultural |
spellingShingle |
A psicologia do vencimento, da superação da cegueira a partir da teoria histórico-cultural Ferrari de Melo, Douglas Christian Educação/Psicologia da Educação Teoria Histórico-Cultural; Vencimento; Superação; Cegueira. |
title_short |
A psicologia do vencimento, da superação da cegueira a partir da teoria histórico-cultural |
title_full |
A psicologia do vencimento, da superação da cegueira a partir da teoria histórico-cultural |
title_fullStr |
A psicologia do vencimento, da superação da cegueira a partir da teoria histórico-cultural |
title_full_unstemmed |
A psicologia do vencimento, da superação da cegueira a partir da teoria histórico-cultural |
title_sort |
A psicologia do vencimento, da superação da cegueira a partir da teoria histórico-cultural |
author |
Ferrari de Melo, Douglas Christian |
author_facet |
Ferrari de Melo, Douglas Christian Cristofoleti, Rita de Cassia Rossetto, Elisabeth |
author_role |
author |
author2 |
Cristofoleti, Rita de Cassia Rossetto, Elisabeth |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferrari de Melo, Douglas Christian Cristofoleti, Rita de Cassia Rossetto, Elisabeth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação/Psicologia da Educação Teoria Histórico-Cultural; Vencimento; Superação; Cegueira. |
topic |
Educação/Psicologia da Educação Teoria Histórico-Cultural; Vencimento; Superação; Cegueira. |
description |
Este artigo consiste em, a partir da teoria histórico-cultural, entender como um cego se comporta psicologicamente diante da sua cegueira. A metodologia partiu de um estudo bibliográfico das obras de Vigotski e seus colaboradores (1993, 1997, 1998, 2012), além de outros pesquisadores vigotskianos para compreender que não existe uma psicologia do cego, mas uma psicologia do vencimento, da superação da cegueira. Os resultados mostraram que o trabalho da escola e do professor consiste em pensar na cegueira como um conjunto de possibilidades, desenvolver e aprofundar os outros sentidos. Todo trabalho educativo que busca pela supercompensação estrutura-se no desafio para vencer, superar a cegueira. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Bibliográfica/Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704399 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v29n1p203-218 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704399 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v29n1p203-218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704399/2661 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Século XXI; Século XX Educação/Psicologia da Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 29, n. 1 (2022); 203-218 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576022361079808 |