Bases teórico-pedagógicas do atendimento educacional especializado em duas redes municipais de ensino no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3922 |
Resumo: | Este artigo apresenta e discute as bases teórico-pedagógicas que subsidiam as orientações para a organização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em duas redes públicas municipais de ensino, sendo uma no estado de Goiás e outra no estado do Paraná. Inicialmente, apontamos as implicações das teorias educacionais que orientam a atual política educacional na perspectiva inclusiva. Em seguida, subsidiados pelos pressupostos teórico-filosóficos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural, verificamos que os municípios articulam de forma distinta a implementação do AEE. Fundamentado por um conjunto de bases teóricas que nomeamos de miscelânea pragmática constatamos que o AEE é interpretado como estratégia para compensar deficiências de diferentes ordens, limitando-se a um quadro naturalizante de estruturação do ser humano, ou, de outro modo, busca formas de promover o desenvolvimento humano, sem perder de vista sua especificidade pedagógica, o que denominamos de miscelânea crítica. Assim, embora existam limites nas ações desenvolvidas pelos municípios diante das políticas sociais e econômicas, em âmbito nacional e mundial, a compreensão dos educadores/as acerca da teoria educacional como orientadora da práxis educativa é um elemento fundamental do ato educativo em uma perspectiva crítica e superadora da realidade da educação brasileira nas primeiras décadas do século XXI. |
id |
METO-3_b263be6efca8b5334c082adbfe6fd5cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3922 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Bases teórico-pedagógicas do atendimento educacional especializado em duas redes municipais de ensino no BrasilEducação; Educação Especial/InclusivaBases teórico-pedagógica; Atendimento Educacional Especializado; Pedagogia Histórico-Crítica; Psicologia Histórico-CulturalEste artigo apresenta e discute as bases teórico-pedagógicas que subsidiam as orientações para a organização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em duas redes públicas municipais de ensino, sendo uma no estado de Goiás e outra no estado do Paraná. Inicialmente, apontamos as implicações das teorias educacionais que orientam a atual política educacional na perspectiva inclusiva. Em seguida, subsidiados pelos pressupostos teórico-filosóficos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural, verificamos que os municípios articulam de forma distinta a implementação do AEE. Fundamentado por um conjunto de bases teóricas que nomeamos de miscelânea pragmática constatamos que o AEE é interpretado como estratégia para compensar deficiências de diferentes ordens, limitando-se a um quadro naturalizante de estruturação do ser humano, ou, de outro modo, busca formas de promover o desenvolvimento humano, sem perder de vista sua especificidade pedagógica, o que denominamos de miscelânea crítica. Assim, embora existam limites nas ações desenvolvidas pelos municípios diante das políticas sociais e econômicas, em âmbito nacional e mundial, a compreensão dos educadores/as acerca da teoria educacional como orientadora da práxis educativa é um elemento fundamental do ato educativo em uma perspectiva crítica e superadora da realidade da educação brasileira nas primeiras décadas do século XXI.Universidade Metodista de PiracicabaSantos, Ivone Rodrigues dosSilva, Régis Henrique dos Reis2019-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literatura; Pesquisa Empírica de Campo; Entrevista; Pesquisa Qualitativa;application/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/392210.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n1p143-163Comunicações; v. 26, n. 1 (2019); 143-1632238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3922/2295BrasilContemporaneidadeEducaçãoDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-25T13:29:45Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3922Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-04-25T13:29:45Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bases teórico-pedagógicas do atendimento educacional especializado em duas redes municipais de ensino no Brasil |
title |
Bases teórico-pedagógicas do atendimento educacional especializado em duas redes municipais de ensino no Brasil |
spellingShingle |
Bases teórico-pedagógicas do atendimento educacional especializado em duas redes municipais de ensino no Brasil Santos, Ivone Rodrigues dos Educação; Educação Especial/Inclusiva Bases teórico-pedagógica; Atendimento Educacional Especializado; Pedagogia Histórico-Crítica; Psicologia Histórico-Cultural |
title_short |
Bases teórico-pedagógicas do atendimento educacional especializado em duas redes municipais de ensino no Brasil |
title_full |
Bases teórico-pedagógicas do atendimento educacional especializado em duas redes municipais de ensino no Brasil |
title_fullStr |
Bases teórico-pedagógicas do atendimento educacional especializado em duas redes municipais de ensino no Brasil |
title_full_unstemmed |
Bases teórico-pedagógicas do atendimento educacional especializado em duas redes municipais de ensino no Brasil |
title_sort |
Bases teórico-pedagógicas do atendimento educacional especializado em duas redes municipais de ensino no Brasil |
author |
Santos, Ivone Rodrigues dos |
author_facet |
Santos, Ivone Rodrigues dos Silva, Régis Henrique dos Reis |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Régis Henrique dos Reis |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ivone Rodrigues dos Silva, Régis Henrique dos Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação Especial/Inclusiva Bases teórico-pedagógica; Atendimento Educacional Especializado; Pedagogia Histórico-Crítica; Psicologia Histórico-Cultural |
topic |
Educação; Educação Especial/Inclusiva Bases teórico-pedagógica; Atendimento Educacional Especializado; Pedagogia Histórico-Crítica; Psicologia Histórico-Cultural |
description |
Este artigo apresenta e discute as bases teórico-pedagógicas que subsidiam as orientações para a organização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em duas redes públicas municipais de ensino, sendo uma no estado de Goiás e outra no estado do Paraná. Inicialmente, apontamos as implicações das teorias educacionais que orientam a atual política educacional na perspectiva inclusiva. Em seguida, subsidiados pelos pressupostos teórico-filosóficos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural, verificamos que os municípios articulam de forma distinta a implementação do AEE. Fundamentado por um conjunto de bases teóricas que nomeamos de miscelânea pragmática constatamos que o AEE é interpretado como estratégia para compensar deficiências de diferentes ordens, limitando-se a um quadro naturalizante de estruturação do ser humano, ou, de outro modo, busca formas de promover o desenvolvimento humano, sem perder de vista sua especificidade pedagógica, o que denominamos de miscelânea crítica. Assim, embora existam limites nas ações desenvolvidas pelos municípios diante das políticas sociais e econômicas, em âmbito nacional e mundial, a compreensão dos educadores/as acerca da teoria educacional como orientadora da práxis educativa é um elemento fundamental do ato educativo em uma perspectiva crítica e superadora da realidade da educação brasileira nas primeiras décadas do século XXI. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de Literatura; Pesquisa Empírica de Campo; Entrevista; Pesquisa Qualitativa; |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3922 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n1p143-163 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3922 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n1p143-163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3922/2295 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Contemporaneidade Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 26, n. 1 (2019); 143-163 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576022268805120 |