Contar Histórias no Atendimento Educacional Especializado: perspectivas contemporâneas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pita, Jaqueline Sousa Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Rosemary Lapa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14763
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre Contação de Histórias no Atendimento Educacional Especializado - AEE, ressaltando possibilidades e contribuições no contexto escolar na contemporaneidade, na perspectiva da Educação Especial e Inclusiva. Para tanto, adotamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, e buscamos realizar uma análise sobre os fundamentos da educação especial e AEE no âmbito da educação Inclusiva, a partir das contribuições contidas em marcos legais e de autores como Mazzotta (2011), Mantoan (2015), Diniz (2009), dentre outros. Nesse sentido, a partir das discussões apresentadas, podemos ratificar a importância de estudos a serem realizados no binômio educação inclusiva e Contação de histórias, para que possam suscitar caminhos e possibilidades a serem adotadas e aperfeiçoadas no AEE, com o intuito de promover cada vez mais a inclusão de estudantes com deficiência.    
id UNEB-3_73de6cb37c1ad66f2c751fb766be9ca5
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/14763
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Contar Histórias no Atendimento Educacional Especializado: perspectivas contemporâneasEducação especial e inclusiva; Contação de Histórias; Atendimento Educacional Especializado.Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre Contação de Histórias no Atendimento Educacional Especializado - AEE, ressaltando possibilidades e contribuições no contexto escolar na contemporaneidade, na perspectiva da Educação Especial e Inclusiva. Para tanto, adotamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, e buscamos realizar uma análise sobre os fundamentos da educação especial e AEE no âmbito da educação Inclusiva, a partir das contribuições contidas em marcos legais e de autores como Mazzotta (2011), Mantoan (2015), Diniz (2009), dentre outros. Nesse sentido, a partir das discussões apresentadas, podemos ratificar a importância de estudos a serem realizados no binômio educação inclusiva e Contação de histórias, para que possam suscitar caminhos e possibilidades a serem adotadas e aperfeiçoadas no AEE, com o intuito de promover cada vez mais a inclusão de estudantes com deficiência.    UNEB2022-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1476310.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p117-129Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 68 (2022): Educação e Contação de Histórias; 117-1292358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v31.n68reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporenghttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14763/10317https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14763/10337Copyright (c) 2022 Jaqueline Sousa Santos Pita, Rosemary Lapa Oliveira Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessPita, Jaqueline Sousa SantosOliveira, Rosemary Lapa de2022-10-31T19:11:45Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/14763Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2022-10-31T19:11:45Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Contar Histórias no Atendimento Educacional Especializado: perspectivas contemporâneas
title Contar Histórias no Atendimento Educacional Especializado: perspectivas contemporâneas
spellingShingle Contar Histórias no Atendimento Educacional Especializado: perspectivas contemporâneas
Pita, Jaqueline Sousa Santos
Educação especial e inclusiva; Contação de Histórias; Atendimento Educacional Especializado.
title_short Contar Histórias no Atendimento Educacional Especializado: perspectivas contemporâneas
title_full Contar Histórias no Atendimento Educacional Especializado: perspectivas contemporâneas
title_fullStr Contar Histórias no Atendimento Educacional Especializado: perspectivas contemporâneas
title_full_unstemmed Contar Histórias no Atendimento Educacional Especializado: perspectivas contemporâneas
title_sort Contar Histórias no Atendimento Educacional Especializado: perspectivas contemporâneas
author Pita, Jaqueline Sousa Santos
author_facet Pita, Jaqueline Sousa Santos
Oliveira, Rosemary Lapa de
author_role author
author2 Oliveira, Rosemary Lapa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pita, Jaqueline Sousa Santos
Oliveira, Rosemary Lapa de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial e inclusiva; Contação de Histórias; Atendimento Educacional Especializado.
topic Educação especial e inclusiva; Contação de Histórias; Atendimento Educacional Especializado.
description Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre Contação de Histórias no Atendimento Educacional Especializado - AEE, ressaltando possibilidades e contribuições no contexto escolar na contemporaneidade, na perspectiva da Educação Especial e Inclusiva. Para tanto, adotamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, e buscamos realizar uma análise sobre os fundamentos da educação especial e AEE no âmbito da educação Inclusiva, a partir das contribuições contidas em marcos legais e de autores como Mazzotta (2011), Mantoan (2015), Diniz (2009), dentre outros. Nesse sentido, a partir das discussões apresentadas, podemos ratificar a importância de estudos a serem realizados no binômio educação inclusiva e Contação de histórias, para que possam suscitar caminhos e possibilidades a serem adotadas e aperfeiçoadas no AEE, com o intuito de promover cada vez mais a inclusão de estudantes com deficiência.    
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Double-blinded peer reviewed
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14763
10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p117-129
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14763
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p117-129
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14763/10317
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14763/10337
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Jaqueline Sousa Santos Pita, Rosemary Lapa Oliveira Oliveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Jaqueline Sousa Santos Pita, Rosemary Lapa Oliveira Oliveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 68 (2022): Educação e Contação de Histórias; 117-129
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v31.n68
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210958440726528