Comunicação empática no ensino a distância: análise das interações tutor-discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Tamara
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Freitas, Julio Cesar Teixeira, dos Anjos, Elisa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
DOI: 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n3p39-59
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4237
Resumo: O objetivo desse estudo é avaliar as interações ao longo de um semestre entre alunos de uma disciplina do Ensino Superior gratuito em Pedagogia de um consórcio público de universidades brasileiras e a equipe de tutoria. Tendo como objetivo principal a análise da presença ou não da empatia entre os interlocutores em questão, utilizamo-nos de metodologia tanto quantitativa quanto qualitativa. A partir da análise do corpus, as mensagens oriundas da “Sala de Tutoria”, buscamos averiguar os temas mais recorrentes, bem como a presença da comunicação empática nas interações. Com relação aos temas, 86,9% giravam em torno de notas. Isso demonstra um excesso de preocupação com a avaliação, ainda mais se compararmos com interações cujo objetivo era discutir algum conteúdo das aulas – índice que representou apenas 1,4% das conversas. Quanto à natureza empática da comunicação, percebemos algum traço empático em 52,2%. Desse conjunto, 92,5% das conversas foram classificados como oportunidades empáticas negativas, nas quais os alunos demonstravam algum sentimento negativo. Quando analisamos as respostas oferecidas pelos tutores, cerca de 67% são classificadas como terminadores empáticos e somente 15,3% das respostas foram percebidas como apropriadas, no sentido de oferecer um retorno às demandas emocionais demonstradas pelos alunos. 
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