Comunicação empática no ensino a distância: análise das interações tutor-discente
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
DOI: | 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n3p39-59 |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4237 |
Resumo: | O objetivo desse estudo é avaliar as interações ao longo de um semestre entre alunos de uma disciplina do Ensino Superior gratuito em Pedagogia de um consórcio público de universidades brasileiras e a equipe de tutoria. Tendo como objetivo principal a análise da presença ou não da empatia entre os interlocutores em questão, utilizamo-nos de metodologia tanto quantitativa quanto qualitativa. A partir da análise do corpus, as mensagens oriundas da “Sala de Tutoria”, buscamos averiguar os temas mais recorrentes, bem como a presença da comunicação empática nas interações. Com relação aos temas, 86,9% giravam em torno de notas. Isso demonstra um excesso de preocupação com a avaliação, ainda mais se compararmos com interações cujo objetivo era discutir algum conteúdo das aulas – índice que representou apenas 1,4% das conversas. Quanto à natureza empática da comunicação, percebemos algum traço empático em 52,2%. Desse conjunto, 92,5% das conversas foram classificados como oportunidades empáticas negativas, nas quais os alunos demonstravam algum sentimento negativo. Quando analisamos as respostas oferecidas pelos tutores, cerca de 67% são classificadas como terminadores empáticos e somente 15,3% das respostas foram percebidas como apropriadas, no sentido de oferecer um retorno às demandas emocionais demonstradas pelos alunos. |
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Comunicação empática no ensino a distância: análise das interações tutor-discenteEducaçãoEducação a distância; Empatia; práticas educativasO objetivo desse estudo é avaliar as interações ao longo de um semestre entre alunos de uma disciplina do Ensino Superior gratuito em Pedagogia de um consórcio público de universidades brasileiras e a equipe de tutoria. Tendo como objetivo principal a análise da presença ou não da empatia entre os interlocutores em questão, utilizamo-nos de metodologia tanto quantitativa quanto qualitativa. A partir da análise do corpus, as mensagens oriundas da “Sala de Tutoria”, buscamos averiguar os temas mais recorrentes, bem como a presença da comunicação empática nas interações. Com relação aos temas, 86,9% giravam em torno de notas. Isso demonstra um excesso de preocupação com a avaliação, ainda mais se compararmos com interações cujo objetivo era discutir algum conteúdo das aulas – índice que representou apenas 1,4% das conversas. Quanto à natureza empática da comunicação, percebemos algum traço empático em 52,2%. Desse conjunto, 92,5% das conversas foram classificados como oportunidades empáticas negativas, nas quais os alunos demonstravam algum sentimento negativo. Quando analisamos as respostas oferecidas pelos tutores, cerca de 67% são classificadas como terminadores empáticos e somente 15,3% das respostas foram percebidas como apropriadas, no sentido de oferecer um retorno às demandas emocionais demonstradas pelos alunos. Universidade Metodista de PiracicabaCampos, Tamarade Freitas, Julio Cesar Teixeirados Anjos, Elisa Maria2019-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/423710.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n3p39-59Comunicações; v. 26, n. 3 (2019); 39-592238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4237/2357Direitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T14:11:53Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4237Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-12-09T14:11:53Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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