Metamorfoses da autoridade: apontamentos sobre a noção de autoridade na cultura hodierna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lastória, Luiz Antônio Calmon Nabuco
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Duci, Juliana Rossi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2913
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar as transformações verificadas no conceito de autoridade tal como este figura na tradição Ocidental. Tomado em sua acepção etimológica latina enquanto elemento constitutivo da tradição romana, a discussão do conceito comporta as transformações sofridas sob os impactos provocados pela Modernidade: os abalos na vida familiar, social e econômica. Tais transformações atingem a produção da subjetividade hodierna na medida em que incidem em substratos tradicionais como é o caso das figuras paterna e do professor, e também do próprio texto. Este fenômeno tende a provocar alterações substantivas na compreensão da autoridade no campo da educação, em especial naquela modalidade que atualmente se expande no cenário brasileiro – a educação à distância. As digressões aqui apresentadas se pautam pela crítica social psicanaliticamente orientada e conjecturam um possível deslocamento da autoridade tida como tradicional em direção aos novos suportes audiovisuais marcados pelo uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação.
id METO-3_bbe80c903f7ce254bbe225bf61521d3b
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2913
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Metamorfoses da autoridade: apontamentos sobre a noção de autoridade na cultura hodiernaEducaçãoFormação de Professores; Práticas Educativas; EducaçãoEste artigo tem como objetivo apresentar as transformações verificadas no conceito de autoridade tal como este figura na tradição Ocidental. Tomado em sua acepção etimológica latina enquanto elemento constitutivo da tradição romana, a discussão do conceito comporta as transformações sofridas sob os impactos provocados pela Modernidade: os abalos na vida familiar, social e econômica. Tais transformações atingem a produção da subjetividade hodierna na medida em que incidem em substratos tradicionais como é o caso das figuras paterna e do professor, e também do próprio texto. Este fenômeno tende a provocar alterações substantivas na compreensão da autoridade no campo da educação, em especial naquela modalidade que atualmente se expande no cenário brasileiro – a educação à distância. As digressões aqui apresentadas se pautam pela crítica social psicanaliticamente orientada e conjecturam um possível deslocamento da autoridade tida como tradicional em direção aos novos suportes audiovisuais marcados pelo uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação.Universidade Metodista de PiracicabaLastória, Luiz Antônio Calmon NabucoDuci, Juliana Rossi2017-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/291310.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p223-235Comunicações; v. 24, n. 1 (2017); 223-2352238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2913/1927AméricaEducaçãoEducaçãoDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-11T17:51:51Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2913Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-04-11T17:51:51Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Metamorfoses da autoridade: apontamentos sobre a noção de autoridade na cultura hodierna
title Metamorfoses da autoridade: apontamentos sobre a noção de autoridade na cultura hodierna
spellingShingle Metamorfoses da autoridade: apontamentos sobre a noção de autoridade na cultura hodierna
Lastória, Luiz Antônio Calmon Nabuco
Educação
Formação de Professores; Práticas Educativas; Educação
title_short Metamorfoses da autoridade: apontamentos sobre a noção de autoridade na cultura hodierna
title_full Metamorfoses da autoridade: apontamentos sobre a noção de autoridade na cultura hodierna
title_fullStr Metamorfoses da autoridade: apontamentos sobre a noção de autoridade na cultura hodierna
title_full_unstemmed Metamorfoses da autoridade: apontamentos sobre a noção de autoridade na cultura hodierna
title_sort Metamorfoses da autoridade: apontamentos sobre a noção de autoridade na cultura hodierna
author Lastória, Luiz Antônio Calmon Nabuco
author_facet Lastória, Luiz Antônio Calmon Nabuco
Duci, Juliana Rossi
author_role author
author2 Duci, Juliana Rossi
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lastória, Luiz Antônio Calmon Nabuco
Duci, Juliana Rossi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação de Professores; Práticas Educativas; Educação
topic Educação
Formação de Professores; Práticas Educativas; Educação
description Este artigo tem como objetivo apresentar as transformações verificadas no conceito de autoridade tal como este figura na tradição Ocidental. Tomado em sua acepção etimológica latina enquanto elemento constitutivo da tradição romana, a discussão do conceito comporta as transformações sofridas sob os impactos provocados pela Modernidade: os abalos na vida familiar, social e econômica. Tais transformações atingem a produção da subjetividade hodierna na medida em que incidem em substratos tradicionais como é o caso das figuras paterna e do professor, e também do próprio texto. Este fenômeno tende a provocar alterações substantivas na compreensão da autoridade no campo da educação, em especial naquela modalidade que atualmente se expande no cenário brasileiro – a educação à distância. As digressões aqui apresentadas se pautam pela crítica social psicanaliticamente orientada e conjecturam um possível deslocamento da autoridade tida como tradicional em direção aos novos suportes audiovisuais marcados pelo uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-11
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2913
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p223-235
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2913
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p223-235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2913/1927
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv América
Educação
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 24, n. 1 (2017); 223-235
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576022345351168