Metamorfoses da autoridade: apontamentos sobre a noção de autoridade na cultura hodierna
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2913 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar as transformações verificadas no conceito de autoridade tal como este figura na tradição Ocidental. Tomado em sua acepção etimológica latina enquanto elemento constitutivo da tradição romana, a discussão do conceito comporta as transformações sofridas sob os impactos provocados pela Modernidade: os abalos na vida familiar, social e econômica. Tais transformações atingem a produção da subjetividade hodierna na medida em que incidem em substratos tradicionais como é o caso das figuras paterna e do professor, e também do próprio texto. Este fenômeno tende a provocar alterações substantivas na compreensão da autoridade no campo da educação, em especial naquela modalidade que atualmente se expande no cenário brasileiro – a educação à distância. As digressões aqui apresentadas se pautam pela crítica social psicanaliticamente orientada e conjecturam um possível deslocamento da autoridade tida como tradicional em direção aos novos suportes audiovisuais marcados pelo uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação. |
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Metamorfoses da autoridade: apontamentos sobre a noção de autoridade na cultura hodiernaEducaçãoFormação de Professores; Práticas Educativas; EducaçãoEste artigo tem como objetivo apresentar as transformações verificadas no conceito de autoridade tal como este figura na tradição Ocidental. Tomado em sua acepção etimológica latina enquanto elemento constitutivo da tradição romana, a discussão do conceito comporta as transformações sofridas sob os impactos provocados pela Modernidade: os abalos na vida familiar, social e econômica. Tais transformações atingem a produção da subjetividade hodierna na medida em que incidem em substratos tradicionais como é o caso das figuras paterna e do professor, e também do próprio texto. Este fenômeno tende a provocar alterações substantivas na compreensão da autoridade no campo da educação, em especial naquela modalidade que atualmente se expande no cenário brasileiro – a educação à distância. As digressões aqui apresentadas se pautam pela crítica social psicanaliticamente orientada e conjecturam um possível deslocamento da autoridade tida como tradicional em direção aos novos suportes audiovisuais marcados pelo uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação.Universidade Metodista de PiracicabaLastória, Luiz Antônio Calmon NabucoDuci, Juliana Rossi2017-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/291310.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p223-235Comunicações; v. 24, n. 1 (2017); 223-2352238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2913/1927AméricaEducaçãoEducaçãoDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-11T17:51:51Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2913Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-04-11T17:51:51Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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