A propósito dos parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o ethos cultural hodierno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4996 |
Resumo: | O texto trata da relação entre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como de seu desdobramento nos Parâmetros Curriculares Nacionais, e a cultura contemporânea sob três aspectos: a visão ingênua predominante quanto à relação entre desenvolvimento tecnológico/educação; a tradução retórica da instituição família como parceira das práticas educativas; e, finalmente, a utilização da teoria dos sistemas aplicada ao âmbito do diagnóstico político-educacional. Resulta de um projeto de pesquisa maior em curso intitulado: Indústria cultural e processos formativos: subsídios para reflexão das novas demandas educacionais. |
id |
UNESP-15_73a6840e902c162c94aebdf39c471d23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4996 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A propósito dos parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o ethos cultural hodiernoO texto trata da relação entre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como de seu desdobramento nos Parâmetros Curriculares Nacionais, e a cultura contemporânea sob três aspectos: a visão ingênua predominante quanto à relação entre desenvolvimento tecnológico/educação; a tradução retórica da instituição família como parceira das práticas educativas; e, finalmente, a utilização da teoria dos sistemas aplicada ao âmbito do diagnóstico político-educacional. Resulta de um projeto de pesquisa maior em curso intitulado: Indústria cultural e processos formativos: subsídios para reflexão das novas demandas educacionais.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2012-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/499610.21723/riaee.v6i3.4996Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 6 Núm. 3 (2011); 2-11Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 6 n. 3 (2011); 2-111982-55872446-860610.21723/riaee.v6i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4996/4146Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLastória, Luiz A. Calmon Nabuco2017-11-07T20:21:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4996Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T20:21:21Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A propósito dos parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o ethos cultural hodierno |
title |
A propósito dos parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o ethos cultural hodierno |
spellingShingle |
A propósito dos parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o ethos cultural hodierno Lastória, Luiz A. Calmon Nabuco |
title_short |
A propósito dos parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o ethos cultural hodierno |
title_full |
A propósito dos parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o ethos cultural hodierno |
title_fullStr |
A propósito dos parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o ethos cultural hodierno |
title_full_unstemmed |
A propósito dos parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o ethos cultural hodierno |
title_sort |
A propósito dos parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o ethos cultural hodierno |
author |
Lastória, Luiz A. Calmon Nabuco |
author_facet |
Lastória, Luiz A. Calmon Nabuco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lastória, Luiz A. Calmon Nabuco |
description |
O texto trata da relação entre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como de seu desdobramento nos Parâmetros Curriculares Nacionais, e a cultura contemporânea sob três aspectos: a visão ingênua predominante quanto à relação entre desenvolvimento tecnológico/educação; a tradução retórica da instituição família como parceira das práticas educativas; e, finalmente, a utilização da teoria dos sistemas aplicada ao âmbito do diagnóstico político-educacional. Resulta de um projeto de pesquisa maior em curso intitulado: Indústria cultural e processos formativos: subsídios para reflexão das novas demandas educacionais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4996 10.21723/riaee.v6i3.4996 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4996 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v6i3.4996 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4996/4146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 6 Núm. 3 (2011); 2-11 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 6 n. 3 (2011); 2-11 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v6i3 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215852698566656 |