Objetivos de projetos de educação ambiental desenvolvidos em escolas brasileiras: um estudo de dissertações e teses registradas na CAPES entre 1988 e 2008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palmieri, Maria Luísa Bonazzi
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cavalari, Rosa Maria Feiteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1742
Resumo:  O presente artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado que buscou caracterizar e discutir as dissertações e teses que analisam projetos de educação ambiental desenvolvidos em escolas brasileiras. Para a determinação do corpus documental da presente pesquisa, realizou-se uma busca no banco de teses e dissertações da Coordenadoria de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de acordo com determinados critérios, elaborados previamente. Assim, foram encontrados 722 trabalhos. A partir da análise dos resumos, selecionou-se 24 pesquisas, que foram analisadas na íntegra. Como metodologia, foi adotada a “análise de conteúdo” (BARDIN, 2009). Neste artigo, são abordados os objetivos desses projetos discutidos nessas pesquisas, os quais foram classificados em nove categorias, dentre as quais as que tiveram presença mais significativa nas pesquisas foram, respectivamente: “Mostrar a importância do meio ambiente”, “Promover mudanças de valores, atitudes e comportamentos”, “Desenvolver conhecimentos” e “Promover mudanças na realidade”. Portanto, a partir dos procedimentos de pesquisa utilizados, é possível observar que os projetos de educação ambiental discutidos em dissertações e teses apresentam uma grande diversidade de objetivos, que correspondem às diferentes formas de se conceber a educação ambiental. 
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