Objetivos de projetos de educação ambiental desenvolvidos em escolas brasileiras: um estudo de dissertações e teses registradas na CAPES entre 1988 e 2008
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1742 |
Resumo: | O presente artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado que buscou caracterizar e discutir as dissertações e teses que analisam projetos de educação ambiental desenvolvidos em escolas brasileiras. Para a determinação do corpus documental da presente pesquisa, realizou-se uma busca no banco de teses e dissertações da Coordenadoria de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de acordo com determinados critérios, elaborados previamente. Assim, foram encontrados 722 trabalhos. A partir da análise dos resumos, selecionou-se 24 pesquisas, que foram analisadas na íntegra. Como metodologia, foi adotada a “análise de conteúdo” (BARDIN, 2009). Neste artigo, são abordados os objetivos desses projetos discutidos nessas pesquisas, os quais foram classificados em nove categorias, dentre as quais as que tiveram presença mais significativa nas pesquisas foram, respectivamente: “Mostrar a importância do meio ambiente”, “Promover mudanças de valores, atitudes e comportamentos”, “Desenvolver conhecimentos” e “Promover mudanças na realidade”. Portanto, a partir dos procedimentos de pesquisa utilizados, é possível observar que os projetos de educação ambiental discutidos em dissertações e teses apresentam uma grande diversidade de objetivos, que correspondem às diferentes formas de se conceber a educação ambiental. |
id |
METO-3_bf35de9fc727ca92db356c04b8c1e15a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/1742 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Objetivos de projetos de educação ambiental desenvolvidos em escolas brasileiras: um estudo de dissertações e teses registradas na CAPES entre 1988 e 2008educação ambiental, dissertações e teses, projeto O presente artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado que buscou caracterizar e discutir as dissertações e teses que analisam projetos de educação ambiental desenvolvidos em escolas brasileiras. Para a determinação do corpus documental da presente pesquisa, realizou-se uma busca no banco de teses e dissertações da Coordenadoria de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de acordo com determinados critérios, elaborados previamente. Assim, foram encontrados 722 trabalhos. A partir da análise dos resumos, selecionou-se 24 pesquisas, que foram analisadas na íntegra. Como metodologia, foi adotada a “análise de conteúdo” (BARDIN, 2009). Neste artigo, são abordados os objetivos desses projetos discutidos nessas pesquisas, os quais foram classificados em nove categorias, dentre as quais as que tiveram presença mais significativa nas pesquisas foram, respectivamente: “Mostrar a importância do meio ambiente”, “Promover mudanças de valores, atitudes e comportamentos”, “Desenvolver conhecimentos” e “Promover mudanças na realidade”. Portanto, a partir dos procedimentos de pesquisa utilizados, é possível observar que os projetos de educação ambiental discutidos em dissertações e teses apresentam uma grande diversidade de objetivos, que correspondem às diferentes formas de se conceber a educação ambiental. Universidade Metodista de PiracicabaPalmieri, Maria Luísa BonazziCavalari, Rosa Maria Feiteiro2013-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/174210.15600/2238-121X/comunicacoes.v20n1p99-118Comunicações; v. 20, n. 1 (2013); 99-1182238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1742/1209Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T17:55:57Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/1742Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-03T17:55:57Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Objetivos de projetos de educação ambiental desenvolvidos em escolas brasileiras: um estudo de dissertações e teses registradas na CAPES entre 1988 e 2008 |
title |
Objetivos de projetos de educação ambiental desenvolvidos em escolas brasileiras: um estudo de dissertações e teses registradas na CAPES entre 1988 e 2008 |
spellingShingle |
Objetivos de projetos de educação ambiental desenvolvidos em escolas brasileiras: um estudo de dissertações e teses registradas na CAPES entre 1988 e 2008 Palmieri, Maria Luísa Bonazzi educação ambiental, dissertações e teses, projeto |
title_short |
Objetivos de projetos de educação ambiental desenvolvidos em escolas brasileiras: um estudo de dissertações e teses registradas na CAPES entre 1988 e 2008 |
title_full |
Objetivos de projetos de educação ambiental desenvolvidos em escolas brasileiras: um estudo de dissertações e teses registradas na CAPES entre 1988 e 2008 |
title_fullStr |
Objetivos de projetos de educação ambiental desenvolvidos em escolas brasileiras: um estudo de dissertações e teses registradas na CAPES entre 1988 e 2008 |
title_full_unstemmed |
Objetivos de projetos de educação ambiental desenvolvidos em escolas brasileiras: um estudo de dissertações e teses registradas na CAPES entre 1988 e 2008 |
title_sort |
Objetivos de projetos de educação ambiental desenvolvidos em escolas brasileiras: um estudo de dissertações e teses registradas na CAPES entre 1988 e 2008 |
author |
Palmieri, Maria Luísa Bonazzi |
author_facet |
Palmieri, Maria Luísa Bonazzi Cavalari, Rosa Maria Feiteiro |
author_role |
author |
author2 |
Cavalari, Rosa Maria Feiteiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palmieri, Maria Luísa Bonazzi Cavalari, Rosa Maria Feiteiro |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação ambiental, dissertações e teses, projeto |
topic |
educação ambiental, dissertações e teses, projeto |
description |
O presente artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado que buscou caracterizar e discutir as dissertações e teses que analisam projetos de educação ambiental desenvolvidos em escolas brasileiras. Para a determinação do corpus documental da presente pesquisa, realizou-se uma busca no banco de teses e dissertações da Coordenadoria de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de acordo com determinados critérios, elaborados previamente. Assim, foram encontrados 722 trabalhos. A partir da análise dos resumos, selecionou-se 24 pesquisas, que foram analisadas na íntegra. Como metodologia, foi adotada a “análise de conteúdo” (BARDIN, 2009). Neste artigo, são abordados os objetivos desses projetos discutidos nessas pesquisas, os quais foram classificados em nove categorias, dentre as quais as que tiveram presença mais significativa nas pesquisas foram, respectivamente: “Mostrar a importância do meio ambiente”, “Promover mudanças de valores, atitudes e comportamentos”, “Desenvolver conhecimentos” e “Promover mudanças na realidade”. Portanto, a partir dos procedimentos de pesquisa utilizados, é possível observar que os projetos de educação ambiental discutidos em dissertações e teses apresentam uma grande diversidade de objetivos, que correspondem às diferentes formas de se conceber a educação ambiental. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1742 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v20n1p99-118 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1742 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v20n1p99-118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1742/1209 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 20, n. 1 (2013); 99-118 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021564162048 |