O PIBID e a profissionalização dos supervisores de área
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2885 |
Resumo: | Com a finalidade de problematizar quais os impactos efetivos para a profissionalização docente, contemplados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), este estudo lançou como objetivo caracterizar as possibilidades e desafios de formação continuada ofertados pelo Pibid aos professores supervisores de área do programa. Foram participantes do estudo, 112 supervisores de área de diferentes projetos e instituições de ensino superior do estado de Minas Gerais. Para a coleta de informações foi disponibilizado um questionário online, composto por questões que investigaram aspectos positivos e ainda dificultadores do programa nas considerações da formação continuada. Por meio de análise qualitativa das respostas foi possível categorizar que as positividades do programa impactam na revisão teórica e metodológica dos professores em exercício, assim como potencializam a prática de pesquisa e investigação no / do cotidiano escolar. No entanto, quanto aos desafios, pode ser deflagrado que uma das carências do programa é situar-se no campo intermediário da universidade e da escola, sem que esteja efetivamente contemplado em análises curriculares dos cursos, ou esteja situado no cenário integral da escola, o que parece não alterar efetivamente, o formato dicotômico que historicamente sustentam a formação e atuação docente no país. |
id |
METO-3_c3d93d1ca54884d0ae9492ccd122e2d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2885 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
O PIBID e a profissionalização dos supervisores de áreaEducação; Formação de Professoresformação continuada; Pibid; profissionalização.Com a finalidade de problematizar quais os impactos efetivos para a profissionalização docente, contemplados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), este estudo lançou como objetivo caracterizar as possibilidades e desafios de formação continuada ofertados pelo Pibid aos professores supervisores de área do programa. Foram participantes do estudo, 112 supervisores de área de diferentes projetos e instituições de ensino superior do estado de Minas Gerais. Para a coleta de informações foi disponibilizado um questionário online, composto por questões que investigaram aspectos positivos e ainda dificultadores do programa nas considerações da formação continuada. Por meio de análise qualitativa das respostas foi possível categorizar que as positividades do programa impactam na revisão teórica e metodológica dos professores em exercício, assim como potencializam a prática de pesquisa e investigação no / do cotidiano escolar. No entanto, quanto aos desafios, pode ser deflagrado que uma das carências do programa é situar-se no campo intermediário da universidade e da escola, sem que esteja efetivamente contemplado em análises curriculares dos cursos, ou esteja situado no cenário integral da escola, o que parece não alterar efetivamente, o formato dicotômico que historicamente sustentam a formação e atuação docente no país.Universidade Metodista de PiracicabaAgradecemos o apoio da FAPEMIG para a realização desta pesquisaGomes, ClaudiaFelício, Helena Maria dos SantosBatista, Priscila Oliveira2016-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/288510.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p109-121Comunicações; v. 23, n. 2 (2016); 109-1212238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2885/1757AméricaEducaçãoEducaçãoDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-13T17:31:14Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2885Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-02-13T17:31:14Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PIBID e a profissionalização dos supervisores de área |
title |
O PIBID e a profissionalização dos supervisores de área |
spellingShingle |
O PIBID e a profissionalização dos supervisores de área Gomes, Claudia Educação; Formação de Professores formação continuada; Pibid; profissionalização. |
title_short |
O PIBID e a profissionalização dos supervisores de área |
title_full |
O PIBID e a profissionalização dos supervisores de área |
title_fullStr |
O PIBID e a profissionalização dos supervisores de área |
title_full_unstemmed |
O PIBID e a profissionalização dos supervisores de área |
title_sort |
O PIBID e a profissionalização dos supervisores de área |
author |
Gomes, Claudia |
author_facet |
Gomes, Claudia Felício, Helena Maria dos Santos Batista, Priscila Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Felício, Helena Maria dos Santos Batista, Priscila Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Agradecemos o apoio da FAPEMIG para a realização desta pesquisa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Claudia Felício, Helena Maria dos Santos Batista, Priscila Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Formação de Professores formação continuada; Pibid; profissionalização. |
topic |
Educação; Formação de Professores formação continuada; Pibid; profissionalização. |
description |
Com a finalidade de problematizar quais os impactos efetivos para a profissionalização docente, contemplados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), este estudo lançou como objetivo caracterizar as possibilidades e desafios de formação continuada ofertados pelo Pibid aos professores supervisores de área do programa. Foram participantes do estudo, 112 supervisores de área de diferentes projetos e instituições de ensino superior do estado de Minas Gerais. Para a coleta de informações foi disponibilizado um questionário online, composto por questões que investigaram aspectos positivos e ainda dificultadores do programa nas considerações da formação continuada. Por meio de análise qualitativa das respostas foi possível categorizar que as positividades do programa impactam na revisão teórica e metodológica dos professores em exercício, assim como potencializam a prática de pesquisa e investigação no / do cotidiano escolar. No entanto, quanto aos desafios, pode ser deflagrado que uma das carências do programa é situar-se no campo intermediário da universidade e da escola, sem que esteja efetivamente contemplado em análises curriculares dos cursos, ou esteja situado no cenário integral da escola, o que parece não alterar efetivamente, o formato dicotômico que historicamente sustentam a formação e atuação docente no país. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2885 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p109-121 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2885 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p109-121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2885/1757 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
América Educação Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 23, n. 2 (2016); 109-121 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576019918946304 |