A Didática no Brasil: trajetória histórica e desafios à luz da Didática do século XVII.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Michelli de Castro, Rosane
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Teixeira Reis, Viviane Cássia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3464
Resumo: Neste artigo, abordamos aspectos da trajetória histórica da Didática no Brasil, como campo de conhecimento e como disciplina em cursos de formação de professores e alguns desafios postos à nossa educação básica, à luz das contribuições da Didática do século XVII. A ideia norteadora de Didática enraizada em uma dimensão de ensino transformador, portanto, em sua dimensão social e política, uma visão de homem, de educação, de sociedade e de mundo é um legado do século XVII para a educação e para o ensino, porém, sobretudo no caso brasileiro, ainda carece ser apropriada pelos professores e professoras. Nesse sentido, realizamos nossas pesquisas em escolas de Educação Básica e centradas nas disciplinas ou corpos de saberes considerados propriamente da Didática, em instituições de formação de professores no Brasil, entre 1827 e 2011. Trata-se, portanto, de resultados de pesquisas históricas e bibliográficas, desenvolvidas mediante procedimentos de localização, identificação, recuperação, reunião, seleção, sistematização, análise e interpretação de literatura especializada sobre a Didática no Brasil. 
id METO-3_c634aeac318e7c035780a430c3ddaf7d
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3464
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling A Didática no Brasil: trajetória histórica e desafios à luz da Didática do século XVII.Educação; Fundamentos da Educação; história da EducaçãoHistória da Educação; Didática no Brasil; Trajetória histórica; Desafios. Didática do século XVII.Neste artigo, abordamos aspectos da trajetória histórica da Didática no Brasil, como campo de conhecimento e como disciplina em cursos de formação de professores e alguns desafios postos à nossa educação básica, à luz das contribuições da Didática do século XVII. A ideia norteadora de Didática enraizada em uma dimensão de ensino transformador, portanto, em sua dimensão social e política, uma visão de homem, de educação, de sociedade e de mundo é um legado do século XVII para a educação e para o ensino, porém, sobretudo no caso brasileiro, ainda carece ser apropriada pelos professores e professoras. Nesse sentido, realizamos nossas pesquisas em escolas de Educação Básica e centradas nas disciplinas ou corpos de saberes considerados propriamente da Didática, em instituições de formação de professores no Brasil, entre 1827 e 2011. Trata-se, portanto, de resultados de pesquisas históricas e bibliográficas, desenvolvidas mediante procedimentos de localização, identificação, recuperação, reunião, seleção, sistematização, análise e interpretação de literatura especializada sobre a Didática no Brasil. Universidade Metodista de PiracicabaFAPESPMichelli de Castro, RosaneTeixeira Reis, Viviane Cássia2018-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa histórica, quanto à abordagem, e bibliográfica, quanto às fontes.application/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/346410.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p95-110Comunicações; v. 25, n. 2 (2018); 95-1102238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3464/2218Brasil; EuropaSéculo XVII e contemporaneidadeHistória da EducaçãoDireitos autorais 2018 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-30T21:02:56Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3464Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2018-07-30T21:02:56Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Didática no Brasil: trajetória histórica e desafios à luz da Didática do século XVII.
title A Didática no Brasil: trajetória histórica e desafios à luz da Didática do século XVII.
spellingShingle A Didática no Brasil: trajetória histórica e desafios à luz da Didática do século XVII.
Michelli de Castro, Rosane
Educação; Fundamentos da Educação; história da Educação
História da Educação; Didática no Brasil; Trajetória histórica; Desafios. Didática do século XVII.
title_short A Didática no Brasil: trajetória histórica e desafios à luz da Didática do século XVII.
title_full A Didática no Brasil: trajetória histórica e desafios à luz da Didática do século XVII.
title_fullStr A Didática no Brasil: trajetória histórica e desafios à luz da Didática do século XVII.
title_full_unstemmed A Didática no Brasil: trajetória histórica e desafios à luz da Didática do século XVII.
title_sort A Didática no Brasil: trajetória histórica e desafios à luz da Didática do século XVII.
author Michelli de Castro, Rosane
author_facet Michelli de Castro, Rosane
Teixeira Reis, Viviane Cássia
author_role author
author2 Teixeira Reis, Viviane Cássia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Michelli de Castro, Rosane
Teixeira Reis, Viviane Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Fundamentos da Educação; história da Educação
História da Educação; Didática no Brasil; Trajetória histórica; Desafios. Didática do século XVII.
topic Educação; Fundamentos da Educação; história da Educação
História da Educação; Didática no Brasil; Trajetória histórica; Desafios. Didática do século XVII.
description Neste artigo, abordamos aspectos da trajetória histórica da Didática no Brasil, como campo de conhecimento e como disciplina em cursos de formação de professores e alguns desafios postos à nossa educação básica, à luz das contribuições da Didática do século XVII. A ideia norteadora de Didática enraizada em uma dimensão de ensino transformador, portanto, em sua dimensão social e política, uma visão de homem, de educação, de sociedade e de mundo é um legado do século XVII para a educação e para o ensino, porém, sobretudo no caso brasileiro, ainda carece ser apropriada pelos professores e professoras. Nesse sentido, realizamos nossas pesquisas em escolas de Educação Básica e centradas nas disciplinas ou corpos de saberes considerados propriamente da Didática, em instituições de formação de professores no Brasil, entre 1827 e 2011. Trata-se, portanto, de resultados de pesquisas históricas e bibliográficas, desenvolvidas mediante procedimentos de localização, identificação, recuperação, reunião, seleção, sistematização, análise e interpretação de literatura especializada sobre a Didática no Brasil. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa histórica, quanto à abordagem, e bibliográfica, quanto às fontes.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3464
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p95-110
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3464
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p95-110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3464/2218
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; Europa
Século XVII e contemporaneidade
História da Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 25, n. 2 (2018); 95-110
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021152071680