A Didática no Brasil: trajetória histórica e desafios à luz da Didática do século XVII.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3464 |
Resumo: | Neste artigo, abordamos aspectos da trajetória histórica da Didática no Brasil, como campo de conhecimento e como disciplina em cursos de formação de professores e alguns desafios postos à nossa educação básica, à luz das contribuições da Didática do século XVII. A ideia norteadora de Didática enraizada em uma dimensão de ensino transformador, portanto, em sua dimensão social e política, uma visão de homem, de educação, de sociedade e de mundo é um legado do século XVII para a educação e para o ensino, porém, sobretudo no caso brasileiro, ainda carece ser apropriada pelos professores e professoras. Nesse sentido, realizamos nossas pesquisas em escolas de Educação Básica e centradas nas disciplinas ou corpos de saberes considerados propriamente da Didática, em instituições de formação de professores no Brasil, entre 1827 e 2011. Trata-se, portanto, de resultados de pesquisas históricas e bibliográficas, desenvolvidas mediante procedimentos de localização, identificação, recuperação, reunião, seleção, sistematização, análise e interpretação de literatura especializada sobre a Didática no Brasil. |
id |
METO-3_c634aeac318e7c035780a430c3ddaf7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3464 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
A Didática no Brasil: trajetória histórica e desafios à luz da Didática do século XVII.Educação; Fundamentos da Educação; história da EducaçãoHistória da Educação; Didática no Brasil; Trajetória histórica; Desafios. Didática do século XVII.Neste artigo, abordamos aspectos da trajetória histórica da Didática no Brasil, como campo de conhecimento e como disciplina em cursos de formação de professores e alguns desafios postos à nossa educação básica, à luz das contribuições da Didática do século XVII. A ideia norteadora de Didática enraizada em uma dimensão de ensino transformador, portanto, em sua dimensão social e política, uma visão de homem, de educação, de sociedade e de mundo é um legado do século XVII para a educação e para o ensino, porém, sobretudo no caso brasileiro, ainda carece ser apropriada pelos professores e professoras. Nesse sentido, realizamos nossas pesquisas em escolas de Educação Básica e centradas nas disciplinas ou corpos de saberes considerados propriamente da Didática, em instituições de formação de professores no Brasil, entre 1827 e 2011. Trata-se, portanto, de resultados de pesquisas históricas e bibliográficas, desenvolvidas mediante procedimentos de localização, identificação, recuperação, reunião, seleção, sistematização, análise e interpretação de literatura especializada sobre a Didática no Brasil. Universidade Metodista de PiracicabaFAPESPMichelli de Castro, RosaneTeixeira Reis, Viviane Cássia2018-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa histórica, quanto à abordagem, e bibliográfica, quanto às fontes.application/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/346410.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p95-110Comunicações; v. 25, n. 2 (2018); 95-1102238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3464/2218Brasil; EuropaSéculo XVII e contemporaneidadeHistória da EducaçãoDireitos autorais 2018 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-30T21:02:56Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3464Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2018-07-30T21:02:56Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Didática no Brasil: trajetória histórica e desafios à luz da Didática do século XVII. |
title |
A Didática no Brasil: trajetória histórica e desafios à luz da Didática do século XVII. |
spellingShingle |
A Didática no Brasil: trajetória histórica e desafios à luz da Didática do século XVII. Michelli de Castro, Rosane Educação; Fundamentos da Educação; história da Educação História da Educação; Didática no Brasil; Trajetória histórica; Desafios. Didática do século XVII. |
title_short |
A Didática no Brasil: trajetória histórica e desafios à luz da Didática do século XVII. |
title_full |
A Didática no Brasil: trajetória histórica e desafios à luz da Didática do século XVII. |
title_fullStr |
A Didática no Brasil: trajetória histórica e desafios à luz da Didática do século XVII. |
title_full_unstemmed |
A Didática no Brasil: trajetória histórica e desafios à luz da Didática do século XVII. |
title_sort |
A Didática no Brasil: trajetória histórica e desafios à luz da Didática do século XVII. |
author |
Michelli de Castro, Rosane |
author_facet |
Michelli de Castro, Rosane Teixeira Reis, Viviane Cássia |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira Reis, Viviane Cássia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPESP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Michelli de Castro, Rosane Teixeira Reis, Viviane Cássia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Fundamentos da Educação; história da Educação História da Educação; Didática no Brasil; Trajetória histórica; Desafios. Didática do século XVII. |
topic |
Educação; Fundamentos da Educação; história da Educação História da Educação; Didática no Brasil; Trajetória histórica; Desafios. Didática do século XVII. |
description |
Neste artigo, abordamos aspectos da trajetória histórica da Didática no Brasil, como campo de conhecimento e como disciplina em cursos de formação de professores e alguns desafios postos à nossa educação básica, à luz das contribuições da Didática do século XVII. A ideia norteadora de Didática enraizada em uma dimensão de ensino transformador, portanto, em sua dimensão social e política, uma visão de homem, de educação, de sociedade e de mundo é um legado do século XVII para a educação e para o ensino, porém, sobretudo no caso brasileiro, ainda carece ser apropriada pelos professores e professoras. Nesse sentido, realizamos nossas pesquisas em escolas de Educação Básica e centradas nas disciplinas ou corpos de saberes considerados propriamente da Didática, em instituições de formação de professores no Brasil, entre 1827 e 2011. Trata-se, portanto, de resultados de pesquisas históricas e bibliográficas, desenvolvidas mediante procedimentos de localização, identificação, recuperação, reunião, seleção, sistematização, análise e interpretação de literatura especializada sobre a Didática no Brasil. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa histórica, quanto à abordagem, e bibliográfica, quanto às fontes. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3464 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p95-110 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3464 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p95-110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3464/2218 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; Europa Século XVII e contemporaneidade História da Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 25, n. 2 (2018); 95-110 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021152071680 |