A presença de Lutero no Brasil: o poder da fé, a imigração alemã e a educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3466 |
Resumo: | Este estudo objetiva discutir, com base nas relações entre imigração alemã, luteranismo e instituições escolares, o processo histórico de incorporação de concepções educacionais de Lutero e sua influência na fundação de escolas no sul do Brasil, num período entre a segunda década do século XIX e as primeiras décadas do século XX. É embasado em referencial bibliográfico e por pesquisa documental que usa fontes referentes à criação de escolas. As análises são parametrizadas por textos de Lutero e estudos que tratam de nexos entre religião e escolarização. Os resultados evidenciam a importância atribuída por Lutero à escola, caracterizando-o como um reformador religioso da Educação. E indicam que a criação de escolas por comunidades com imigrantes alemães luteranos em áreas meridionais do Brasil pode ser justificada pelo seu fundamento em concepções de Lutero. As escolas foram fundadas para que as crianças e jovens pudessem acessar aos princípios da religião e enfrentar a vida em um país de hábitos culturais diferentes. Tanto no contexto do Império como no republicano, esses motivos foram reforçados pela ausência de instituições de instrução primária mantidas pelo governo. Sobretudo, as escolas comunitárias erigidas em meio às colônias representaram respostas à solicitação divina de intervir na educação humana de acordo com a fé, podendo ser vistas como fruto do luteranismo. |
id |
METO-3_c6bcf0f690421848cfa6072ae9766bb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3466 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
A presença de Lutero no Brasil: o poder da fé, a imigração alemã e a educaçãoEducação; História da EducaçãoMartinho Lutero; Imigração; Educação; Fé.Este estudo objetiva discutir, com base nas relações entre imigração alemã, luteranismo e instituições escolares, o processo histórico de incorporação de concepções educacionais de Lutero e sua influência na fundação de escolas no sul do Brasil, num período entre a segunda década do século XIX e as primeiras décadas do século XX. É embasado em referencial bibliográfico e por pesquisa documental que usa fontes referentes à criação de escolas. As análises são parametrizadas por textos de Lutero e estudos que tratam de nexos entre religião e escolarização. Os resultados evidenciam a importância atribuída por Lutero à escola, caracterizando-o como um reformador religioso da Educação. E indicam que a criação de escolas por comunidades com imigrantes alemães luteranos em áreas meridionais do Brasil pode ser justificada pelo seu fundamento em concepções de Lutero. As escolas foram fundadas para que as crianças e jovens pudessem acessar aos princípios da religião e enfrentar a vida em um país de hábitos culturais diferentes. Tanto no contexto do Império como no republicano, esses motivos foram reforçados pela ausência de instituições de instrução primária mantidas pelo governo. Sobretudo, as escolas comunitárias erigidas em meio às colônias representaram respostas à solicitação divina de intervir na educação humana de acordo com a fé, podendo ser vistas como fruto do luteranismo.Universidade Metodista de PiracicabaSantos, Ademir Valdir dosCecchetti, Elcio2018-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Histórica de base documentalapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/346610.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p283-305Comunicações; v. 25, n. 2 (2018); 283-3052238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3466/2198BrasilSéculos XIX e XXHistória da EducaçãoDireitos autorais 2018 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-30T21:02:56Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3466Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2018-07-30T21:02:56Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A presença de Lutero no Brasil: o poder da fé, a imigração alemã e a educação |
title |
A presença de Lutero no Brasil: o poder da fé, a imigração alemã e a educação |
spellingShingle |
A presença de Lutero no Brasil: o poder da fé, a imigração alemã e a educação Santos, Ademir Valdir dos Educação; História da Educação Martinho Lutero; Imigração; Educação; Fé. |
title_short |
A presença de Lutero no Brasil: o poder da fé, a imigração alemã e a educação |
title_full |
A presença de Lutero no Brasil: o poder da fé, a imigração alemã e a educação |
title_fullStr |
A presença de Lutero no Brasil: o poder da fé, a imigração alemã e a educação |
title_full_unstemmed |
A presença de Lutero no Brasil: o poder da fé, a imigração alemã e a educação |
title_sort |
A presença de Lutero no Brasil: o poder da fé, a imigração alemã e a educação |
author |
Santos, Ademir Valdir dos |
author_facet |
Santos, Ademir Valdir dos Cecchetti, Elcio |
author_role |
author |
author2 |
Cecchetti, Elcio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ademir Valdir dos Cecchetti, Elcio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; História da Educação Martinho Lutero; Imigração; Educação; Fé. |
topic |
Educação; História da Educação Martinho Lutero; Imigração; Educação; Fé. |
description |
Este estudo objetiva discutir, com base nas relações entre imigração alemã, luteranismo e instituições escolares, o processo histórico de incorporação de concepções educacionais de Lutero e sua influência na fundação de escolas no sul do Brasil, num período entre a segunda década do século XIX e as primeiras décadas do século XX. É embasado em referencial bibliográfico e por pesquisa documental que usa fontes referentes à criação de escolas. As análises são parametrizadas por textos de Lutero e estudos que tratam de nexos entre religião e escolarização. Os resultados evidenciam a importância atribuída por Lutero à escola, caracterizando-o como um reformador religioso da Educação. E indicam que a criação de escolas por comunidades com imigrantes alemães luteranos em áreas meridionais do Brasil pode ser justificada pelo seu fundamento em concepções de Lutero. As escolas foram fundadas para que as crianças e jovens pudessem acessar aos princípios da religião e enfrentar a vida em um país de hábitos culturais diferentes. Tanto no contexto do Império como no republicano, esses motivos foram reforçados pela ausência de instituições de instrução primária mantidas pelo governo. Sobretudo, as escolas comunitárias erigidas em meio às colônias representaram respostas à solicitação divina de intervir na educação humana de acordo com a fé, podendo ser vistas como fruto do luteranismo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Histórica de base documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3466 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p283-305 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3466 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p283-305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3466/2198 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Séculos XIX e XX História da Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 25, n. 2 (2018); 283-305 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576022600155136 |