As contribuições de Martinho Lutero para educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
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Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/63331 |
Resumo: | RESUMO Este trabalho tem como objetivo apresentar aspectos da concepção educacional de Martinho Lutero no contexto histórico do movimento da Reforma Protestante durante o século XVI, revelando aproximações entre história, teologia e sociologia. Em um contexto histórico marcado por inúmeras indagações, transformações e mudanças de paradigmas. Nesse contexto, Lutero inquieto pela avareza dos vendedores de indulgências, questiona este sistema e apresenta suas teses, e ao longo do desenrolar dos eventos oriundos da Reforma também faz propostas para uma reforma do sistema educacional e modelo escolar de sua época. Dessa forma ele propõe, em dois textos(uma carta e um sermão) de sua autoria, uma educação escolar cristã que apresente uma nova organização em relação a: currículos, métodos, formação dos professores, formas de financiamento e manutenção das escolas. Para tanto o mesmo reflete sobre a utilidade dessa educação e propõe que ela seja ampla atendendo a toda sorte de pessoas (populares e a magistrados); seja criada e mantida pelas autoridades públicas seculares, e não mais exclusivamente pela Igreja; seja de frequência obrigatória. Para tanto, Lutero apela aos pais e às autoridadesseculares, para este duplo desafio (de enviar e patrocinar a educação). Palavras chave: Contribuições; Reforma Protestante; Martinho o Lutero; Educação |
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As contribuições de Martinho Lutero para educaçãoContribuições; Reforma Protestante; Martinho Lutero; EducaçãoRESUMO Este trabalho tem como objetivo apresentar aspectos da concepção educacional de Martinho Lutero no contexto histórico do movimento da Reforma Protestante durante o século XVI, revelando aproximações entre história, teologia e sociologia. Em um contexto histórico marcado por inúmeras indagações, transformações e mudanças de paradigmas. Nesse contexto, Lutero inquieto pela avareza dos vendedores de indulgências, questiona este sistema e apresenta suas teses, e ao longo do desenrolar dos eventos oriundos da Reforma também faz propostas para uma reforma do sistema educacional e modelo escolar de sua época. Dessa forma ele propõe, em dois textos(uma carta e um sermão) de sua autoria, uma educação escolar cristã que apresente uma nova organização em relação a: currículos, métodos, formação dos professores, formas de financiamento e manutenção das escolas. Para tanto o mesmo reflete sobre a utilidade dessa educação e propõe que ela seja ampla atendendo a toda sorte de pessoas (populares e a magistrados); seja criada e mantida pelas autoridades públicas seculares, e não mais exclusivamente pela Igreja; seja de frequência obrigatória. Para tanto, Lutero apela aos pais e às autoridadesseculares, para este duplo desafio (de enviar e patrocinar a educação). Palavras chave: Contribuições; Reforma Protestante; Martinho o Lutero; EducaçãoABSTRACT This work aims to present aspects of Martin Luther's educational conception in the historical context of the Protestant Reformation movement during the 16th century, revealing similarities between history, theology and sociology. In a historical context marked by numerous inquiries, transformations and paradigm shifts. In this context, Luther, worried by the avarice of the indulgence sellers, questions this system and presents his theses, and throughout the course of events arising from the Reformation he also makes proposals for a reform of the educational system and school model of his time. In this way he proposes, in two texts (a letter and a sermon) of his authorship, a Christian school education that presents a new organization in relation to: curricula, methods, teacher training, ways of financing and maintaining schools. For that, it reflects on the usefulness of this education and proposes that it be broad, serving all sorts of people (popular and magistrates); be created and maintained by secular public authorities, and no longer exclusively by the Church; is mandatory attendance. To this end, Luther appeals to parents and secular authorities for this double challenge (of sending and sponsoring education). Keywords: Contributions; Protestant Reformation; Martin Luther; educationNão recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloSilva, Júlio César Casarin BarrosoSouza, Davissonhttp://lattes.cnpq.br/9521153041999015http://lattes.cnpq.br/7742601248709182Ribeiro, Elton Soares2022-03-04T11:50:34Z2022-03-04T11:50:34Z2022-02-15info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion26 f.application/pdfParcialmente ou Totalmnetehttps://hdl.handle.net/11600/63331ark:/48912/001300000z2tzporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T18:25:22Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/63331Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:44:32.559144Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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