As contribuições de Martinho Lutero para educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Elton Soares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/001300000z2tz
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/63331
Resumo: RESUMO Este trabalho tem como objetivo apresentar aspectos da concepção educacional de Martinho Lutero no contexto histórico do movimento da Reforma Protestante durante o século XVI, revelando aproximações entre história, teologia e sociologia. Em um contexto histórico marcado por inúmeras indagações, transformações e mudanças de paradigmas. Nesse contexto, Lutero inquieto pela avareza dos vendedores de indulgências, questiona este sistema e apresenta suas teses, e ao longo do desenrolar dos eventos oriundos da Reforma também faz propostas para uma reforma do sistema educacional e modelo escolar de sua época. Dessa forma ele propõe, em dois textos(uma carta e um sermão) de sua autoria, uma educação escolar cristã que apresente uma nova organização em relação a: currículos, métodos, formação dos professores, formas de financiamento e manutenção das escolas. Para tanto o mesmo reflete sobre a utilidade dessa educação e propõe que ela seja ampla atendendo a toda sorte de pessoas (populares e a magistrados); seja criada e mantida pelas autoridades públicas seculares, e não mais exclusivamente pela Igreja; seja de frequência obrigatória. Para tanto, Lutero apela aos pais e às autoridadesseculares, para este duplo desafio (de enviar e patrocinar a educação). Palavras chave: Contribuições; Reforma Protestante; Martinho o Lutero; Educação
id UFSP_f59f92d754796d090b9f88f80cc8cef2
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/63331
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling As contribuições de Martinho Lutero para educaçãoContribuições; Reforma Protestante; Martinho Lutero; EducaçãoRESUMO Este trabalho tem como objetivo apresentar aspectos da concepção educacional de Martinho Lutero no contexto histórico do movimento da Reforma Protestante durante o século XVI, revelando aproximações entre história, teologia e sociologia. Em um contexto histórico marcado por inúmeras indagações, transformações e mudanças de paradigmas. Nesse contexto, Lutero inquieto pela avareza dos vendedores de indulgências, questiona este sistema e apresenta suas teses, e ao longo do desenrolar dos eventos oriundos da Reforma também faz propostas para uma reforma do sistema educacional e modelo escolar de sua época. Dessa forma ele propõe, em dois textos(uma carta e um sermão) de sua autoria, uma educação escolar cristã que apresente uma nova organização em relação a: currículos, métodos, formação dos professores, formas de financiamento e manutenção das escolas. Para tanto o mesmo reflete sobre a utilidade dessa educação e propõe que ela seja ampla atendendo a toda sorte de pessoas (populares e a magistrados); seja criada e mantida pelas autoridades públicas seculares, e não mais exclusivamente pela Igreja; seja de frequência obrigatória. Para tanto, Lutero apela aos pais e às autoridadesseculares, para este duplo desafio (de enviar e patrocinar a educação). Palavras chave: Contribuições; Reforma Protestante; Martinho o Lutero; EducaçãoABSTRACT This work aims to present aspects of Martin Luther's educational conception in the historical context of the Protestant Reformation movement during the 16th century, revealing similarities between history, theology and sociology. In a historical context marked by numerous inquiries, transformations and paradigm shifts. In this context, Luther, worried by the avarice of the indulgence sellers, questions this system and presents his theses, and throughout the course of events arising from the Reformation he also makes proposals for a reform of the educational system and school model of his time. In this way he proposes, in two texts (a letter and a sermon) of his authorship, a Christian school education that presents a new organization in relation to: curricula, methods, teacher training, ways of financing and maintaining schools. For that, it reflects on the usefulness of this education and proposes that it be broad, serving all sorts of people (popular and magistrates); be created and maintained by secular public authorities, and no longer exclusively by the Church; is mandatory attendance. To this end, Luther appeals to parents and secular authorities for this double challenge (of sending and sponsoring education). Keywords: Contributions; Protestant Reformation; Martin Luther; educationNão recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloSilva, Júlio César Casarin BarrosoSouza, Davissonhttp://lattes.cnpq.br/9521153041999015http://lattes.cnpq.br/7742601248709182Ribeiro, Elton Soares2022-03-04T11:50:34Z2022-03-04T11:50:34Z2022-02-15info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion26 f.application/pdfParcialmente ou Totalmnetehttps://hdl.handle.net/11600/63331ark:/48912/001300000z2tzporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T18:25:22Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/63331Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:44:32.559144Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições de Martinho Lutero para educação
title As contribuições de Martinho Lutero para educação
spellingShingle As contribuições de Martinho Lutero para educação
Ribeiro, Elton Soares
Contribuições; Reforma Protestante; Martinho Lutero; Educação
title_short As contribuições de Martinho Lutero para educação
title_full As contribuições de Martinho Lutero para educação
title_fullStr As contribuições de Martinho Lutero para educação
title_full_unstemmed As contribuições de Martinho Lutero para educação
title_sort As contribuições de Martinho Lutero para educação
author Ribeiro, Elton Soares
author_facet Ribeiro, Elton Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Júlio César Casarin Barroso
Souza, Davisson
http://lattes.cnpq.br/9521153041999015
http://lattes.cnpq.br/7742601248709182
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Elton Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Contribuições; Reforma Protestante; Martinho Lutero; Educação
topic Contribuições; Reforma Protestante; Martinho Lutero; Educação
description RESUMO Este trabalho tem como objetivo apresentar aspectos da concepção educacional de Martinho Lutero no contexto histórico do movimento da Reforma Protestante durante o século XVI, revelando aproximações entre história, teologia e sociologia. Em um contexto histórico marcado por inúmeras indagações, transformações e mudanças de paradigmas. Nesse contexto, Lutero inquieto pela avareza dos vendedores de indulgências, questiona este sistema e apresenta suas teses, e ao longo do desenrolar dos eventos oriundos da Reforma também faz propostas para uma reforma do sistema educacional e modelo escolar de sua época. Dessa forma ele propõe, em dois textos(uma carta e um sermão) de sua autoria, uma educação escolar cristã que apresente uma nova organização em relação a: currículos, métodos, formação dos professores, formas de financiamento e manutenção das escolas. Para tanto o mesmo reflete sobre a utilidade dessa educação e propõe que ela seja ampla atendendo a toda sorte de pessoas (populares e a magistrados); seja criada e mantida pelas autoridades públicas seculares, e não mais exclusivamente pela Igreja; seja de frequência obrigatória. Para tanto, Lutero apela aos pais e às autoridadesseculares, para este duplo desafio (de enviar e patrocinar a educação). Palavras chave: Contribuições; Reforma Protestante; Martinho o Lutero; Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-04T11:50:34Z
2022-03-04T11:50:34Z
2022-02-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Parcialmente ou Totalmnete
https://hdl.handle.net/11600/63331
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/48912/001300000z2tz
identifier_str_mv Parcialmente ou Totalmnete
ark:/48912/001300000z2tz
url https://hdl.handle.net/11600/63331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 26 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1818602537507356672