A pedagogia da alternância na licenciatura em educação do campo em Portel (PA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Eliane Miranda
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Monteiro, Albêne Lis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2040
Resumo:   Este artigo apresenta análises e reflexões acerca da Pedagogia da Alternância desenvolvida no curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo implantado no município de Portel, pelo Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Pará. É um texto que resulta da pesquisa de mestrado cujo objeto é o Programa de Apoio a Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo e pretende responder a seguinte questão: como a pedagogia da alternância é praticada na licenciatura em educação do campo em Portel? Nessa pesquisa adotou-se o estudo de caso tipo único e como instrumento de coleta e análise de dados a entrevista semiestruturada, a observação não-participante, o questionário fechado, a análise de documentos e a análise de conteúdo. Para efeito deste texto, as análises e reflexões resultam das entrevistas, observação e análise de documentos. Tais análises e reflexões estão apoiadas em estudos de autores como: Ribeiro (2010), Molina (2011), Arroyo (2012) e outros, que ajudaram a identificar a Pedagogia da Alternância como um dos princípios norteadores da licenciatura em questão. Este princípio configura-se no acontecer dessa licenciatura como um desafio para formadores e formandos frente às condições estruturais e organizacionais da própria universidade. E ao se tratar do contexto em que se desenvolveu esta pesquisa os limites e desafios são bem mais complexos, em virtude das peculiaridades atinentes a região marajoara. Contudo, pode-se considerar a pedagogia da alternância como uma importante estratégia metodológica para o reconhecimento dos saberes e das matrizes culturais do campo no Marajó.  
id METO-3_cd1d38e99ce79b15e8b8ef1c4df3b2ce
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2040
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling A pedagogia da alternância na licenciatura em educação do campo em Portel (PA)Educação do campo; Pedagogia da alternância; Formação de educadores.  Este artigo apresenta análises e reflexões acerca da Pedagogia da Alternância desenvolvida no curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo implantado no município de Portel, pelo Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Pará. É um texto que resulta da pesquisa de mestrado cujo objeto é o Programa de Apoio a Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo e pretende responder a seguinte questão: como a pedagogia da alternância é praticada na licenciatura em educação do campo em Portel? Nessa pesquisa adotou-se o estudo de caso tipo único e como instrumento de coleta e análise de dados a entrevista semiestruturada, a observação não-participante, o questionário fechado, a análise de documentos e a análise de conteúdo. Para efeito deste texto, as análises e reflexões resultam das entrevistas, observação e análise de documentos. Tais análises e reflexões estão apoiadas em estudos de autores como: Ribeiro (2010), Molina (2011), Arroyo (2012) e outros, que ajudaram a identificar a Pedagogia da Alternância como um dos princípios norteadores da licenciatura em questão. Este princípio configura-se no acontecer dessa licenciatura como um desafio para formadores e formandos frente às condições estruturais e organizacionais da própria universidade. E ao se tratar do contexto em que se desenvolveu esta pesquisa os limites e desafios são bem mais complexos, em virtude das peculiaridades atinentes a região marajoara. Contudo, pode-se considerar a pedagogia da alternância como uma importante estratégia metodológica para o reconhecimento dos saberes e das matrizes culturais do campo no Marajó.  Universidade Metodista de PiracicabaCosta, Eliane MirandaMonteiro, Albêne Lis2014-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/204010.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n2p113-127Comunicações; v. 21, n. 2 (2014); 113-1272238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2040/1325Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-06T17:04:20Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2040Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-06T17:04:20Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia da alternância na licenciatura em educação do campo em Portel (PA)
title A pedagogia da alternância na licenciatura em educação do campo em Portel (PA)
spellingShingle A pedagogia da alternância na licenciatura em educação do campo em Portel (PA)
Costa, Eliane Miranda
Educação do campo; Pedagogia da alternância; Formação de educadores.
title_short A pedagogia da alternância na licenciatura em educação do campo em Portel (PA)
title_full A pedagogia da alternância na licenciatura em educação do campo em Portel (PA)
title_fullStr A pedagogia da alternância na licenciatura em educação do campo em Portel (PA)
title_full_unstemmed A pedagogia da alternância na licenciatura em educação do campo em Portel (PA)
title_sort A pedagogia da alternância na licenciatura em educação do campo em Portel (PA)
author Costa, Eliane Miranda
author_facet Costa, Eliane Miranda
Monteiro, Albêne Lis
author_role author
author2 Monteiro, Albêne Lis
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Eliane Miranda
Monteiro, Albêne Lis
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo; Pedagogia da alternância; Formação de educadores.
topic Educação do campo; Pedagogia da alternância; Formação de educadores.
description   Este artigo apresenta análises e reflexões acerca da Pedagogia da Alternância desenvolvida no curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo implantado no município de Portel, pelo Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Pará. É um texto que resulta da pesquisa de mestrado cujo objeto é o Programa de Apoio a Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo e pretende responder a seguinte questão: como a pedagogia da alternância é praticada na licenciatura em educação do campo em Portel? Nessa pesquisa adotou-se o estudo de caso tipo único e como instrumento de coleta e análise de dados a entrevista semiestruturada, a observação não-participante, o questionário fechado, a análise de documentos e a análise de conteúdo. Para efeito deste texto, as análises e reflexões resultam das entrevistas, observação e análise de documentos. Tais análises e reflexões estão apoiadas em estudos de autores como: Ribeiro (2010), Molina (2011), Arroyo (2012) e outros, que ajudaram a identificar a Pedagogia da Alternância como um dos princípios norteadores da licenciatura em questão. Este princípio configura-se no acontecer dessa licenciatura como um desafio para formadores e formandos frente às condições estruturais e organizacionais da própria universidade. E ao se tratar do contexto em que se desenvolveu esta pesquisa os limites e desafios são bem mais complexos, em virtude das peculiaridades atinentes a região marajoara. Contudo, pode-se considerar a pedagogia da alternância como uma importante estratégia metodológica para o reconhecimento dos saberes e das matrizes culturais do campo no Marajó.  
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2040
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n2p113-127
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2040
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n2p113-127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2040/1325
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 21, n. 2 (2014); 113-127
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576020443234304