A pedagogia da alternância na licenciatura em educação do campo em Portel (PA)
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2040 |
Resumo: | Este artigo apresenta análises e reflexões acerca da Pedagogia da Alternância desenvolvida no curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo implantado no município de Portel, pelo Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Pará. É um texto que resulta da pesquisa de mestrado cujo objeto é o Programa de Apoio a Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo e pretende responder a seguinte questão: como a pedagogia da alternância é praticada na licenciatura em educação do campo em Portel? Nessa pesquisa adotou-se o estudo de caso tipo único e como instrumento de coleta e análise de dados a entrevista semiestruturada, a observação não-participante, o questionário fechado, a análise de documentos e a análise de conteúdo. Para efeito deste texto, as análises e reflexões resultam das entrevistas, observação e análise de documentos. Tais análises e reflexões estão apoiadas em estudos de autores como: Ribeiro (2010), Molina (2011), Arroyo (2012) e outros, que ajudaram a identificar a Pedagogia da Alternância como um dos princípios norteadores da licenciatura em questão. Este princípio configura-se no acontecer dessa licenciatura como um desafio para formadores e formandos frente às condições estruturais e organizacionais da própria universidade. E ao se tratar do contexto em que se desenvolveu esta pesquisa os limites e desafios são bem mais complexos, em virtude das peculiaridades atinentes a região marajoara. Contudo, pode-se considerar a pedagogia da alternância como uma importante estratégia metodológica para o reconhecimento dos saberes e das matrizes culturais do campo no Marajó. |
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A pedagogia da alternância na licenciatura em educação do campo em Portel (PA)Educação do campo; Pedagogia da alternância; Formação de educadores. Este artigo apresenta análises e reflexões acerca da Pedagogia da Alternância desenvolvida no curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo implantado no município de Portel, pelo Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Pará. É um texto que resulta da pesquisa de mestrado cujo objeto é o Programa de Apoio a Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo e pretende responder a seguinte questão: como a pedagogia da alternância é praticada na licenciatura em educação do campo em Portel? Nessa pesquisa adotou-se o estudo de caso tipo único e como instrumento de coleta e análise de dados a entrevista semiestruturada, a observação não-participante, o questionário fechado, a análise de documentos e a análise de conteúdo. Para efeito deste texto, as análises e reflexões resultam das entrevistas, observação e análise de documentos. Tais análises e reflexões estão apoiadas em estudos de autores como: Ribeiro (2010), Molina (2011), Arroyo (2012) e outros, que ajudaram a identificar a Pedagogia da Alternância como um dos princípios norteadores da licenciatura em questão. Este princípio configura-se no acontecer dessa licenciatura como um desafio para formadores e formandos frente às condições estruturais e organizacionais da própria universidade. E ao se tratar do contexto em que se desenvolveu esta pesquisa os limites e desafios são bem mais complexos, em virtude das peculiaridades atinentes a região marajoara. Contudo, pode-se considerar a pedagogia da alternância como uma importante estratégia metodológica para o reconhecimento dos saberes e das matrizes culturais do campo no Marajó. Universidade Metodista de PiracicabaCosta, Eliane MirandaMonteiro, Albêne Lis2014-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/204010.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n2p113-127Comunicações; v. 21, n. 2 (2014); 113-1272238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2040/1325Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-06T17:04:20Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2040Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-06T17:04:20Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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