Formação em Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo desenvolvidos na UnB e na UFMG: articulando universidade, campo e escola numa perspectiva socioterritorial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11856 http://hdl.handle.net/1843/68355 https://orcid.org/0000-0001-9901-9526 https://orcid.org/0000-0001-9244-3404 https://orcid.org/0000-0002-4044-6723 |
Resumo: | The article deals with the forms of organization of time, space and content developedin teacher's development courses in Countryside Education at University of Brasília and Federal University of Minas Gerais. It starts with the reflection that these experiences are producing formative processes that enable the dialogue among the university, the school and the communities in a socio-territorial perspective. The proposed discussions are based on the authors' experience in teaching, extension, research and publications activities within the scope of the courses. Initially, the concepts of Alternation Pedagogy and Alternation Development are defined. Then the courses and their forms of alternation organization are described and analyzed. To conclude, it is registered that this formative proposal allows the exercise of the protagonism of the participants and the countryside contexts in the perspective of education as a right and as an instrument to enable the articulation among the school, the countryside and the society projects in an emancipatory perspective. |
id |
UFMG_8c92a319fa113a36d063ee0b21346e17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/68355 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação em Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo desenvolvidos na UnB e na UFMG: articulando universidade, campo e escola numa perspectiva socioterritorialAlternating teacher's development in Countryside Education Undergraduate courses at UNB and UFMGEducação do campoFormação de educadoresLicenciatura em educação do campoPedagogia da alternânciaFormação em alternânciaEducação do campoEducadores - FormaçãoEducação rural - LicenciaturaComunidade e universidadeThe article deals with the forms of organization of time, space and content developedin teacher's development courses in Countryside Education at University of Brasília and Federal University of Minas Gerais. It starts with the reflection that these experiences are producing formative processes that enable the dialogue among the university, the school and the communities in a socio-territorial perspective. The proposed discussions are based on the authors' experience in teaching, extension, research and publications activities within the scope of the courses. Initially, the concepts of Alternation Pedagogy and Alternation Development are defined. Then the courses and their forms of alternation organization are described and analyzed. To conclude, it is registered that this formative proposal allows the exercise of the protagonism of the participants and the countryside contexts in the perspective of education as a right and as an instrument to enable the articulation among the school, the countryside and the society projects in an emancipatory perspective.O artigo trata das formas de organização dos tempos e espaços formativos desenvolvidos nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade de Brasília e na Universidade Federal de Minas Gerais. Parte-se da reflexão de que essas experiências estão produzindo, numa perspectiva socioterritorial, processos formativos que possibilitam o diálogo entre as universidades, as escolas do campo e as comunidades ao seu redor. As discussões propostas ancoram-se em pesquisas realizadas pelas autoras nos Programas de Pós-Graduação de ambas as instituições, bem como suas experiências em atividades de ensino, extensão e pesquisa nessas Licenciaturas. Inicialmente, busca-se fazer a delimitação entre os conceitos de Pedagogia da Alternância e Formação em Alternância. Em seguida, faz-se a descrição e análise dos cursos e suas respectivas formas de organização da alternância. Para concluir, registra-se que a formação por alternância, conforme a experiência desenvolvida em ambos os cursos, constitui-se uma mediação que possibilita articular universidade, campo e escola como territórios educativos que podem contribuir com a produção e a reprodução da vida numa perspectiva emancipatória.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOUFMG2024-05-15T20:13:40Z2024-05-15T20:13:40Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.20873/uft.rbec.e118562525-4863http://hdl.handle.net/1843/68355https://orcid.org/0000-0001-9901-9526https://orcid.org/0000-0001-9244-3404https://orcid.org/0000-0002-4044-6723porRevista brasileira de educação do campoMonica Castagna MolinaMaria de Fatima Almeida MartinsMaria Isabel Antunes Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-05-15T20:13:41Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/68355Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-05-15T20:13:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação em Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo desenvolvidos na UnB e na UFMG: articulando universidade, campo e escola numa perspectiva socioterritorial Alternating teacher's development in Countryside Education Undergraduate courses at UNB and UFMG |
title |
Formação em Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo desenvolvidos na UnB e na UFMG: articulando universidade, campo e escola numa perspectiva socioterritorial |
spellingShingle |
Formação em Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo desenvolvidos na UnB e na UFMG: articulando universidade, campo e escola numa perspectiva socioterritorial Monica Castagna Molina Educação do campo Formação de educadores Licenciatura em educação do campo Pedagogia da alternância Formação em alternância Educação do campo Educadores - Formação Educação rural - Licenciatura Comunidade e universidade |
title_short |
Formação em Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo desenvolvidos na UnB e na UFMG: articulando universidade, campo e escola numa perspectiva socioterritorial |
title_full |
Formação em Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo desenvolvidos na UnB e na UFMG: articulando universidade, campo e escola numa perspectiva socioterritorial |
title_fullStr |
Formação em Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo desenvolvidos na UnB e na UFMG: articulando universidade, campo e escola numa perspectiva socioterritorial |
title_full_unstemmed |
Formação em Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo desenvolvidos na UnB e na UFMG: articulando universidade, campo e escola numa perspectiva socioterritorial |
title_sort |
Formação em Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo desenvolvidos na UnB e na UFMG: articulando universidade, campo e escola numa perspectiva socioterritorial |
author |
Monica Castagna Molina |
author_facet |
Monica Castagna Molina Maria de Fatima Almeida Martins Maria Isabel Antunes Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Maria de Fatima Almeida Martins Maria Isabel Antunes Rocha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monica Castagna Molina Maria de Fatima Almeida Martins Maria Isabel Antunes Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do campo Formação de educadores Licenciatura em educação do campo Pedagogia da alternância Formação em alternância Educação do campo Educadores - Formação Educação rural - Licenciatura Comunidade e universidade |
topic |
Educação do campo Formação de educadores Licenciatura em educação do campo Pedagogia da alternância Formação em alternância Educação do campo Educadores - Formação Educação rural - Licenciatura Comunidade e universidade |
description |
The article deals with the forms of organization of time, space and content developedin teacher's development courses in Countryside Education at University of Brasília and Federal University of Minas Gerais. It starts with the reflection that these experiences are producing formative processes that enable the dialogue among the university, the school and the communities in a socio-territorial perspective. The proposed discussions are based on the authors' experience in teaching, extension, research and publications activities within the scope of the courses. Initially, the concepts of Alternation Pedagogy and Alternation Development are defined. Then the courses and their forms of alternation organization are described and analyzed. To conclude, it is registered that this formative proposal allows the exercise of the protagonism of the participants and the countryside contexts in the perspective of education as a right and as an instrument to enable the articulation among the school, the countryside and the society projects in an emancipatory perspective. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2024-05-15T20:13:40Z 2024-05-15T20:13:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11856 2525-4863 http://hdl.handle.net/1843/68355 https://orcid.org/0000-0001-9901-9526 https://orcid.org/0000-0001-9244-3404 https://orcid.org/0000-0002-4044-6723 |
url |
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11856 http://hdl.handle.net/1843/68355 https://orcid.org/0000-0001-9901-9526 https://orcid.org/0000-0001-9244-3404 https://orcid.org/0000-0002-4044-6723 |
identifier_str_mv |
2525-4863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação do campo |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829773966475264 |