Formação em Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo desenvolvidos na UnB e na UFMG: articulando universidade, campo e escola numa perspectiva socioterritorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monica Castagna Molina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Maria de Fatima Almeida Martins, Maria Isabel Antunes Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11856
http://hdl.handle.net/1843/68355
https://orcid.org/0000-0001-9901-9526
https://orcid.org/0000-0001-9244-3404
https://orcid.org/0000-0002-4044-6723
Resumo: The article deals with the forms of organization of time, space and content developedin teacher's development courses in Countryside Education at University of Brasília and Federal University of Minas Gerais. It starts with the reflection that these experiences are producing formative processes that enable the dialogue among the university, the school and the communities in a socio-territorial perspective. The proposed discussions are based on the authors' experience in teaching, extension, research and publications activities within the scope of the courses. Initially, the concepts of Alternation Pedagogy and Alternation Development are defined. Then the courses and their forms of alternation organization are described and analyzed. To conclude, it is registered that this formative proposal allows the exercise of the protagonism of the participants and the countryside contexts in the perspective of education as a right and as an instrument to enable the articulation among the school, the countryside and the society projects in an emancipatory perspective.
id UFMG_8c92a319fa113a36d063ee0b21346e17
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/68355
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Formação em Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo desenvolvidos na UnB e na UFMG: articulando universidade, campo e escola numa perspectiva socioterritorialAlternating teacher's development in Countryside Education Undergraduate courses at UNB and UFMGEducação do campoFormação de educadoresLicenciatura em educação do campoPedagogia da alternânciaFormação em alternânciaEducação do campoEducadores - FormaçãoEducação rural - LicenciaturaComunidade e universidadeThe article deals with the forms of organization of time, space and content developedin teacher's development courses in Countryside Education at University of Brasília and Federal University of Minas Gerais. It starts with the reflection that these experiences are producing formative processes that enable the dialogue among the university, the school and the communities in a socio-territorial perspective. The proposed discussions are based on the authors' experience in teaching, extension, research and publications activities within the scope of the courses. Initially, the concepts of Alternation Pedagogy and Alternation Development are defined. Then the courses and their forms of alternation organization are described and analyzed. To conclude, it is registered that this formative proposal allows the exercise of the protagonism of the participants and the countryside contexts in the perspective of education as a right and as an instrument to enable the articulation among the school, the countryside and the society projects in an emancipatory perspective.O artigo trata das formas de organização dos tempos e espaços formativos desenvolvidos nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade de Brasília e na Universidade Federal de Minas Gerais. Parte-se da reflexão de que essas experiências estão produzindo, numa perspectiva socioterritorial, processos formativos que possibilitam o diálogo entre as universidades, as escolas do campo e as comunidades ao seu redor. As discussões propostas ancoram-se em pesquisas realizadas pelas autoras nos Programas de Pós-Graduação de ambas as instituições, bem como suas experiências em atividades de ensino, extensão e pesquisa nessas Licenciaturas. Inicialmente, busca-se fazer a delimitação entre os conceitos de Pedagogia da Alternância e Formação em Alternância. Em seguida, faz-se a descrição e análise dos cursos e suas respectivas formas de organização da alternância. Para concluir, registra-se que a formação por alternância, conforme a experiência desenvolvida em ambos os cursos, constitui-se uma mediação que possibilita articular universidade, campo e escola como territórios educativos que podem contribuir com a produção e a reprodução da vida numa perspectiva emancipatória.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOUFMG2024-05-15T20:13:40Z2024-05-15T20:13:40Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.20873/uft.rbec.e118562525-4863http://hdl.handle.net/1843/68355https://orcid.org/0000-0001-9901-9526https://orcid.org/0000-0001-9244-3404https://orcid.org/0000-0002-4044-6723porRevista brasileira de educação do campoMonica Castagna MolinaMaria de Fatima Almeida MartinsMaria Isabel Antunes Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-05-15T20:13:41Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/68355Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-05-15T20:13:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação em Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo desenvolvidos na UnB e na UFMG: articulando universidade, campo e escola numa perspectiva socioterritorial
Alternating teacher's development in Countryside Education Undergraduate courses at UNB and UFMG
title Formação em Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo desenvolvidos na UnB e na UFMG: articulando universidade, campo e escola numa perspectiva socioterritorial
spellingShingle Formação em Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo desenvolvidos na UnB e na UFMG: articulando universidade, campo e escola numa perspectiva socioterritorial
Monica Castagna Molina
Educação do campo
Formação de educadores
Licenciatura em educação do campo
Pedagogia da alternância
Formação em alternância
Educação do campo
Educadores - Formação
Educação rural - Licenciatura
Comunidade e universidade
title_short Formação em Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo desenvolvidos na UnB e na UFMG: articulando universidade, campo e escola numa perspectiva socioterritorial
title_full Formação em Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo desenvolvidos na UnB e na UFMG: articulando universidade, campo e escola numa perspectiva socioterritorial
title_fullStr Formação em Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo desenvolvidos na UnB e na UFMG: articulando universidade, campo e escola numa perspectiva socioterritorial
title_full_unstemmed Formação em Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo desenvolvidos na UnB e na UFMG: articulando universidade, campo e escola numa perspectiva socioterritorial
title_sort Formação em Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo desenvolvidos na UnB e na UFMG: articulando universidade, campo e escola numa perspectiva socioterritorial
author Monica Castagna Molina
author_facet Monica Castagna Molina
Maria de Fatima Almeida Martins
Maria Isabel Antunes Rocha
author_role author
author2 Maria de Fatima Almeida Martins
Maria Isabel Antunes Rocha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monica Castagna Molina
Maria de Fatima Almeida Martins
Maria Isabel Antunes Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Formação de educadores
Licenciatura em educação do campo
Pedagogia da alternância
Formação em alternância
Educação do campo
Educadores - Formação
Educação rural - Licenciatura
Comunidade e universidade
topic Educação do campo
Formação de educadores
Licenciatura em educação do campo
Pedagogia da alternância
Formação em alternância
Educação do campo
Educadores - Formação
Educação rural - Licenciatura
Comunidade e universidade
description The article deals with the forms of organization of time, space and content developedin teacher's development courses in Countryside Education at University of Brasília and Federal University of Minas Gerais. It starts with the reflection that these experiences are producing formative processes that enable the dialogue among the university, the school and the communities in a socio-territorial perspective. The proposed discussions are based on the authors' experience in teaching, extension, research and publications activities within the scope of the courses. Initially, the concepts of Alternation Pedagogy and Alternation Development are defined. Then the courses and their forms of alternation organization are described and analyzed. To conclude, it is registered that this formative proposal allows the exercise of the protagonism of the participants and the countryside contexts in the perspective of education as a right and as an instrument to enable the articulation among the school, the countryside and the society projects in an emancipatory perspective.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2024-05-15T20:13:40Z
2024-05-15T20:13:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11856
2525-4863
http://hdl.handle.net/1843/68355
https://orcid.org/0000-0001-9901-9526
https://orcid.org/0000-0001-9244-3404
https://orcid.org/0000-0002-4044-6723
url https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11856
http://hdl.handle.net/1843/68355
https://orcid.org/0000-0001-9901-9526
https://orcid.org/0000-0001-9244-3404
https://orcid.org/0000-0002-4044-6723
identifier_str_mv 2525-4863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista brasileira de educação do campo
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829773966475264