Avaliação da contribuição do Programa Mais Educação para o Ensino Fundamental público: estudo de caso de Rio Verde (GO)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Sebastiana Aparecida
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bertolin, Julio Cesar Godoy
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2596
Resumo: A qualificação do Ensino Fundamental público é um dos maiores desafios contemporâneos da educação no Brasil. Nos últimos anos, governo federal e governos municipais e estaduais têm envidado esforços para melhorar os fatores que contribuem para a aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, um dos mais importantes e arrojados projetos é o Programa Mais Educação (PME), que se baseia na ideia de educação integral, por meio de escola de tempo integral. Desde o início, em 2008, mais de 15 mil escolas, em centenas de municípios do país, implementaram o referido programa. Mas será que o programa está obtendo êxito e alcançando seus objetivos? Será que ele está ajudando a melhorar a aprendizagem? Buscando respostas para tais questões, esse artigo apresenta uma avaliação do PME por meio de um estudo de caso na cidade de Rio Verde (GO). Não obstante as incertezas do IDEB, a percepção dos alunos, monitores, professores e gestores indica que o programa está obtendo êxito e atingindo seus objetivos.
id METO-3_cd428f5ac558b70d1230bce64cb649b5
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2596
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Avaliação da contribuição do Programa Mais Educação para o Ensino Fundamental público: estudo de caso de Rio Verde (GO)EDUCAÇÃO, POLITICAS PÚBLICASEducação integral. Ensino Fundamental. Escola de tempo integral. Programa Mais Educação.A qualificação do Ensino Fundamental público é um dos maiores desafios contemporâneos da educação no Brasil. Nos últimos anos, governo federal e governos municipais e estaduais têm envidado esforços para melhorar os fatores que contribuem para a aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, um dos mais importantes e arrojados projetos é o Programa Mais Educação (PME), que se baseia na ideia de educação integral, por meio de escola de tempo integral. Desde o início, em 2008, mais de 15 mil escolas, em centenas de municípios do país, implementaram o referido programa. Mas será que o programa está obtendo êxito e alcançando seus objetivos? Será que ele está ajudando a melhorar a aprendizagem? Buscando respostas para tais questões, esse artigo apresenta uma avaliação do PME por meio de um estudo de caso na cidade de Rio Verde (GO). Não obstante as incertezas do IDEB, a percepção dos alunos, monitores, professores e gestores indica que o programa está obtendo êxito e atingindo seus objetivos.Universidade Metodista de PiracicabaMoreira, Sebastiana AparecidaBertolin, Julio Cesar Godoy2016-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/259610.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p107-125Comunicações; v. 23, n. 1 (2016); 107-1252238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2596/1674Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-13T15:27:11Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2596Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-02-13T15:27:11Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da contribuição do Programa Mais Educação para o Ensino Fundamental público: estudo de caso de Rio Verde (GO)
title Avaliação da contribuição do Programa Mais Educação para o Ensino Fundamental público: estudo de caso de Rio Verde (GO)
spellingShingle Avaliação da contribuição do Programa Mais Educação para o Ensino Fundamental público: estudo de caso de Rio Verde (GO)
Moreira, Sebastiana Aparecida
EDUCAÇÃO, POLITICAS PÚBLICAS
Educação integral. Ensino Fundamental. Escola de tempo integral. Programa Mais Educação.
title_short Avaliação da contribuição do Programa Mais Educação para o Ensino Fundamental público: estudo de caso de Rio Verde (GO)
title_full Avaliação da contribuição do Programa Mais Educação para o Ensino Fundamental público: estudo de caso de Rio Verde (GO)
title_fullStr Avaliação da contribuição do Programa Mais Educação para o Ensino Fundamental público: estudo de caso de Rio Verde (GO)
title_full_unstemmed Avaliação da contribuição do Programa Mais Educação para o Ensino Fundamental público: estudo de caso de Rio Verde (GO)
title_sort Avaliação da contribuição do Programa Mais Educação para o Ensino Fundamental público: estudo de caso de Rio Verde (GO)
author Moreira, Sebastiana Aparecida
author_facet Moreira, Sebastiana Aparecida
Bertolin, Julio Cesar Godoy
author_role author
author2 Bertolin, Julio Cesar Godoy
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Sebastiana Aparecida
Bertolin, Julio Cesar Godoy
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO, POLITICAS PÚBLICAS
Educação integral. Ensino Fundamental. Escola de tempo integral. Programa Mais Educação.
topic EDUCAÇÃO, POLITICAS PÚBLICAS
Educação integral. Ensino Fundamental. Escola de tempo integral. Programa Mais Educação.
description A qualificação do Ensino Fundamental público é um dos maiores desafios contemporâneos da educação no Brasil. Nos últimos anos, governo federal e governos municipais e estaduais têm envidado esforços para melhorar os fatores que contribuem para a aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, um dos mais importantes e arrojados projetos é o Programa Mais Educação (PME), que se baseia na ideia de educação integral, por meio de escola de tempo integral. Desde o início, em 2008, mais de 15 mil escolas, em centenas de municípios do país, implementaram o referido programa. Mas será que o programa está obtendo êxito e alcançando seus objetivos? Será que ele está ajudando a melhorar a aprendizagem? Buscando respostas para tais questões, esse artigo apresenta uma avaliação do PME por meio de um estudo de caso na cidade de Rio Verde (GO). Não obstante as incertezas do IDEB, a percepção dos alunos, monitores, professores e gestores indica que o programa está obtendo êxito e atingindo seus objetivos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2596
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p107-125
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2596
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p107-125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2596/1674
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 23, n. 1 (2016); 107-125
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576022598057984